O cancelamento do jogo entre Brasil e Inglaterra e o que isso representa para o país


por Renan Araujo

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro concedeu uma liminar que cancela o jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para acontecer neste domingo, como evento de reinauguração do Maracanã, antes da Copa das Confederações. A decisão ocorreu por conta da falta de segurança para o público e atende a uma ação civil pública do Ministério Público do estado. A juíza responsável pela liminar determina que devem ser apresentados laudos que comprovem que o evento oferecerá segurança ao público. Caso isso não ocorra a multa prevista é de R$1 milhão.

Imagem

Maracanã não poderá receber eventos sem a apresentação dos laudos de segurança (Foto: ABr)

A ação do Ministério Público afirma que não foram entregues laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, que são essenciais para a realização de qualquer tipo de evento no local. O MP também alegou que existem vários problemas no jogo de inauguração do estádio entre Amigos de Bebeto contra Amigos de Ronaldo no dia 27 de abril. De acordo com a Promotoria, o único laudo da Polícia Militar é de 29 de maio deste ano que demonstra que o estádio ainda está em fase de construção.

O Governo do Estado do Rio afirmou que todas as providências quanto à segurança já foram cumpridas e que o laudo da Polícia ainda não foi entregue por conta de “uma falha burocrática”, segundo afirma o site G1.

Opinião do Jornaleiro

A decisão liminar da Justiça do Rio representa uma vergonha para o Governo e todos os responsáveis pela organização da Copa. É simplesmente inadmissível que a poucos dias do início da Copa das Confederações as providências mínimas para a realização de um jogo de futebol ainda não foram tomadas e que o Governo do Rio culpe sua negligência por uma falha burocrática. Mesmo que a liminar seja cassada e o jogo aconteça o episódio já é a primeira mancha dos efeitos que a Copa produzirá no país.

A decisão liminar apenas escancara todos os problemas que a Copa vem trazendo ao Brasil. Governos e autoridades querem mostrar toda a capacidade do país ao mundo durante os eventos e fazem de tudo com a maior rapidez para atender aos prazos da Fifa, mas desde o momento se esquecem daquilo que é o principal: seus próprios habitantes.

Todos sabem que os estádios da Copa das Confederações ainda não estão com 100% das condições de receber jogos, especialmente em relação aos entornos dos estádios. Mas, a pressão da Fifa para que a competição seja realizada faz com que absurdos aconteçam. Dessa vez, não se trata de gastos extraordinários ou de decisões tomadas sem que a lei seja levada em consideração, mas se trata daquilo que é o mínimo que as autoridades podem oferecer ao torcedor que vai ao estádio: segurança. Quando não se oferece nem mesmo as mínimas condições de segurança, é simplesmente absurdo demais que um evento desse porte ocorra.

Outras diversas tragédias em estádios já aconteceram e resultaram em vários mortos e feridos. A tragédia na Fonte Nova em 2007, que culminou com a interdição do estádio ou até mesmo a tragédia no Maracanã em 1992 são apenas alguns exemplos. Com isso, decisões como essa são necessárias. Nem Fifa, nem CBF, nem Governo do Estado ou Prefeitura do Rio têm o direito de realizar um evento de forma negligente apenas para exibir toda a imponência do estádio. 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de maio de 2013, em Copa das Confederações, Opinião. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Será que esse pode ser um motivo para uma manifestação, xingando o Prefeito?

  2. Será que esse não é um motivo para que xinguem o Prefeito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: