Brasileirão 2013 – Raio X dos Times – Bahia


por Vinicius Silva

O Bahia chega ao Brasileirão para evitar uma campanha desastrosa e se manter na elite do futebol nacional. Campeão brasileiro em 1959 e 1988, o tricolor passa por uma grande crise. Eliminado precocemente da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o clube ainda sofreu com goleada por 7×3 diante do rival Vitória na final do Estadual. Com a chegada de Cristóvão Borges no comando da equipe e de Anderson Barros no departamento de futebol, os tricolores correm contra o tempo com o objetivo de reformular a equipe para o Brasileirão.
bahia
Reformulação da equipe

As saídas do treinador Joel Santana, do auxiliar técnico Eduardo Barroca e do diretor de futebol Paulo Angioni não foram as únicas. Com a goleada sofrida diante do Vitória, a diretoria tricolor anunciou uma lista de dispensa. Dudu, Magal, Ryder, Thuram e Thiago Bonfim têm os contratos se encerrando e o clube não irá renová-los. Já Danny Morais, Erick, Matheus, Pablo, Lucas, Jéferson, Lucas Calo, Lenine e Paulo Rosales tiveram seus contratos rescindidos.

Mas com a saída de alguns, outros chegam. Os nomes principais até agora são de Cristóvão Borges e de Anderson Barros. Ambos chegam no meio da crise para fazer com que o tricolor não passe por mais vexames em 2013, evitando um possível rebaixamento na Série A. Junto com eles, as especulações à respeito reforços também chegaram. Neto Berola já tem sua negociação adiantada e deverá ser anunciado em breve. Já entre os boatos, os nomes mais fortes são de Jorge Henrique, Douglas e Marco Antônio. O primeiro está afastado do time principal de Tite, o que deve facilitar a negociação. Por outro lado, Douglas deve ganhar espaço no Timão depois da sua boa atuação contra o Santos e pode jogar um balde de água fria nos baianos. Já Marco Antônio não está nos planos do Grêmio para a temporada e é uma boa opção de mercado.

Cristóvão Borges chega com a responsabilidade de comandar o Bahia no Brasileirão 2013 (Foto: Edson Ruiz/ Divulgação EC Bahia)

Cristóvão Borges chega com a responsabilidade de comandar o Bahia no Brasileirão 2013 (Foto: Edson Ruiz/ Divulgação EC Bahia)

Em entrevista coletiva, Anderson Barros não citou nomes, mas afirmou que o Bahia terá reforços. Porém, admitiu também que uma nova lista de dispensa deverá feita, dependendo da atuação e do comportamento extra campo dos jogadores. Souza pode ser um dos próximos a deixar Salvador, sendo que o atacante é um dos mais questionados do elenco. O goleiro Marcelo Lomba e o zagueiro Titi têm sido alvos frequentes da torcida, mas ainda devem permanecer.

Enquanto isso, o destaque da equipe de Cristóvão deve ficar com Obina e Freddy Adu. O atacante volta depois de se recuperar de lesão e deve estar estre os titulares no Brasileiro. Já o americano Adu foi a contratação mais badalada e fica com os holofotes dentro das quatro linhas.

Confira os jogadores à disposição de Cristóvão Borges:

Goleiros: Marcelo Lomba, Renan, Douglas Pires e Omar

Laterais: Ávine, Neto, Madson, Jussandro e Raul

Zagueiros: Titi, Demerson, Rafael Donato, Diego e Lucas Fonseca

Volantes: Hélder, Fahel, Diones, Toró, Anderson e Feijão

Meias: Zé Roberto, Freddy Adu e Anderson Talisca

Atacantes: Souza, Obina, Fernandão, Italo Melo, Marquinhos Gabriel, Adriano e Potita.

O Bahia estreia no Campeonato Brasileiro jogando fora de casa contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, às 16h de domingo.

Anúncios

Publicado em 21 de maio de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: