Saiba mais sobre a história das Copas das Confederações


por Renan Araujo

A Copa das Confederações é um torneio organizado pela Fifa realizado sempre um ano antes das Copas do Mundo e que teve sua primeira edição em 1992. As duas primeiras edições foram realizadas na Árabia Saudita e o torneio era batizado de Copa Rei Fahd, em homenagem ao líder do país árabe. A edição seguinte foi organizada no México e era disputada a cada dois anos. Hoje, a competição tem como principal objetivo testar a preparação do país sede para a Copa do Mundo, alguns dos estádios e principalmente testar as equipes. O Brasil é o maior vencedor da competição com três títulos (1997, 2005 e 2009). O Brasil participou de todas as edições desde 1997.

Imagem

O título de 2005 foi o terceiro da seleção brasileira, a maior vencedora da Copa das Confederações (Foto: Divulgação)

Hoje, os time participantes do torneio são o campeão continental da América do sul, Ásia, América do Norte e Central, África, Oceania e Europa, o país sede da competição e o último campeão mundial. A competição é dividida em dois grupos, em que os dois melhores se enfrentam nas semifinais e final para decidir o campeão. Embora o torneio sirva como um bom teste não traz um resultado definitivo sobre o que será a Copa do Mundo no ano seguinte. Prova disso é que o Brasil ganhou três edições em que chegou favorita, com grandes times, mas não conseguiu levar a Copa do Mundo no ano seguinte.

Imagem

Competição servirá como teste para os estádios da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Portal da Copa/ Ministério do Esporte)

Todas as Copas das Confederações

A primeira edição da Copa foi realizada em 1992 e contou com apenas quatro times. A Argentina se sagrou campeã contra a Costa do Marfim. A edição de 1995, que teve seis times, teve a Dinamarca como campeã e a Argentina como vice.

Já o torneio de 1997 foi o primeiro a ser organizado pela Fifa e chamado de Copa das Confederações. O Brasil foi campeão contra a Austrália em uma goleada por 6×0, com três de Romário e três de Ronaldo. Em 1999, a competição foi realizada no México e o país sede se sagrou campeão contra o Brasil, que fez excelente campanha mas foi surpreendida na final.

Em 2001, a Copa das Confederações foi disputada pela primeira vez no país sede que receberia a Copa do Mundo no ano seguinte, a Coreia do Sul. A França se sagrou campeã contra o Japão vencendo por 1×0. O Brasil foi derrotado pela seleção francesa nas semifinais e ficou em quarto lugar.

Imagem

A seleção francesa campeã em 2001, que decepcionou na Copa de 2002 (Foto: Getty Images)

Em 2003, a França, jogando em casa, conquistou seu segundo título vencendo Camarões na prorrogação por 1×0. O Brasil decepcionou e foi eliminado na primeira fase com uma vitória, uma derrota e um empate. Já em 2005, na Alemanha, o Brasil chegou com uma seleção excelente e venceu o torneio vencendo a Argentina por 4×1, com um show de Adriano. O resultado deixou o Brasil ainda mais favorito para a Copa de 2006, mas acabou decepcionando.

A partir de então o torneio passou a acontecer a cada quatro anos, sempre como um evento teste para o país sede um ano antes da Copa do Mundo. Em 2009, na África do Sul, o Brasil teve 100% de aproveitamento, mas conseguiu vencer suas partidas no sufoco no fim delas. O título veio contra os Estado Unidos por 3×2.

Curiosidades

– Nenhuma seleção conseguiu vencer a Copa das Confederações em um ano e a Copa do Mundo no ano seguinte.

– 26 seleções já participaram do torneio e pela primeira vez em 2013 quatro seleções campeãs mundiais disputarão a Copa

– Ronaldinho é o maior artilheiro da competição com nove gols ao lado de Blanco do México

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de junho de 2013, em Copa das Confederações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: