De Dortmund até Wembley: O Caminho do Borussia na Champions – Fase de Grupos


por Flávio Darin

Quando o sorteio colocou o Borussia Dortmund no Grupo D ao lado, de Real Madrid, Manchester City e Ajax, logo espanhóis e ingleses foram apontados como favoritos.

Torcida do Borussia foi fundamental para a classificação do time em primeiro lugar do Grupo D (Foto: Getty images)

Torcida do Borussia foi fundamental para a classificação do time em primeiro lugar do Grupo D. (Foto: Getty images)

O Borussia, assim como o Ajax, corria por fora, e tinha que superar elencos milionários se quisesse avançar na competição da bola estrelada. A primeira rodada marcou justamente este encontro. Jogando na Alemanha o Borussia venceu por um a zero, gol dele, Lewandowski. Na rodada seguinte, a primeira surpresa. Jogando dentro do City of Manchester, o Borussia dominou o jogo, e apresentou à toda Europa o seu perigoso e muitas vezes mortal, contra-ataque. No final, o empate por um a um, deixou um gosto amargo para os aurinegros, e deu a primeira pista de que o azarão Borussia podia ser grande novamente. Na última rodada dos jogos de ida, o perigoso Real Madrid, que vinha de 100% de aproveitamento encarou pela primeira vez a muralha amarela, e se deu mal. Lewandowski abriu o placar, Ronaldo empatou e o lateral Schmelzer marcou o gol da vitória, triunfo que colocou o time de Jurgen Klopp na ponta do grupo, de onde o time, não saiu mais.

No Santiago Bernabéu, os amarelos fizeram mais uma apresentação de gala longe de seus domínios. Venciam por dois a um até os momentos finais, mas o também alemão Ozil, em cobrança de falta deixou tudo igual, e novamente o Borussia era castigado no estourar do cronômetro. A vitória sobre o Ajax em Amsterdã por quatro a um garantiu o time na próxima fase, e mostrou que o Borussia estava definitivamente mais maduro do que no ano anterior, quando fez péssima campanha e ficou em último lugar em um grupo relativamente fácil, que tinha Arsenal, Olimpique de Marselha e Olympiakos. Contra o City em Dortmund, mais um show da torcida, em um jogo que Lewandowski e compania jogaram para o gasto, e venceram pela contagem mínima, garantindo o primeiro lugar do chamado grupo da morte.

Confira os placares dos jogos do Borussia Dortmund e a classificação final do Grupo D da UEFA Champions League:

Borussia Dortmund 1×0 Ajax (HOL)

Manchester City (ING) 1×1 Borussia Dortmund

Borussia Dortmund 2×1 Real Madrid (ESP)

Real Madrid 2×2 Borussia Dortmund

Ajax 1×4 Borussia Dortmund

Borussia Dortmund 1×0 Manchester City

1

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 20 de maio de 2013, em Campeonato Alemão 12/13, Champions League 12/13 e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. muito bom este texto, to torcendo pelo Borussia se sagrar-se campeão.

  2. Sem duvida alguma o melhor texto brasileiro sobre o Borussia que eu li.
    Na minha carreira no mundo da bola, ja passei por muita coisa, e ressalto, eu sei reconhecer um talento…. Estou no aguardo de algum post especial nessa semana que antecede o grande derby, abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: