Rosberg vence em Monaco e repete feito do pai; acidentes marcaram a etapa da F1


por Paulo Semicek

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu o Grande Prêmio de Mônaco 2013 de Fórmula 1. Com 3 segundos de diferença para o 2°colocado, Sebastian Vettel (RBR), Nico largou na pole position pela terceira vez seguida, e venceu pela primeira vez em 2013. Completou o pódio o australiano Mark Webber (RBR); Felipe Massa sofreu um acidente sério na 30°volta, parecido com o que o tirou do treino classificatório, mas passa bem.

Rosberg venceu tranquilamente nas ruas do principado (Foto: Getty Images)

Rosberg venceu tranquilamente nas ruas do principado. (Foto: Getty Images)

Largada sem sustos

Monaco geralmente não permite grandes ultrapassagens na largada. Com isso, Rosberg manteve a ponta, e Hamilton, mesmo não sendo sua melhor escolha, segurou Vettel na terceira posição, e deu tranquilidade ao companheiro de equipe. Na verdade, as posições de largada se mantiveram, e o único acidente foi nas últimas posições, entre Maldonado e Van der Garde, sem gravidade.

Mas não foi o melhor dia para quem estava lá atrás. O próprio Van der Garde teve o motor queimado e abandonou, e na 30°volta Felipe Massa, que largou em último por um acidente nos treinos, bateu na mesma curva, com mais força. O piloto passa bem, embora tenha sentido algumas dores no pescoço após o acidente.

Boxes e acidentes… muitos acidentes

A corrida se decidiria mesmo nas trocas de pneus. Com 78 voltas e uma pista mais travada, a estratégia “vencedora” seria tentar uma parada só, mas os pit stops começaram na 27°volta, o que tornou mais difícil de arriscar essa tática.  Mas nas paradas dos boxes, Vettel e Webber passaram Hamilton, mas Rosberg ainda estava distante.

No pelotão do meio, Sergio Perez ultrapassou o companheiro Jenson Button na saída do túnel, e quase conseguiu a sexta posição de Alonso uma volta depois, no mesmo lugar, mas o espanhol se defendeu saindo da pista, e o mexicano ficou em sexto. No entanto, a corrida teve bandeira vermelha (carros parados) após o acidente entre Pastor Maldonado (Williams) e Max Chilton (Marussia). No reta da Tabacaria, o venezuelano fazia sua trajetória normal, mas Chilton antecipou a tomada da curva e atropelou Maldonado, que bateu na proteção e a trouxe para dentro da pista, interrompendo a prova.

Quando a corrida recomeçou, o único dos primeiros com pneu macio era Raikkonen; os outros todos foram de supermacio. O finlandês melhorou seus tempos, até pela qualidade da Lotus em economizar pneus. Mas a pista travada em Monaco o manteve em quinto. Quem realmente estava em um dia ruim era Alonso, pois levou um bote certeiro de Adrian Sutil (Force India) e caiu para o oitavo lugar. 

Para não passar em branco, o desastrado Romain Grosjean (Lotus) acertou a traseira de Daniel Ricciardo (STR) na saída do túnel, e os dois saíram da corrida. E a corrida não poderia acabar sem mais um acidente: Pérez, de forma imprudente, tocou na traseira de Raikkonen, que teve de trocar um pneu furado e saiu do pelotão da frente. Duas voltas depois, com a asa dianteira danificada abandonou a prova. Mas Kimi mostrou porque foi campeão em 2007, se recuperou, passou Valteri Bottas (Williams) e terminou em 10°, pontuando pela 23°vez consecutiva.

Nico vence, para o orgulho do pai, Keke

Mas ninguém mais poderia tirar a vitória de Nico Rosberg. Após administrar toda a corrida e se manter ileso a qualquer acidente, o alemão segurou firme a ponta e venceu a corrida, exatos 30 anos depois da vitória do pai, o campeão Keke Rosberg, nas mesmas ruas monegascas. É a primeira vitória de Nico em 2013.

Nico comemora sua vitória (Foto: Reuters)

Nico comemora sua vitória (Foto: Reuters)

Classificação do campeonato

Com a vitória de Rosberg, ele pula de 9° para 6° lugar, com 47 pontos. A liderança é de Sebastian Vettel, com 107 pontos, seguido de Kimi Raikkonen, com 86 pontos e Fernando Alonso, com 78. No campeonato de construtores, a RBR disparou com 164 pontos, seguido da Ferrari (123), Lotus (112) e Mercedes (109).

Opinião do Jornaleiro

Tirando o simbolismo de vencer no mesmo circuito que o pai há 30 anos, Nico Rosberg conciliou bem sua habilidade com a estratégia de equipe. A Mercedes é ótima em treinos, mas ainda não acertou estratégias de pneus (consomem rápido demais) na corrida. Mas Mônaco é uma pista que tem raríssimos pontos de ultrapassagem, logo um estratégia simples nos boxes já dá grandes chances de vencer. Mas Nico está em seu melhor momento na F1; terceira pole seguida, primeira vitória em 2013.

No entanto, a liderança do campeonato é de Vettel. Motivos óbvios: boa classificação, fez o básico e aumentou sua distância para Kimi Raikkonen. Aliás, Kimi foi incrivelmente habilidoso; mesmo sendo prejudicado por uma batida de Sergio Perez, voltou bem e marcou um ponto.

Quanto aos acidentes, a maioria deles foi por pura imprudência. Max Chilton e Sergio Perez merecem punição, por prejudicarem seus adversários e colocarem em risco a segurança da prova.

Classificação final do Grande Prêmio de Monaco 2013:

1 – Nico Rosberg  (ALE/Mercedes)
2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR)
3 – Mark Webber (AUS/RBR)
4 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5 – Adrian Sutil (ALE/Force India)
6 – Jenson Button (ING/McLaren)
7 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR)
9 – Paul Di Resta (ESC/Force India)
10 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
11 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
12 – Valteri Bottas (FIN/Williams)
13 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
14 – Max Chilton (ING/Marussia)
15 – Giedo Van der Garde (HOL/Caterham)

Abandonaram a prova:
Sergio Pérez (MEX/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Daniel Ricciardo (AUS/STR)
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 26 de maio de 2013, em Automobilismo, F-1 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: