Opinião: Nigéria na Copa das Confederações


por Gabriel Sawaf

A Nigéria chega ao Brasil como campeã da Copa Africana de Nações, após bater Burkina Faso na final. A seleção nigeriana chega querendo ser a grande surpresa nas semifinais, esperando “roubar” a vaga que muitos dão como certa para o Uruguai. Os Super Águias vem comandados pelo meia do Chelsea, Obi Mikel. A Nigéria estreia na Copa das Confederações na próxima segunda (17), as 16h, contra o Taiti, no Mineirão.

Nigéria foi campeã da CAN no início de 2013(Foto: Reuters)

O caminho até o Brasil

Os nigerianos vêm ao Brasil como uma zebra segundo as casas de apostas, onde todos apostavam em Drogba, Yaya Toure e companhia vencendo a CAN 2013. Após eliminar os Elefantes nas quartas de final, depois de uma fase de grupos difícil, os Super Águias souberam puxar a responsabilidade de favorita para si, e golearam Mali na semifinal e venceram Burkina Faso na final por 1 a 0, com um golaço de Nba.

O momento atual da seleção

Os nigerianos vêm para o Brasil após fazer 3 jogos: 2 pelas eliminatórias africanas e 1 amistoso. Primeiro os Super Águias enfrentaram o México em amistoso no Texas, e ficaram no empate em 2 a 2. Depois, pelas eliminatórias, a equipe nigeriana venceu o Quênia por 1 a 0, no país adversário, e empatou com a Namíbia por 1 a 1, também fora de casa. Agora a Nigéria só precisa de um empate contra Malaui, em casa, para se garantir nos play offs que decidem os representantes africanos na Copa do Mundo.

Crise

A seleção nigeriana não vem passando por momentos bons, pelo menos na parte administrativa. Após a pífia campanha na última Copa, a Associação Nigeriana de Futebol decidiu afastar a equipe de competições oficiais por 2 anos, o que deixou a Nigéria fora da CAN 2012. A seleção voltou nas eliminatórias para a CAN 2013, se classificou e ganhou a competição, dando uma volta por cima no panorama ruim. Mas a crise, que parecia já ter ficado para trás, voltou as vésperas do início da competição. A equipe que chegaria na madrugada desta sexta (14) no Brasil, boicotou a viagem em protesto a Associação Nigeriana de Futebol, que decidiu reduzir pela metade o prêmio oferecido pela vitória contra o Quênia. Apesar do tumulto de última hora, a organização da competição confirmou a chegada dos nigerianos no Brasil no próximo sábado (15).

A equipe

Com seis mudanças em relação a equipe campeã da CAN 2013, incluindo a saída de atletas experientes como Victor Moses, Emmanuel Eminike e Obamefi Martins, a Nigéria vem apostando em jogadores que jogam no futebol local, tendo como líder o meia Oba Mikel, do Chelsea. Confira a convocação feita por Stephen Keshi:

Goleiros: Chigozie Agbim (Enugu Rangers – NIG), Austin Ejide (Hapoel Beer Shev – ISR) e Vincent Enyeama (Maccabi Tel Aviv – ISR).

Defensores: Efe Ambrose (Celtic – ESC), Francis Benjamin (Heartland FC – NIG), Elderson Echiejile (Braga – POR), Azubuike Egwuekwe (Warri Wolves – NIG), Solomon Kwambe (Sunshine Stars – NIG), Godfrey Oboabona (Sunshine Stars – NIG) e Kenneth Omeruo (ADO Den Haag – HOL).

Meio de Campo: Emeka Eze (Enugu Rangers – NIG), Sunday Mba (Enugu Rangers – NIG), John Obi Mikel (Chelsea – ING), Fegor Ogude (Valerenga – NOR), John Ogu (Acadêmica Coimbra – POR) e Ogenyi Onazi (Lazio – ITA).

Atacantes: Joseph Akpala (Werder Bremen – ALE), Michael Babatunde (FC Kryvbas – UCR), Muhammad Gambo (Kano Pillars – NIG), Brown Ideye (Dínamo de Kiev – UCR), Ahmed Musa (CSKA Moscou – RUS), Nnamdi Oduamadi (Varese – ITA) e Anthony Ujah (Colônia – ALE).

Opinião do Jornaleiro

A seleção nigeriana pode ser uma das grandes surpresas na Copa das Confederações, mas não pode ser confundida com zebra, pois tem um bom elenco e um certo destaque no futebol internacional. O grande destaque da seleção fica na convocação, com o corte de Moses e Eminike, jogadores que jogaram muito na última CAN, mostrando a ousadia de Stephen Keshi, que após o título do torneio continental disse: “Não é fácil agradar a todos”, respondendo as críticas recebidas antes da competição, por levar muitos atletas locais. Pelo visto o lema de Stephen deve ser o mesmo.

Dentro da Copa das Confederações, os Super Águias podem avançar a semifinal, tendo como rodada chave a segunda, quando enfrentam o Uruguai em Salvador. O que se espera é que ambas as seleções vençam o Taiti e percam para a Espanha, decidindo que passa em um confronto direito. Devido a qualidade da equipe, a Celeste é favorita no confronto, mas os nigerianos levam vantagem de já terem enfrentando o Taiti e, se a expectativa se cumprir, podem se classificar para a semifinal com uma vitória.

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 13 de junho de 2013, em Copa das Confederações e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: