Copa das Confederações: seleção praticamente amadora do Taiti encarará gigantes do futebol mundial


por Renan Araujo

A seleção do Taiti é disparada a maior surpresa da Copa das Confederações. A seleção, que está no grupo B do torneio ao lado de Espanha, Uruguai e Nigéria, se classificou após ganhar a Copa da Oceania contra a seleção da Nova Caledônia. Mas, o time ficou apenas em terceiro lugar das eliminatórias do continente e não tem mais chances de se classificar para a Copa do Mundo. A Nova Zelândia ficou em primeiro e jogará contra um representante da Concacaf na repescagem para decidir a vaga.

Imagem

A estréia do time é no dia 17 contra a Nigéria, em Belo Horizonte. Depois pega a Espanha, no Rio de Janeiro, no dia 20 e o Uruguai em Recife no dia 23. A seleção chega ao Brasil na noite desta quinta-feira em Belo Horizonte e treinará no CT do América-MG.

Da lista de 23 convocados para o torneio, apenas um jogador é profissional: o atacante Marama Vahirua, do Panthrakikos, da Grécia. Todos os outros vêm dos principais times do país. O Dragon teve 11 convocados, o Tefan, campeão taitiano, tem sete e o Tamarii, o Vènus e o Roniu têm os outros quatro jogadores. Os irmãos Jonathan, Lorenzo e Alvin Tehau e o primo deles, o atacante Teaonui Tehau, fazem parte da seleção.

O país

O Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa, território da Oceania, pertencente à França ao sul do Oceano Pacífico. O país paradisíaco com quase 180 mil habitantes não possui futebol profissional e o esporte mais popular é a canoa taitiana, típico do país, seguido do rugby e do surfe, que tem uma etapa do Circuito Mundial sediada na ilha. Seus jogadores mal são reconhecidos pelos próprios habitantes e encaram rotinas duplas conciliando o futebol com outras profissões.

Os clubes mal têm condições de remunerar seus atletas e a profissionalização do futebol é considerada difícil pelo próprio presidente da Federação Taitiana de futebol, Greig Moema, em entrevista ao Globo Esporte. Ele afirma que não há público que acompanhe o esporte, nem empresas que possam patrocinar e investir no esporte. Mesmo assim, os jogadores sonham em representar seu país.

Imagem

(Foto: Reprodução Fifa.com)

Destaque

O único profissional do time, Marama Vahirua, iniciou sua carreira pelo futebol francês. Jogou de 1998 a 2004 no Nantes, onde foi campeão francês na temporada 2000/2001 e da Copa da França em 1998/1999 e 1999/2000. Em 2001 e 2002 ele fez parte da seleção francesa sub-21. Depois teve passagens por Nantes, Nice, Lorient, Nancy, Monaco até chegar ao Panthrakikos, da Grécia. Desde 2012, defende a seleção do Taiti.

Confira a convocação do Taiti:

Goleiros
Gilbert Meriel (Tefana)
Mikaël Roche (Dragon)
Xavier Samin (Dragon)

Defensores
Rainui Aroita (Tamarii)
Edson Lemaire (Dragon)
Teheivarii Ludivion (Tefana)
Stéphane Faatiarau (Tefana)
Vincent Simon (Dragon)
Nicolas Vallar (Dragon)
Yannick Vero (Dragon)
Tamatoa Wagemann (Dragon)

Meias
Ricky Aitamai (Vénus)
Stanley Atani (Tefana)
Heimano Bourebare (Tefana)
Henri Caroine (Dragon)
Alvin Tehau (Tefana)
Jonathan Tehau (Tamarii)
Lorenzo Tehau (Tefana)
Yoann Tihoni (Roniu)

Atacantes
Steevy Chong-Hue (Dragon)
Samuel Hnanyine (Dragon)
Teaonui Tehau (Dragon)
Marama Vahirua (Panthrakikos)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 6 de junho de 2013, em Copa das Confederações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: