NFL 2013/2014 – O que esperar do seu time: AFC Sul


por Leonardo Siqueira e Marcos Garcia

O assunto do post especial de hoje é a AFC Sul, divisão de Indianapolis Colts, Houston Texans, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans e uma das 8 que fazem parte da NFL (National Football League). Considerada uma das mais desequilibradas, principalmente pelo domínio de Colts e Texans nos últimos anos, nesta temporada o cenário não parece ser muito diferente, com as duas franquias lutando lado a lado pelo título e a vaga nos playoffs.

Houston Texans

A franquia mais jovem da NFL finalmente cresceu e o objetivo de 2013 é ousado: Chegar ao Super Bowl. Após dominar a AFC Sul nos últimos dois anos, o Houston Texans busca agora um maior equilíbrio e regularidade para ir longe nos playoffs. Para isso, o time do técnico Gary Kubiak contará com suas principais estrelas (Arian Foster, Andre Johnson e JJ Watt) saudáveis desde a 1º semana, além de contar novamente com Matt Schaub no comando do ataque. Talentoso, o QB entra em 2013 tentando tirar a imagem de pouco confiável na hora de decisão, não mantendo o mesmo nível da temporada regular em jogos de playoffs. O ataque ganhou o reforço do First Round Pick DeAndre Hopkins, WR de Clemson e que foi escolhido para ser o principal companheiro de Johnson na posição, principalmente também pela saída de Kevin Walter. 

Outras mudanças no elenco também podem ser observadas, a principal delas uma saída e uma chegada. Connor Barwin (DE/OLB) que fez muito sucesso na defesa de Houston, aproveitou a free agency para se aventurar em outros lugares e vestirá a camisa dos Eagles em 2013. A chegada é a do experiente Ed Reed, safety de Hall da Fama e que após ganhar seu 2º Super Bowl pelos Ravens, se transferiu para os Texans. A grande preocupação recai na parte física de Reed, mas em condições, ele pode liderar a defesa e ajudar Houston na busca pelo ousado sonho da 1º final da história da franquia.

Hopkins é uma das caras novas em Houston (HoustonTexans.com)

Indianapolis Colts

A primeira temporada de Andrew Luck ficou um pouco ofuscada por Russel Wilson, até porque não se esperava tanto do novato de Seattle. Mesmo assim, Luck fez uma temporada incrível, com direito a bater o recorde de jardas lançadas por um calouro, mesmo tendo problemas com a linha ofensiva. Nada mais obvio para o draft, que investir nesse setor. A chegada de Hugh Thornton (OG), Khaled Holem (OG/C) e Justice Cunningham (TE) deve, se não resolver, melhorar muito o trabalho de Luck. Ainda no draft, a equipe reforçou sua secundária com John Boyett (S) e Bjoern Werner (OLB), além do DT Montori Hughes. Aos poucos, os Colts vão crescendo e se mostrando mais fortes, mesmo assim, não deve ser essa a temporada que a equipe volta aos playoffs, uma vez que os Texans vem fazendo, há algumas temporadas, campanhas concisas.

Bjoern Werner é a esperança defensiva dos Colts (Michael Hickey/Getty Images North America)

Tennessee Titans

As esperanças da ultima temporada se escoravam no fim de 2011. Jake Locker havia entrado bem e a tendência era melhorar cada vez mais. Porém, 2012 veio e jogou a confiança na equipe pra baixo. Locker não teve uma mira boa, principalmente  em razão de uma OL fraca, e Chris Johnson fez uma temporada apenas regular com média de 77 jardas terrestres por jogo. Destaque apenas para os LB’s Zach Brown e Akeem Ayers. Para a próxima temporada, os Titans trouxeram boas esperanças no draft. A contratação de Chance Warmack, Guard vindo de Alabama, e Brian Schwenke, center da Califórnia, devem fortalecem a OL. A defesa também foi bem reforçada, com a chegada de 5 jogadores. A maior novidade, para os brasileiros, é o kicker Maikon Bonani. O jogador foi contratado como undrafted free agent e pode ser o primeiro brasileiro, de fato, a jogar na NFL.

Muito trabalho em 2013 para os Titans voltarem a ser competitivos (AP Photo)

Jacksonville Jaguars

Com uma campanha de 2-14 em 2012, um ataque que ficou em 28º pelo ar e em 27º correndo e uma linha ofensiva que cedeu mais de 50 sacks, o mínimo que se espera dos Jaguars nesta temporada é uma campanha mais digna. Não há expectativas de playoffs, mas a franquia, agora comandada pelo treinador Gus Bradley, busca reagir. Ainda com duvidas na posição de quarterback, que ano passado ficou com Chad Henne após mais uma temporada decepcionante de Blane Gabbert, os Jags selecionaram o OT Luke Joeckel para ser titular emergencial na linha ofensiva e ainda acertou com o WR Mohamed Massaquoi para substituir o decepcionante Laurent Robinson. Outro boa arma draftada foi Denard Robinson, atleta de Michigan e que deverá atuar em várias posições no ataque de Jacksonville, graças ao seu talento atlético. Já no elenco, as esperanças recaem sobre o segundo anista WR Justin Blackmon e seu companheiro de posição Cecil Shorts, dupla de grande entrosamento em 2012.

A defesa também mudou bastante, anunciando a saída do LB Daryl Smith e dos atletas de secundária Derek Cox, Aaron Ross, Dawan Landry e Rasean Mathis, dando espaço para os novos contratados Alan Ball (Ex-Cowboys). Marcus Trufant (Ex-Seahawks), Sen’Derrick Marks (Ex-Titans) e Roy Miller (Ex-Bucs), tomarem conta da reformulada defesa californiana. Além destes reforços, a franquia draftou outras boas apostas defensivas para 2013 e quer começar a reformulação o mais rápido possível.

Denard Robinson é o atleta a se observar em Jacksonville (BOB SELF/The Times-Union)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 20 de julho de 2013, em NFL e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: