Victor vira herói nos minutos finais e Galo se classifica para a semifinal da Libertadores


por Marcos Garcia

O Atlético/MG será o representante brasileiro nas semifinais da Copa Libertadores de 2013. Jogando em casa na noite desta quinta-feira, 30, o Galo empatou em 1 x 1 com o Tijuana e garantiu a vaga graças aos 2 gols marcados no México no jogo de ida. Riascos abriu o placar para os visitantes e Réver empatou ainda no 1º tempo. Acostumado a ter o ataque como o principal setor do time, o alvinegro mineiro teve em Victor a sua peça fundamental no jogo de hoje. Com grandes defesas na 2º etapa e um pênalti defendido aos 47, o goleiro foi o grande herói da noite no Independência. Após a copa das confederações, o Atlético decide uma vaga na final contra o Newells Old Boys, da Argentina, em outro duelo que promete muita emoção.

Jogadores abraçam Victor e celebram a emocionante classificação. (Foto: Reprodução/Facebook)

Galo leva susto e usa a bola parada para empatar

Mostrando um pouco de nervosismo nos minutos iniciais, quando logo aos 30 segundos Riascos finalizou com perigo para a defesa de Victor, o Galo não conseguia trocar o seus passes característicos e parecia cair fácil na tática mexicana. A única  finalização dos mandantes nos 10 primeiros minutos aconteceu através de Diego Tardelli, batendo de fora da área e parando no goleiro adversário. A situação continuou difícil na sequência e aos 14 o Tijuana chegou a abrir o marcador, mas foi assinalada corretamente uma posição irregular de Gandolfi.

Tentando furar o bloqueio do rival, o galo começou a apostar na individualidade de Ronaldinho e Bernard, que criavam as melhores chances. Do outro lado, o Tijuana conseguia manter o alvinegro longe de sua área defensiva, com coberturas perfeitas e cortes na hora certa, começando a incomodar no contra-ataque. E foi exatamente em uma jogada assim que os visitantes calaram o Horto atleticano aos 25, abrindo o marcador com Riascos, aproveitando cruzamento da direita feito por Ruiz e finalizando no canto baixo esquerdo de Victor. A reação mineira acontecia de maneira desorganizada, abusando dos passes errados e sem a criatividade habitual de seu ataque. A solução então foi usar a bola parada, que quase resultou no gol de Ronaldinho aos 37, batendo falta por cima do gol. Na segunda tentativa, dessa vez colocando a bola na área, R10 achou Réver livre e o zagueiro só teve o trabalho de bater com a direita e empatar.

Empolgado, o Galo ainda teve oportunidades com Tardelli e boas jogadas de Ronaldinho nos minutos finais, mas o empate, que garantia a equipe na semifinal até o momento, permaneceu.

Tijuana é melhor e Victor vira herói.

Nervoso, o 2º tempo demorou para melhorar tecnicamente, com o Atlético tentando aumentar a vantagem e o Tijuana forçando algumas jogados pelo lado de campo e de bola parada. Após 15 minutos, os mexicanos já haviam modificado o time por duas vezes, tentando dar uma nova movimentação ao seu ataque, que começava a pressionar os donos da casa.  Com Luan no lugar de Bernard, Cuca buscava dar uma posse de bola maior a sua equipe e valorizar o placar que dava a vaga para o galo. 

Perigoso no contra-ataque, o Tijuana voltou a incomodar aos 24, quando Piceño ficou cara a cara com Victor e viu o goleiro atleticano fazer um milagre para salvar sua equipe. Um minuto depois, Leandro Donizete apareceu na intermediária ofensiva e bateu forte contra o gol de Saucedo, mas a bola passou sem perigo. A tentativa esporádica do volante não evitou a pressão do adversário, que continuava incomodando e quase voltou a frente do marcador aos 29 em cabeçada perigosa depois de escanteio. A bola parada voltou a assustar a torcida mineira aos 34, quando o meia Arce encontrou o travessão de Victor em cobrança perigosa. Os 10 minutos finais foram de domínio dos visitantes, que não tinham organização, mas sobravam na raça. O galo, já satisfeito, tentava segurar o máximo possível da posse de bola e vivia de contragolpes. No melhor deles, aos 43, Luan perdeu grande chance na cara de Saucedo.

Mas o momento mais emocionante do jogo ainda estava guardado para os acréscimos. Aos 47, jogando bolas na área atleticana, O Tijuana chegou ao gol do galo e teve um pênalti claro ao seu favor, para desespero da torcida no independência   O principal jogador do adversário, Riascos, foi pra bola e em uma defesa monumental com o pé, Victor garantiu a incrível classificação brasileira para a semifinal e fez o horto alvinegro explodir de alegria no apito final.

ATLÉTICO-MG 1×1 TIJUANA

Data/Hora: 30/05/2013, às 22h (de Brasília)

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Renda / Público: Não divulgados

Árbitro: Patricio Polic (CHI)

Assistentes: Juan Maturana (CHI) e Raul Orellana (CHI)

Cartões amarelos: Marcos Rocha, Victor, Leonardo Silva (ATL), Gandolfi, Pellerano (TIJ)

Cartões vermelhos: Réver (ATL, 48/2T)

Gols: Riascos, 25’/1T (0-1) e Réver, 40’/1T (1-1).

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha (Josué, 31’2/T), Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho e Bernard (Luan, 20’2T); Diego Tardelli e Jô (Alecsandro, 43’2/T). Técnico: Cuca

TIJUANA: Saucedo; Castillo, Gandolfi, Aguilar e Ortiz (Martínez, intervalo); Nuñez, Arce, Pellerano, Ruíz (Márquez, 36’2T) e Castillo; Moreno (Piceno, 16’2/T) e Riascos. Técnico: Antonio Mohamed.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 31 de maio de 2013, em Libertadores 2013 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: