Por que o Cartola FC virou febre?


por Raphaela Viscardi

Um dos mais famosos jogos virtuais, o Cartola FC está famoso em todo o Brasil. Criado e mantido pela Globo.com e promovido pelo canal SporTV, essa febre já conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Os times e os jogadores são baseados nos clubes do Campeonato Brasileiro que disputam a série A.

cartola fc

Como funciona?

Quem nunca quis ter seu próprio clube, montar um time com os melhores jogadores, além de ser o responsável por tudo, desde o uniforme até as estratégias e escalações? No Cartola, tudo isso é possível e, por isso, ficou tão famoso entre os amantes de futebol.

Inicialmente, o usuário monta seu time baseado no valor que ele possui (100 cartoletas). Com o decorrer do campeonato e o desempenho dos jogadores e técnicos, o valor de compra de cada um pode aumentar ou diminuir. Além disso, o seu time pode ser valorizado ou desvalorizado, podendo ganhar ou perder cartoletas.

A pontuação é baseada de acordo com os resultados dos atletas pertencentes ao seu time fictício. Horas depois do término da rodada, a pontuação é somada e publicada. Durante a semana, enquanto não tiver jogos, o mercado fica aberto para que os cartoleiros façam as devidas mudanças em seu time, mas sempre baseado no valor que se tem em caixa.

Existe a liga nacional, na qual os usuários competem entre si e a cada rodada o ranking é atualizado, deixando o jogo ainda mais disputado e divertido. Além disso, os cartoleiros podem montar sua própria liga, o que possibilita que você dispute diretamente com os amigos. Muitas delassão baseadas em apostas, quando no final do campeonato, há uma premiação- assim como na Nacional.

Para que o cartoleiro se dê bem, é interessante que ele fique ligado nas notícias de todos os times, assim fica mais fácil de acompanhar e entender qual a atual fase de cada jogador, evitando que haja uma escalação que possa dar prejuízo ao seu time.

A disputa no Cartola FC é tão acirrada, que, muitas vezes, o cartoleiro escolhe um jogador do time rival do seu clube do coração e se vê obrigado a torcer por ele, já que a pontuação dependerá do desempenho do atleta.

Passo a passo para ter um Cartola FC

1- Acesse o site oficial do Cartola FC e faça um cadastro;
2- Defina um nome para seu time;
3- Em seguida, você vai definir qual vai ser o brasão;
4- Escolha um uniforme;
5- No fim, compre os jogadores, escale seu time e comece a jogar o fantasy game mais famoso do Brasil.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 19 de maio de 2013, em Futebol Nacional e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. NÃO TEM PRA MIM ESTE ANO!!!

    Ocaneco F.C.

  2. Amadeu desde quando vc joga alguma coisa rapáááá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: