NHL – Decisão Stanley Cup – Jogo 6 – Boston Bruins x Chicago Blackhawks


por Marcos Garcia

Foram 26 jogos de invencibilidade na temporada regular e uma grande campanha nos playoffs que permitiram aos Chicago Blackhawks a chance de disputar sua segunda Stanley Cup em 3 anos. Novamente com a oportunidade de vencer o título fora de casa (como em 2010 em que bateu o Philadelphia Flyers para garantir o triunfo), os Hawks viajaram até Boston e acabaram com a série no jogo 6, derrotando o rival por 3 x 2 de virada na noite desta segunda-feira, 24. Toews, Bickell e Bolland foram os responsáveis pelos gols dos visitantes, que viram Lucic e Kelly descontar. O gol do camisa 36 de Chicago foi o gol de título marcado  mais tarde na história do tempo normal da Stanley, confirmando a 14º conquista da franquia.

Segundo título em 3 anos para a franquia de Chicago e seus craques. (Foto: Divulgação/Blackhawks)

O JOGO

Disposto a não ser surpreendido logo cedo, Boston imprimiu seu estilo de jogo físico nos primeiros minutos de jogo, ganhando a posse de puck e pressionando o rival em seu campo defensivo. As oportunidades claras demoraram para serem criadas, mas aos poucos foram aparecendo, principalmente através de Milan Lucic, que teve pelos menos 3 chances à queima roupa contra Crawford e não conseguiu superar o goleiro adversário ou a defesa de Chicago. Soberano nos faceoffs (17-7 no primeiro período), Boston abriu o marcador com Chris Kelly após passe de Tyler Seguin, colocando justiça no placar do jogo 6 até aquele momento. O primeiro período terminou com 13 tiros bloqueados pelos Blackhawks, contra apenas 1 dos Bruins, mostrando toda a presença ofensiva dos mandantes na etapa. Michael Frolik pelos visitantes e David Kreijc pelos donos da casa ainda tiveram chances claras na frente do gol, mas o placar se manteve.

Chris Kelly fez o gol dos Bruins em um 1º período dominado pelo time (Getty Images)

Mais concentrado no gelo, Chicago voltou melhor para o 2º período, melhorando o aproveitamento nos faceoffs e ficando mais tempo na parte ofensiva do gelo. O problema dos visitantes seguia sendo a indisciplina, cedendo outros 2 power plays para Boston, que não soube aproveitar as oportunidades. Além de ineficiente, os mandantes davam espaço para o contra-ataque, que funcionou após uma vitória no faceoff por parte dos Hawks e que terminou em gol shorthanded de Jonathan Toews para igualar o placar. Os 10 minutos finais da etapa foram de chances trocadas pelas duas equipes, com maior pressão por parte dos Hawks, que precisavam da vitória para garantir o título, mas não conseguiram virar antes dos 20 minutos finais. 

Toews empatou o jogo no 2º período com um golaço (Getty Images)

Nervoso, o 3º período começou com um leve domínio de Boston, que precisava do gol salvador e que forçaria o jogo 7. Voltando a impor seu estilo de jogo físico, os mandantes voltaram a liderança em gol de Milan Lucic,descontando os erros da primeira etapa e finalizando na frente de Crawford, sem chances para o goleiro rival. O gol fez Chicago abandonar a posição defensiva e sair mais pro jogo, apesar da forma desorganizada de atacar os donos da casa. Mais na força do que no jeito, os Hawks aproveitaram o talento individual de Patrick Kane e Jonathan Toews, que construíram a jogada do gol do empate, anotado por Brian Bickell. Já satisfeito, Chicago ainda teve tempo de virar, em gol de Dave Bolland, empurrando o disco pra rede após rebote na trave de Rask. Com apenas um minuto para a reação e visivelmente abalado, Boston não levou perigo e a grande campanha dos Blackhawks foi finalmente premiada com o título.

Dave Bolland (36) e o momento da comemoração do gol do título (Getty Images)

Curiosidade: Patrick Kane, atacante dos Blackhawks, foi o MVP das finais, anotando 9 gols, 10 assistências e 19 pontos nos playoffs, atrás apenas de David Krejic dos Bruins, com 27 pontos.

Melhores Momentos

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de junho de 2013, em Futebol Nacional, NHL e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: