X Games Munich- Terceiro dia de Competições


por Roberto Rohden

O dia em Munich começou cinza, com a chuva ameaçando competições como o Big Air e o RallyCross. Porém, a água também trouxe um “algo a mais” em algumas delas, tornando o dia emocionante e surpreendente para os amantes de esportes radicais.  Houve quebra de jejuns, expectativa por Bob Burnquist e surpresas nos esportes motorizados sobre quatro ou duas rodas. O terceiro dia mostrou que mesmo com chuva, tudo pode se tornar mais interessante.

BMX Freestyle Park Final;

O BMX teve o privilegio de abrir o dia mais movimentado do X Games, conseguindo cumprir a responsabilidade em grande estilo. Um dos destaques do evento é a pista do Park que fornece uma maior diversidade nas manobras, fazendo com que os participantes inovem, alternando o circuito a cada volta. Contudo, foram os atletas que tornaram a prova incrível e com um resultado inesperado.

Logo na primeira eliminatória, com os norte-americanos Daniel Sandoval e Scotty Cranmer já foi possível ver que o vencedor seria aquele com mais criatividade. Ambos fizeram voltas com muitas variações de Flips e várias opções e se classificaram pra final, Pat Casey os acompanhou. Já na segunda, o venezuelano Daniel Dhers apresentava manobras de alto nível e se classificou com tranquilidade com 81 pontos, mesma pontuação de Daniel Sandoval. Junto dele, Drew Bezanson e Gary Young (vencedor de Barcelona), foram a final.

Ao final da modalidade uma coisa estava certa, o BMX Park se tornou mais uma vez imprevisível. Casey, Bezanson e Young fizeram voltas sólidas, com manobras difíceis, todos tentaram ser criativos, mas devido a muitos erros os três não conseguiram faturar nenhuma medalha. Entretanto, os outros três que sobraram não decepcionaram. Sandoval fez voltas muito boas, mas não repetiu sua atuação das eliminatórias e ficou em terceiro com 78 pontos. A disputa que tomou conta do Park foi entre Dhers e Cranmer, os dois aproveitaram a pista com o tema Bavária para fazer diversas opções de Gaps e Transfers. Com voltas de muita velocidade e habilidade quem se deu bem foi o venezuelano que fez uma verdadeira volta de campeão, enquanto o americano Cranmer sentiu a pressão e com seus 82 pontos não tirou o ouro de Daniel Dhers, que fez 84, garantindo o seu quinto X de ouro na modalidade.

Dhers ocupou o lugar mais alto do pódio na final do BMX. (Foto: ESPN)

Ford RallyCrossRace #1 Final – Valendo a Etapa de Barcelona

O Rally Cross estava com a ameaça de ser cancelado devido a chuva, contudo, os organizadores viram uma nova oportunidade com a pista molhada e escorregadia. Eles decidiram continuar com a prova, acertadamente, pois isso deu mais adrenalina e afetou o chamdo “favoritismo” de alguns atletas, resultando em várias surpresas ao longo da modalidade.

Nas eliminatórias alguns dos favoritos ao pódio não se deram muito bem, foi o caso de Scott Speed (vencedor da etapa de Foz do Iguaçu) e Timur Timerzyanov tiveram que ir para a repescagem. O brasileiro Guiga Spinelli também não teve uma apresentação muito boa e acompanhou os dois veteranos. Os destaques foram Tanner Foust, americano, e Toomas Heikkinen, holandês, que dominaram suas baterias.

A repescagem contou com 9 pilotos, muitas batidas e derrapagens. Dessa vez, Speed e Timerzyanov botaram os anos de experiência em prática, desbancando com tranquilidade os outros competidores. Entretanto, é bom ressaltar a participação do brasileiro Spinelli que estava estrando na modalidade. Apesar de não chegar a final ele conseguiu acompanhar os primeiros colocados e fez uma excelente prova, se recuperando e chegando perto do segundo lugar.

A final foi emocionante, pouco antes do seu começou a chuva reapareceu, botando mais tensão na pista. Na largada o que se viu foi uma batalha de batidas, toques e rivalidade, logo na primeira curva muitos pilotos se envolveram em acidentes, isso beneficiou o “azarão” Liam Doran que escapou de tudo e disparou solitário na liderança. Porém, uma batida fez os juízes darem bandeira vermelha e forçar a relargada.

Faltavam 7 voltas, nada decidido e toda expectativa de uma nova prova estava no ar. Os eventos se repetiram, batidas e confusão logo na primeira curva, os favoritos ficaram pra trás e novamente Doran se sobressaiu e tomou conta da prova. Ele se consagrou campeão da Etapa em grande estilo, conseguiu manter a primeira posição durante as ultimas três voltas com um pneu estourado, foi ameaçado, mas com muita habilidade se manteve a frente e garantiu o ouro com apenas três rodas. Atrás dele com a prata e o bronze ficaram Ken Block e Toomas Heikkinen, respectivamente.

É bom lembrar aos leitores que amanhã também vai ocorrer outra prova de Rally, dessa vez, valendo o título da Etapa de Munich. Espera, mas e a de hoje o que foi? Foi a reedição da prova de Barcelona, como ela não ocorreu no ultimo X Games devido a chuva, foram programadas 2 provas de Rally Cross pra Munich, para quitar a divida com os fãs do evento.

Apesar da chuva, etapa do Rally Cross não foi adiada em Munich. (Foto: ESPN)

Decepções e adiamentos;

A chuva beneficiou o espetáculo em algumas modalidades, mas estragou a expectativa de muitas pessoas. As provas do Skateboard Big Air Final, do Moto X Freestyle e as do Enduro X (masculino e feminino), foram adiadas para o domingo. Os apreciadores do X Games precisam torcer para a chuva sair da cidade alemã e ter a chance de se agraciarem com um quarto e ultimo dia de competições, repleto de eventos radicais.

A Vitória de Doran no Rally Cross

Daniel Dhers e o Ouro no BMX Park

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 29 de junho de 2013, em X-Games e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Bela matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: