Espanha domina o jogo em todos os aspectos e vence o Uruguai por 2 a 1


por Paulo Semicek

A Espanha venceu o Uruguai por 2 a 1, na estreia das duas equipes na Copa das Confederações 2013. A partida foi disputada na Arena Pernambuco, em Recife, e teve os gols de Pedro e Soldado para a Fúria, e de Luis Suárez para a Celeste Olímpica. As duas seleções aguardam o fechamento da rodada com Taiti x Nigéria, nesta segunda-feira (17), no Mineirão.

Pedro abriu o placar para a Fúria (Foto: EFE)

Pedro abriu o placar para a Fúria (Foto: EFE)

Só uma equipe jogou no primeiro tempo

A Espanha propôs o mesmo jogo que lhe deu todos os seus títulos e um estilo de jogo bem definido: toque de bola preciso, marcação adiantada e exploração do erro do adversário. O Uruguai, escalado com duas linhas de marcação, deixou distantes essas duas linhas, e não conseguiu tirar os espaços dos espanhois. Não surpreendeu que a Espanha chegasse ao gol cedo, com 19 minutos; Pedro chutou de primeira, a bola desviou em Lugano e foi para o fundo das redes.

A primeira finalização uruguaia só veio aos 24 minutos, um cruzamento que Cavani quase desviou. Fora isso, a Celeste esperava os espanhois passarem para o seu lado de campo e daí marcar, mas a compactação não previa a lentidão dos volantes e dos zagueiros, especialmente Lugano. O espaço deixado foi aproveitado aos 31 minutos; Fabregas colocou Soldado na cara do gol, e ele só teve o trabalho de finalizar bem e marcar o segundo gol da Fúria. Gol que deu tranquilidade para a Espanha manter o mesmo jogo, e uma vitória praticamente certa.

Fúria sem sustos, mesmo no final

A Espanha seguiu fazendo o “feijão com arroz”, mas administrando mais a partida. O Uruguai tentou sair da inércia que dominou a equipe no primeiro tempo, colocando Alvaro Gonzalez, Lodeiro e Forlán. As mudanças vieram tarde, os espanhois mantiveram a boa marcação, um pouco mais compacta, mas ainda assim precisa.

Somente no fim do jogo a Celeste Olímpica deu sinal de vida. Aos 43 do segundo tempo, Luisito Suárez cobrou falta com perfeição e descontou para os sulamericanos. Foi o momento mais disputado do jogo, porque 1 minuto depois Soldado sofreu um pênalti claro, não dado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura. Mesmo assim, a Espanha teve cabeça e lucidez para não cair em qualquer pressão e manteve a justa vitória.

Números do jogo

Gols: Espanha 2 x 1 Uruguai

Chutes: Espanha 16 x 4 Uruguai

Chutes a gol: Espanha 9 x 2 Uruguai

Posse de bola: Espanha 71% x 29% Uruguai

Faltas cometidas: Espanha 13 x 22 Uruguai

Faltas sofridas: Espanha 22 x 13 Uruguai

Escanteios: Espanha 5 x 1 Uruguai

Opinião

A Espanha jogou o seu melhor. Independente da atuação uruguaia, o toque de bola e precisão no ataque resolveram facilmente o jogo. Iniesta e Fabregas se destacaram mais, um pela maior ofensividade, o outro pela  importância tática que teve. Fabregas teoricamente foi escalado como atacante, mas sua característica de meia faz com que a aproximação entre meio e ataque seja maior do que com Pedro. A se destacar Soldado, que funcionou melhor do que o esperado, pois é uma referência como centroavante, algo que não é o comum na Fúria atual.

Já o Uruguai vive uma crise técnica. Ninguém duvida da qualidade do elenco, mas a impressão que se tem é que a Celeste deixou de estar no auge, e esse grupo demonstra estar numa descendente dos seus melhores jogadores. Contra os espanhois, a marcação no meio foi reforçada, mas a qualidade da marcação foi de assustar. Por zona, mas sem tirar o espaço dos espanhois; a lentidão da dupla Godin-Lugano contribuiu bastante, pois os dois gols saíram de espaços dados no miolo da zaga. O gol de Suarez apenas tornou menos crítica a situação uruguaia.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 16 de junho de 2013, em Copa das Confederações, Futebol Internacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: