Brasileirão 2013 – Raio X dos Times – Atlético-MG


por Daniel Malucelli

O Atlético Mineiro entra para a disputa do Campeonato Brasileiro como candidato ao título. A equipe, que conquistou o Campeonato Mineiro em cima do cruzeiro, tem um forte elenco e um treinador que está no comando há quase dois anos. Cuca chegou em julho de 2011, em uma situação complicada para o alvinegro no Brasileirão. Ele perdeu os seis primeiros jogos, entregou o cargo, mas foi convencido pela diretoria a continuar. Ele livrou o time do rebaixamento com uma incrível reação. Foi vice-campeão no ano passado apresentando um bom futebol. Porém a irregularidade atrapalhou o time na reta final. Este ano, a equipe liderada por Ronaldinho Gaúcho, se reforçou, manteve a regularidade e vem mostrando o melhor futebol do país.

Elenco forte

Disputando a Libertadores, o Atlético-MG deve focar na competição continental neste início de Brasileirão. Mas o elenco forte é um grande diferencial. Desde a chegada de Ronaldinho e Jô na temporada passada, o presidente Alexandre Kalil continua investindo em reforços e hoje tem um plantel qualificado. Gilberto Silva, Josué e Alecsandro são reservas de luxo para Cuca. Já o time titular conta com um quarteto que está voando. Bernard, Ronaldinho, Diego Tardelli e Jô têm incomodado as defesas adversárias.

Goleiros: Victor, Giovanni, Paulo Victor e Lee.
Zagueiros: Réver, Leonardo Silva, Rafael Marques, Gilberto Silva, Sidmar e Jamerson.
Laterais: Marcos Rocha, Richarlyson, Junior César, Michel, Roger e Carlos César.
Volantes: Pierre, Leandro Donizete, Serginho e Josué
Meias: Ronaldinho, Bernard, Morais, Leleu e Rosinei.
Atacantes: Jô, Diego Tardelli, Alecsandro, Luan, Guilherme e Neto Berola.

Time Base: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Bernard e Ronaldinho; Diego Tardelli e Jô.
Técnico: Cuca

Esquema Tático

A velocidade nos contra-ataques e a troca rápida de passes é umas das principais características da equipe. Os volantes Pierri e Leandro Donizete tem a função de marcar e proteger o sistema defensivo dando mais liberdade para Ronaldinho criar. E ele tem feito com maestria essa função. Diego Tardelli, centroavante de origem, tem jogado aberto pelas pontas, e Jô mais centralizado. Bernard acelera e dá velocidade ao time. O sistema defensivo tem o capitão Réver como líder. Marcos Rocha apoia bem e Richarlyson encontrou o bom futebol no Galo. Ronaldinho, Bernard e Tardelli fazem uma linha de três no meio campo e Jô fica mais avançado. Uma das jogadas mais fortes da equipe é a bola aérea com o atacante de 1,89. Com um treinador que conhece o grupo, e um futebol entrosado, o Alvinegro tem jogado muito bem em 2013.

História

O último título do Atlético-MG foi em 1971, na primeira edição do Campeonato Brasileiro propriamente dito. Outras taças nacionais foram disputadas antes, mas a competição nacional e anual foi oficializada em 71, com o Galo do atacante Dadá Maravilha e comandado por Telê Santana, sendo campeão. Reinaldo é o maior artilheiro da história do clube com 255 gols, seguido do próprio Dadá, com 211. Luizinho, Vantuir e Vanderlei Paiva também são grandes ídolos da torcida. No ano passado o time brigou com o Fluminense pela taça, mas acabou ficando com vice.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 24 de maio de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: