Brasileirão 2013 – Raio X dos Times – Botafogo


por Marcos Garcia

Campeão Brasileiro de 1995, o Botafogo entra na edição de 2013 em busca do bicampeonato, confiante em seu elenco e no bom início de ano até o momento. Comandado pelo craque holandês Clarence Seedorf, o alvinegro carioca, clube de passado glorioso no futebol brasileiro, pretende usar a força de um elenco que mescla experiência e juventude para conquistar o tão sonhado título. Para isso, a equipe precisará superar a falta de um estádio fixo no momento para a disputa de seus jogos no Rio de Janeiro e também a fama de não conseguir se impor nos momentos importantes do campeonato, fato que vem se repetindo nas últimas campanhas do time na competição.

Elenco Profissional

Goleiros: Jefferson, Renan, Andrey e Milton Raphael

Zagueiros: Antonio Carlos, Dória, Bolivar, Defendi, Matheus e Andre Bahia

Laterais: Lucas, Julio Cesar, Gilberto, Edilson e Lima

Volantes: Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Gabriel, Rodrigo Dantas e Fabiano

Meias: Seedorf, Lodeiro, Andrezinho, Fellype Gabriel, Cidinho, Jeferson, Gegê e Octávio

Atacantes: Rafael Marques, Sassá, Vitinho, Bruno Mendes e Henrique

Descrição do elenco e pretensões do clube

Mantendo o elenco que foi campeão direto do campeonato Carioca em 2013 ao conquistar tanto a Taça Rio quanto a Taça Guanabara, o Botafogo aposta no entrosamento para surpreender e ficar entre os primeiros colocados durante o campeonato deste ano. A equipe titular é uma das mais organizadas e talentosas do país, contando com um goleiro de seleção, um zagueiro revelação, volantes competentes, um líder experiente e muito respeitado no meio de campo e um ataque eficiente. 

Invicto desde 17 de fevereiro, o fogão começa sua caminhada nessa edição do Brasileiro no próximo sábado, contra o Corinthians, e pretende estrear com o pé direito. Para isso, o técnico Oswaldo Oliveira, que após um período de turbulência se firmou no alvinegro, deve contar com força total em campo. O goleiro Jeferson, convocado por Luis Felipe Scollari para a seleção que irá representar o Brasil na copa das Confederações em Junho deste ano, segue sendo o grande líder defensivo do time, tendo a confiança total do treinador e da torcida. O resto da defesa é formado por 2 laterais que se firmaram em 2013: Lucas e Julio César. Ambos possuem boas características ofensivas e pretendem melhorar defensivamente para ajudar a equipe. Os 2 zagueiros titulares também são incontestáveis. O jovem Dória  já esteve na mira da Juventus da Itália por inúmeras vezes, mas segue no alvinegro para a disputa do nacional. Já o experiente Bolivar vem realizando um ano acima da média e já soma 4 gols em 17 jogos pelo clube em 2013.

No meio de campo, setor mais talentoso do elenco Botafoguense, a proteção a zaga é feita pelo rodado Marcelo Mattos, jogador de confiança do técnico Oswaldo de Oliveira, que ainda pode contar com o jovem Jadson para a posição, uma das revelações da categoria de base do time. O campeão brasileiro Renato, ex-Santos e Sevilla, é outra opção para a vaga de 2º volante, apesar da titularidade do garoto Gabriel atualmente, oriundo da base botafoguense. A posição também pode ser preenchida pelo versátil Fellype Gabriel. No meio campo ofensivo, a vaga de Clarence Seedorf é incontestável e o holandês terá o papel de comandante da equipe, levando tranquilidade e experiência aos seus companheiros. Ao seu lado devo figurar outro estrangeiro, o meia Lodeiro, destaque do time na campanha do carioca deste ano e que vem melhorando a cada jogo. O ataque vem sendo comandado no momento pelo contestado Rafael Marques, vivendo um bom momento com a camisa alvinegra, mas é necessário que um nome mais confiável seja contratado. Os jovens Bruno Mendes, Sassá, Vitinho e Henrique surgem como boas opções de banco, apenas.

A expectativa é alta por parte da torcida, que quer voltar a comemorar títulos de expressão nacional e não deve parar de pressionar o clube em 2013. Com Seedorf mais habituado ao futebol brasileiro e uma base que neste ano vem dando resultado dentro de campo, não se espera menos que uma campanha sólida dos cariocas na competição, brigando em todos os momentos do campeonato na ponta da tabela. Com reforços mais confiáveis no ataque e para o banco, o Botafogo tem tudo para satisfazer o desejo de seus apaixonados torcedores.

Time Base: Jefferson, Lucas, Dória, Bolivar e Julio César; Gabriel, Marcelo Mattos, Lodeiro, Fellype Gabriel, Seedorf e Rafael Marques.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 21 de maio de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: