Brasileirão 2013 – Raio X dos Times – Criciúma


por Paulo Semicek

Após nove anos, o Criciúma Esporte Clube está de volta à Série A do Brasileirão. Com uma grande campanha na segundona do ano passado e a queda do Figueirense, o Tigre é o único clube de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro. A volta do time reitera uma estabilidade no desempenho da equipe, que desde a queda da Série A em 2004, teve duas passagens pela Série C.

criciuma

O momento do time

O Criciúma é o campeão catarinense de 2013. Embora tenha sido irregular no primeiro turno, a equipe se recuperou e venceu o segundo turno. Depois, venceu o Avaí nas semifinais. Na final, a vitória em casa por 2 a 0 contra a Chapecoense garantiu o título, e mesmo com derrota de 1 a 0 em Chapecó, o time levantou a taça.

Na Copa do Brasil, a equipe estreou contra o Noroeste-SP, e classificou-se em dois jogos (0x0 e 3×0). Na segunda fase, novamente dois jogos para eliminar o São Bernardo-SP (1×1 e 3×1). Os resultados mostram a força do time em casa; desde o dia 16 de março o time não perde no Heriberto Hulse (somados estadual e Copa do Brasil).

O elenco

Da Série B 2012, pouca gente ficou. Michel Alves, Eric, Nirley, Ozeia, Fransérgio, Possebon, Itaqui, Kleber, Lucca, Zé Carlos, Gilmar e o técnico Paulo Comelli… praticamente o time todo titular que subiu ano passado foi embora. Mais pela condição financeira do que pela estrutura, o Tigre não conseguiu manter a base e teve que se renovar.

Matheus Ferraz (à direita) é um dos destaques do Tigre (Foto: Divulgação/Criciúma)

Matheus Ferraz (à direita) é um dos destaques do Tigre (Foto: Divulgação/Criciúma)

Para 2013, Paulo Comelli foi substituído por Vadão ainda no primeiro turno estadual. Os principais reforços que vieram são: Galatto (goleiro), Sueliton e Diego Renan (laterais), Fábio Ferreira, Thiago Heleno e Ewerton Páscoa (zagueiros); Amaral e João Vitor (volantes), Élson, Ivo e Daniel Carvalho (meias), além de Tartá, Giancarlo e Marcel (atacantes). O time-base, pelo menos nesse início de campeonato, deve ser o seguinte: Bruno; Sueliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz, Marlon; Elton, Amaral, Élson, Tartá; Lins e Marcel. Confira o elenco completo do Tigre:

Goleiros: Bruno, Galatto e Helton Leite

Zagueiros: Ewerton Páscoa, Thiago Heleno, Matheus Ferraz, Joílson e Fábio Ferreira

Laterais: Sueliton, Marlon e Gilson

Volantes: Tiago Dutra, Henik, Heitor, João Vitor, Amaral, Samuel, Bruno Renan e Elton

Meias: Élson, Tartá, Daniel Carvalho, André Gava e Ivo

Atacantes: Douglas, Lins, Fabinho, Giancarlo, Marcel, Anderson Baiano e Bruno Lopes

Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão).

DESTAQUE DO TIME: Matheus Ferraz

Melhor momento do time: A melhor campanha do Criciúma não foi na Série A, mas sim na Copa do Brasil: o time foi o campeão de 1991 do torneio, contra o Grêmio. Na Libertadores de 1992, o Tigre chegou até às quartas de final. O título coroou a guinada do clube com o formato atual; o time se chamava Comerciário Esporte Clube até 1984.

Opinião do Jornaleiro

O Criciúma tem um elenco de qualidade. Os jogadores, vindos na maioria dos grandes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, já demonstraram suas habilidades, e foi esse o motivo do título catarinense. Um exemplo disso é o bom entrosamento do ataque, entre Tartá e Marcel. Os meias ainda precisam evoluir mais, e a jogada pela lateral é um ponto forte (Sueliton foi uma agradável surpresa na direita). Também não é bom duvidar da zaga; Matheus Ferraz tem potencial, e os rodados Thiago Heleno e Fábio Ferreira dão a experiência para a defesa. 

O que pode pesar contra o Tigre é o entrosamento. A equipe sentiu a mudança quase total do time de 2012, e Paulo Comelli não foi capaz de dar uma cara para o time.  Veio Vadão, mais rodado como treinador, e o elenco começou a se entrosar melhor. A grande questão é: o Criciúma vai conseguir ser (e se manter) um time “pronto”? Se sim, o time tem condição de brigar pela Sulamericana, situação que se aplica também ao Goiás e ao Vitória. Porém, em um campeonato forte e equilibrado, perder a força e a identidade do time pode significar um rebaixamento.

É a expectativa de muita gente que o Criciúma brigue para não cair, e o time precisa provar o contrário.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 22 de maio de 2013, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Destaque é o Tartá desde quando? o cara é banco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: