Opinião: Assim como em seu hino, Galo terá que ser forte e vingador


por Vinicius Silva

Na quarta (10), o Atlético Mineiro disputa a partida do ano contra o Newell’s Old Boys. Os mineiros precisam vencer com três gols de vantagem no tempo normal para garantir sua vaga na inédita final. O retrospecto do Galo no Independência é motivo de confiança para a torcida. São 36 jogos de invencibilidade desde que o estádio, localizado no Horto, foi reaberto. Além disso, o quarteto formado por Ronaldinho, Bernard, Diego Tardelli e Jô confirmado no ataque dão esperanças de gol.

galeria-simbolo


Torcida

A torcida do Galo sempre foi um diferencial, incentivando os jogadores em campo.  Não será diferente nesse jogo. Faz muito tempo que o clube não tem uma equipe com tanta qualidade, o que aumentou ainda mais as esperanças de conquistar a América. Porém, a derrota para os argentinos na semana passada fez com que a histeria em Belo Horizonte diminuísse.

Está circulando na rede uma campanha para uma “pressão infernal” no Horto. A ideia é de que 20 mil torcedores usem apitos para intimidar os jogadores do NOB quando estiverem com a bola. Já nos momentos em que o Galo tiver a posse da bola, incentivar a equipe com os cantos já conhecidos.

Campanha da torcida do Atlético promete muito barulho no Horto (Foto: Reprodução Globoesporte.com)

Campanha da torcida do Atlético promete muito barulho no Horto. (Foto: Reprodução/ Globoesporte.com)

Estive na capital mineira neste final de semana que antecede a decisão. Fui às ruas no sábado e vi pouquíssimos cruzeirenses e alguns atleticanos. Nada que chame a atenção e/ou mostre a confiança do torcedor para uma disputa tão importante quanto realmente é.

Conversei com alguns alvinegros e percebi um desânimo em alguns. Obviamente a situação não é nada fácil, é preciso uma grande vantagem contra um time argentino. Mas a falta de decisões na história recente do Atlético faz parte da torcida achar que a equipe vai “morrer na praia”.

Talvez eu esteja errado. Provavelmente esteja. Tenho certeza que no início do jogo a torcida presente irá pressionar os argentinos junto com os jogadores em campo. A minha preocupação é, caso os gols não saiam no primeiro tempo e nos 10 primeiros minutos da segunda etapa, como a torcida vai se comportar. Falo isso porque acredito e consigo imaginar uma partida em que o placar seja decidido nos últimos 15 minutos. Assim diz em seu hino, o Galo terá que ser forte para vencer.

Torcida do Galo irá pressionar os argentinos no Horto (Foto: Leonardo Simonini/ Reprodução Globoesporte.com)

Torcida do Galo irá pressionar os argentinos no Horto. (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)

Time em campo

Cuca deverá motivar ainda mais os jogadores. A intensidade do jogo tem que ser altíssima. Exemplo pode ser  a final da Copa das Confederações, onde a seleção canarinha engoliu a Espanha. Os titulares ainda não estão definidos. Leandro Donizete e Leonardo Silva treinaram normalmente e podem reforçar a parte defensiva. Donizete aumenta o poder de marcação e o entrosamento com Pierre faz o meio campo evoluir na questão defensiva. Leonardo Silva melhora a qualidade, já que o nível da dupla reserva composta por Gilberto Silva e Rafael Marques é fraquíssima.

Do meio pra frente, o time é rápido e com muita movimentação por parte de Bernard, Tardelli e Jô. Ronaldinho pode enfiar duas bolas a partir dos quarenta do segundo tempo. A equipe tem repertório para construir um marcador em pouco tempo.

Quarteto ofensivo terá a missão de furar a defesa do NOB (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Quarteto ofensivo terá a missão de furar a defesa do NOB. (Foto: AFP)

Newell’s não treina em BH

Os argentinos devem se fechar e tentar aproveitar o oportunismo de Scocco. Além disso, o NOB não deve treinar em solo brasileiro, sendo que o motivo seria medo de levar um “troco”. Na Argentina, o técnico Cuca revelou que no reconhecimento do campo realizado pelo Atlético, apenas 60% dos refletores estavam ligados, o que deixou vários pontos do gramado escuros. Para completar, os banheiros estavam trancados, os gols não tinham redes e as marcações haviam sido apagadas. A partida está marcada para as 21h50, no horário de Brasília.

Anúncios

Publicado em 9 de julho de 2013, em Libertadores 2013, Opinião e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: