O adeus de Neymar; agora ele veste a camisa do Barcelona


por Paulo Semicek

Neymar escolheu o seu destino: Barcelona. Após dias de reunião e uma longe noite para fechar o negócio, quem levou o atacante do Santos e da Seleção Brasileira é o Barça, que possui o melhor jogador do mundo, Lionel Messi. Segundo o jornalista Paulo Vinícius Coelho, da ESPN, o valor final é de 28 milhões de euros. A maior parte vai para o próprio Santos, e uma pequena parte fica com empresários e agentes do atleta.

Neymar saiu aplaudido pela torcida adversária (Foto: Ricardo Saibun/ Santosfc.com.br)

Neymar está saindo do Santos (Foto: Ricardo Saibun/ Santosfc.com.br)

Pelo twitter, o Santos anunciou que o Comitê de Gestão havia aprovado a venda de Neymar. Feito isso, duas propostas foram feitas: uma do Barcelona, outra do Real Madrid. O que se especula é que a oferta dos madridistas era bem maior, perto da multa recisória de 65 milhões de euros, mas um possível pré-acordo com os catalães já indicava que o atacante iria jogar no Camp Nou.

Tratado como a maior esperança do futebol brasileiro para os próximos anos, Neymar chegou ao time profissional do Santos em 2009. Desde então, venceu três das cinco finais de Paulistão consecutivas que disputou pelo Peixe. Mas seu melhor momento foi entre 2010 e 2011, quando faturou a Copa do Brasil e a Libertadores, sendo vice-campeão mundial contra o próprio Barça. Em 2012, ajudou o Brasil a levar a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, além da Recopa Sulamericana. Neste sábado  (25), contra o Flamengo, Neymar fará seu 230°jogo pelo Santos, com 138 gols marcados.

No Barcelona, ele terá a companhia do melhor jogador do planeta, Messi. Além dele, os blaugranas contam com oito campeões mundiais em 2010 pela Espanha, e os brasileiros Daniel Alves, Thiago Alcântara (naturalizado espanhol) e Adriano. 

Opinião do Jornaleiro

Neymar foi embora. Não joga mais no futebol brasileiro, mudou de patamar. Ele sai de um lugar onde é absoluto, unânime, garoto propaganda e craque, para se tornar uma promessa no Barcelona. Uma promessa no sentido de precisar justificar o que foi gasto nele, é bom que se diga. Foi o melhor negócio para o Santos, que faturou o que era justo por Neymar.

Não posso prever o que vai acontecer a Neymar. Ele chega em uma equipe que exige qualidade e disciplina tática como quase nenhuma no mundo. Mas é fato que o segredo do sucesso catalão já é sabido por todos (vide o massacre aplicado pelo Bayern recentemente. Antes, quando o Barcelona era inquestionavelmente o melhor, o brasileiro não poderia se encaixar. Com Pedro e Villa inconstantes e Sánchez ainda precisando render mais, Neymar ganha mais chances de figurar bem no time. Mas isso é suposição; quem vai dizer o que será de Neymar é o próprio, dentro de campo.

Boa sorte a Neymar. O Brasil era um lugar já superado para ele. A Europa é o desafio da sua carreira. Esperamos que ele seja tudo o que pretende ser como atleta.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de maio de 2013, em Campeonato Alemão 12/13, Especiais, Futebol Internacional e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: