Nadal derrota Djokovic em partida incrível e está na final de Roland Garros


por Renan Araujo

O espanhol Rafael Nadal derrotou o sérvio Novak Djokovic em uma partida emocionante por 3×2, com parciais de (6-4, 3-6, 6-1, 6-7(3) e 9-7 e conquistou sua vaga na final de Roland Garros. Agora, Nadal poderá conquistar seu oitavo título em Paris, um recorde absoluto na história do tênis, e também o seu 13º Grand Slam na carreira. Essa foi a 20ª vitória do tenista sobre o sérvio.

Imagem

Nadal está na final e buscará seu oitavo título em Paris (Foto: Getty Images)

O jogo foi tratado como uma final antecipada, já que reúne os dois melhores tenistas da atualidade. Eles se encontraram nas semifinais por conta do ranking da ATP. Nadal agora tem a chance de conquistar mais um Grand Slam após ficar oito meses parado por conta de uma contusão. O jogo de hoje provou que ele está em seu mais alto nível. Ele enfrentará o vencedor entre Tsonga e David Ferrer.

O jogo foi absolutamente emocionante, com altos e baixos e grandes chances de vitória para os dois lados. Mas, no fim, pesou o ótimo preparo físico de Nadal, que continua como “Rei do Saibro” e impede o sérvio de conquistar sua primeira taça em Paris, o único Grand Slam que ainda não tem. Mesmo assim, o sérvio não perderá a liderança do ranking da ATP.

O jogo

O jogo começou muito equilibrado. Ambos os tenistas sacavam bem e confirmaram seus três primeiros serviços com grandes rallys e golpes espetaculares, mas Djokovic mostrou algumas dificuldades em confirmar seus saques. Nadal mostrou jogadas variadas e bolas poderosas de forehand e, aproveitando erros não forçados do sérvio, ele quebrou o saque do sérvio no sétimo game. No game seguinte, ele abriu uma boa vantagem de 5/3. No décimo game, Nadal sacou muito bem novamente  impediu qualquer reação no primeiro set do sérvio para fechar em 6/4.

O segundo set começou de maneira muito parecida ao primeiro.Ambos confirmavam seus serviços, mas na hora de ameaçar os saques dos adversários cometiam erros não forçados que poderiam mudar o panorama do set. Nadal forçava bolas longas e com efeito  que empurravam Djokovic para o fundo da quadra e faziam, assim, com que ele cometesse muitos erros. E no quinto game, com um baixo aproveitamento de pontos ganhos em segundo serviço acabou tendo seu serviço quebrado pelo espanhol. Mas logo no game seguinte, Djokovic mostrou toda a sua capacidade mental de se recuperar em que esteja em momentos difíceis do jogo. Com bolas cruzadas muito potentes, ele conseguiu devolver a quebra de saque no seu terceiro break point e deixou o set em 3/3. Com 4/3 de vantagem, Djokovic estava confiante, salvou bolas impressionantes e aproveitou erros bobos no serviço seguinte de Nadal, como uma dupla falta, para quebrar novamente o saque do espanhol e fazer 5/3. Assim, Djokovic sacou e fechou o set em 6/3.

O início do terceiro set foi muito bom para Rafael Nadal. Logo no segundo game, ele forçou o jogo de Djokovic, levando-o a cometer muitos erros. Assim, Nadal quebrou o saque do adversário e com a confirmação de seu saque no game seguinte, abriu 3/0 no placar. Mas o sérvio pareceu ter sofrido um apagão, não conseguia encontrar seu jogo e virou presa fácil para Nadal. Assim, teve mais um serviço quebrado e Nadal abriu 5/0. A concentração e o foco que foram essenciais para ele virar o segundo set estavam muito distantes do tenista no terceiro set. O símbolo do sérvio nesse set foi um smash fácil que ele errou jogando na rede no sétimo game. Sem dificuldades, Nadal fez 6/1 no set para abrir 2×1 no jogo.

No quarto set, as coisas pareciam ter voltado à normalidade. Os tenistas comandavam seus games se impondo com bons saques. Mas, no sétimo game, Nadal conseguiu se defender bem dos fortes golpes de Djokovic, que não conseguia encontrar alternativas para fazer seus pontos. Ao tentar forçar seu jogo, ele errava e foi dessa forma que Nadal conseguiu uma quebra de saque em um momento crucial do jogo. Mas Djokovic, novamente surpreendendo a todos, se recuperou, conseguiu devoluções incríveis no saque de Nadal no game seguinte e devolveu a quebra e empatou em 4/4. Com o jogo empatado em 5/5, Djokovic sacou, mas encontrou novamente Nadal defendendo tudo o que é possível e contra-atacando de maneira espetacular. Assim, ele forçou para conseguir vencer, mas errou muito e permitiu a quebra de saque do espanhol. Mas, de novo, em um jogo espetacular, a pressão foi para o lado de Nadal. Assim, Djokovic jogou de forma mais cautelosa, explorando os erros do adversário e conseguiu a quebra para levar o jogo ao tiebreak. No game decisivo, ele conseguiu um minibreak logo no início e fechou em 7-3 para ganhar o game em 7/6.

O sérvio aproveitou a confiança obtida no terceiro set e começou muito bem, quebrando o saque do espanhol logo no primeiro game do quinto set. Nadal encontrava dificuldades para fechar seu saque e parecia não sentir a mesma segurança dos outros sets. Mesmo assim, Nadal, conseguiu, com muita raça confirmar seu serviço no quinto game após ter sido ameaçado de ser quebrado. Com 4/3 a seu favor, Djokovic sacou no oitavo game para abrir uma vantagem difícil de ser revertida. Mas, Nadal jogou tudo o que podia, contou com a sorte em um ponto que o sérvio voleiou e acabou encostando na rede perdendo o ponto, e conseguiu devolver a quebra de saque, empatando em 4/4. Os tenistas já mostravam sinais de desgasta físico, mas ainda eram capazes de jogadas impressionantes e foram confirmando seus serviços. Como no último set, não há tiebreak é necessário que um deles abra dois games de diferença. O desgaste parecia muito maior para o sérvio e o espanhol aproveitou e quebrou o saque do adversário, fechando o último set em 9/7.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de junho de 2013, em Tênis e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: