X-Games Munich – Segundo dia de competições


por Marcos Garcia e Aline Bonn

No segundo dia de competições em Munich, foram disputadas as eliminatórias da Street League Skateboarding e as finais do BMX Freestyle Big Air e de Moto X Best Whip, Step Up e Speed&Style.

Vai dar Brasil?

A preliminar da SLS contou com 15 skatistas divididos em três baterias disputando 8 vagas para a final de domingo (30/6). Entre eles, o brasileiro que só vem crescendo na competição, Luan Oliveira. Alguns nomes muito cotados da liga como Nyjah Houston, Ryan Sheckler e Chaz Ortiz não participaram devido a lesões.

Na primeira bateria Tom Asta teve o melhor desempenho e realizou boas manobras na Impact Session. Billy Marks, Tommy Sandoval, Bastien Salabanzi e Matt Miller completaram a bateria e nenhum deles obteve nota suficiente para ir à final.

A segunda contava com a presença do brasileiro, que fez uma excelente apresentação, acertou todas as cinco manobras da Impact Session e foi para a final com a segunda melhor nota. Peter Ramondetta e Shane O’neill,que teve a nota mais alta na Flow Section, também se classificaram em quinto e sétimo lugar respectivamente. Mikey Taylor e Youness Amrani não conseguiram a vaga.

Ishod Wair competiu ao lado de grandes skatistas da Street League na terceira bateria: Paul Rodriguez, Chris Cole, Sean Malto e Torey Pudwill. Wair não se deixou pressionar e garantiu a oitava vaga para a final. Paul ficou em primeiro na colocação geral, e vai atrás do X de ouro que perdeu por pouco para Nyjah em Barcelona. A terceira colocação foi de Cole, a quarta de Malto e a sexta de Torey.

Brasileiro Luan Oliveira vai para a final : FOTO: Bryce Kanights Photography

Final GoPro BMX Big Air

A final do BMX Big Air foi prejudicada pelo vento e a umidade do ar. Em Barcelona, a pista estava em local fechado e ajudou na realização das manobras. Hoje, porém, os pilotos tiveram de enfrentar as más condições climáticas, o que diminuiu a média das notas.

Cada competidor teve quatro voltar para pontuar. ZackWarden vinha de duas vitórias consecutivas nos X Games, e em Munich tentou emplacar a mesma sequência de manobras que vinha fazendo. No entanto, desta vez conseguiu apenas a medalha de bronze. Chad Kagy e Morgan Wade foram os que disputaram o primeiro lugar

Chad obteve a nota mais alta na segunda volta após acertar um Back Flip CliffHanger no Gap e Flair Tailwhip no Quarter Pipe a quatro metros de altura, um dos fatores que o levou ao terceiro X de ouro de sua carreira.Morgan Wade ficou com a prata, executando manobras exclusivas de seu repertório, incluindo um Triple Tailwhip a 5,8 metros de altura

A estreia de James Foster na competição foi das piores. Durante a primeira volta, o iniciante sofreu uma queda que o tirou da competição. Completando a classificação: Colton Satterfield, Vince Byron, Steve McCann e Andy Buckworth, respectivamente. 

Final foi movimentada em Munique: Foto – Aguinaldo Melo

Moto x Best Whip

Uma das modalidades mais esperadas pelos fãs dos X-Games teve seu pontapé inicial na tarde desta sexta-feira, 28, quando as motos entraram em ação na edição de Munique. A primeira competição do estilo foi a final do Moto X Best Whip, disputada na arena do parque olímpico da cidade. A modalidade é considerada uma grande homenagem à manobra, que ajudou a construir a competição do Moto X Freestyle no evento.

Disputado de forma diferente, o estilo conta com a participação do público online para a escolha do grande vencedor por votação popular. Campeão em Barcelona, o Espanhol Edgar Torronteras voltou a ser um dos que mais empolgou o público alemão, mas não conseguiu superar o experiente Jeremy Stenberg, que contou com 64% dos votos totais para garantir o seu quarto ouro na modalidade, seguido pelo espanhol com 15% e pelo californiano Lance Coury, com 12%. 

Moto X Step Up

Estilo desafiador e de grande equilíbrio entre as Motos, o Step Up deu sequência a tarde de disputas na Arena Olímpica de Munique.  Após surpreender com um Bronze em Foz, o Tcheco Libor Podmol foi ainda mais longe e superou o favorito Ronnie Renner para conquistar sua 1º medalha da ouro na carreira.  A competição contou com todos os atletas disputando em igualdade até a barra constar 8,2 metros de altura, situação que tirou Brian Foster, Massimo Bianconcini e Brian Deegan (que voltava a competir nas motos em X-Games) da disputa por medalha.

Com a barra colocada em 8,8 metros, apenas Podmol foi capaz de superar o obstáculo, confirmando a improvável medalha de ouro e deixando pra trás Matt Buyten e Renner. O primeiro ficou com a prata por errar menos tentativas que o rival, que teve que se contentar com um bronze amargo. O medalhista Tcheco terá uma nova oportunidade de surpreender os adversários já neste sábado, quando disputa o Moto X Freestyle, a partir das 14h, horário de Brasília.

Moto X Speed & Style

A tarde de disputas foi fechada com o Moto X Speed & Style, outro estilo de bastante rivalidade e equilíbrio. Aliando a velocidade dos pilotos com a criatividade na hora de realizar as manobras, a modalidade é disputada em 4 voltas aonde 2 pilotos batalham entre si, executando não só o percurso em um menor tempo que o rival, mas também sendo mais regular. O principal nome das finais de hoje foi Javier Villegas, que ficou com a prata após ser derrotado por Mike Mason na decisão do ouro. Nas fases anteriores, o piloto de origem mexicana realizou grandes disputas, derrotando Matt Rebaud por apenas 0.18 segundos nas quartas de final e Nate Adams na semi, após uma queda do rival na 3º volta. 

Já Mason, o grande vencedor do X de ouro, não teve dificuldades para bater Josh Sheehan e chegou como favorito para a final, aonde desbancou o adversário com uma boa margem de diferença, exibindo também uma rotina variada de manobras que contava com Heelclicker flip, Rocksolid e Underflip, entre outras. 

O Speed & Style fechou dia de competições na Arena Olímpica da cidade: Foto – Mark Kolhman/ESPN

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 28 de junho de 2013, em X-Games e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: