De Dortmund até Wembley: O caminho do Borussia Dortmund na Champions – Oitavas de Final


por Flávio Darin

Melhor time do grupo D, o Borussia enfrentaria então um dos 8 segundos colocados da fase de grupos da Champions League. Real Madrid, Milan, Arsenal eram possíveis adversários, mas o sorteio colocou uma das surpresas da primeira fase no caminho do Dortmund, o Shakhtar Donetsk, que deixou para trás o atual campeão Chelsea, para avançar de fase.

Surpresas na primeira fase, Borussia e Shakhtar foram adversários nas oitavas (Foto: AFP)

Surpresas na primeira fase, Borussia e Shakhtar foram adversários nas oitavas. (Foto: AFP)

No primeiro jogo, a Donbass Arena recebeu um ótimo público, e quem estava presente viu um ótimo jogo, onde o Shakhtar foi melhor, e o Borussia pela primeira vez na UCL oscilou muito. Srna abriu o placar em cobrança de falta. Ainda no primeiro tempo Lewandowski recebeu passe de Gotze, e após uma furada, que caprichosamente, enganou os defensores Ucranianos, o polonês ficou cara a cara com Pyatov, e não perdoou.

Se a atuação coletiva do Dortmund surpreendeu negativamente, o mesmo pode se dizer em relação a atuação da zaga aurinegra. No primeiro gol, Wendenfeller não alcançou  a cobrança de falta. E no segundo, o competente Hummels falhou, e o brasileiro Douglas Costa colocou a equipe laranja à frente do marcador. A partida também marcou mais uma atuação insegura do brasileiro Felipe Santana, que mais tarde viria a ser um dos heróis do Borussia na competição.

No final do jogo, Hummels testou firme para o gol, e igualou o marcador, dando números finais ao jogo. Resultado importante para os comandados de Jurgen Klopp, principalmente pelos dois gols feitos fora de casa, que na Champions é critério de desempate.

Jogando na Alemanha o Borussia começou melhor o jogo, mas só encontrou o seu gol na segunda metade da primeira etapa.

Cobrança de escanteio e Felipe Santana marcou o gol que abriu caminho para uma das atuações mais sólidas do time na competição.

Jogando como favorito, o Borussia assumiu as ações da partida, e com calma conseguiu o segundo gol. Papéis invertidos, Lewandowski ganhou a jogada pela ponta e cruzou para Mario Götze, que oportunista desviou para o gol de Pyatov.

No terceiro gol, o polonês Blaszczykowski ficou com a sobra de um lance de ataque do Shakhtar, e depois de levar a bola por quase todo o campo, Gundogan finalizou, o goleiro não segurou, e Kuba estava lá para empurrar para o gol, e fechar a maiúscula vitória do Dortmund, que a essa altura da competição já era visto com outros olhos pelos adversários.

Confira os gols dos confrontos entre Borussia Dortmund e Shakhtar Donetsk pelas Oitavas de Final da UEFA Champions League

Shakhtar Donetsk 2 x 2 Borussia Dortmund

Borussia Dortmund 3×0 Shakhtar Donetsk

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 21 de maio de 2013, em Champions League 12/13 e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: