NFL 2013/2014 – O que esperar do seu time: NFC Sul


por Leonardo Siqueira e Marcos Garcia

A NFC Sul é o tema de hoje no penúltimo especial do Jornaleiros do Esporte sobre a preparação das equipes da NFL (National Football League) para a temporada de 2013. No último ano, o Atlanta Falcons chegou a final da conferência após obter a melhor campanha da liga entre todos os times, parando apenas na derrota em casa para os 49ers. Campeão em 2010, o New Orleans Saints vem como a segunda força da divisão no momento, seguido dos reforçados Carolina Panthers e Tampa Bay Buccaneers.

New Orleans Saints

O Saints fez uma temporada à ser esquecida. Ficar fora dos playoffs realmente não pegou bem e o principal motivo foram os fatores extra campo. Além de Joe Vitt, suspenso por 6 jogos e Jonathan Vilma fora da temporada, o head coach Sean Payton também ficou fora um tempo. Suficiente para o time não se encontrar e, por exemplo, perder para o Chiefs em casa. Mesmo assim, essa temporada promete ser diferente. Se Brees consegue levar o ataque bem (o QB lançou 5.177 jardas na temporada passada), o que segura o Saints é a defesa. Dos 5 jogadores draftados, 3 vem para compor a defesa sendo dois para a secundaria (Kenny Vaccaro, safety, e Rufus Johnson, linebacker) e um para a linha (Jonathan Jenkins). Terron Armstead chega para reforçar a ofensiva e dar mais tempo à Brees e Kenny Stills compõem o plantel de recebedores. Levando em conta que o Saints não terá desfalques logo no início da temporada, as chances de playoffs são bem altas.

Rookie Kenny Vaccaro é a esperança de uma frágil defesa (Stacy Revere/Getty Images)

Carolina Panthers

A expectativa da temporada passada era boa. O time dependeria de si e podia, com grandes jogadas do segundo anista Cam Newton, chegar aos playoffs. Não foi bem assim. Newton, que havia feito um ano incrível como calouro em 2011, não conseguiu chegar nem perto em 2012. Com poucos alvos (Greg Olsen, tigh end, foi um dos jogadores que mais recebeu passes) e um jogo corrido fraco, os pontos não vieram. Pior ainda, a defesa não conseguiu conter os ataques e muito menos ameaçar QB’s, e o time amargurou mais uma temporada sofrida. O torcedor espera, para essa temporada, um time como o do fim do ano passado, que quase venceu o Falcons., mas é difícil acreditar que será assim. O ataque deve permanecer basicamente o mesmo, exceto pela chegada do RB Kenjon Barner, de Oregon. A equipe resolveu investir na defesa e na integridade de Newton. Star Lotulelei e Kawaan Short (DT’s) chegam para forçar sacks, enquanto a secundária ganha A.J. Klein e Edmund Kugbila (G) terá a difícil missão proteger Cam Newton. A temporada não deve ser de playoff, mas a equipe deve melhorar a cada semana.

Ano de grandes expectativas para os Panthers de Newton e Rivera (Getty Images)

Atlanta Falcons

Após um ano quase perfeito em 2012 e uma derrota dolorosa em casa para o San Francisco 49ers na final da NFC, o Atlanta Falcons volta motivado a chegar ao Super Bowl nesta temporada, como mostram os reforços da equipe para este ano. O ataque segue comandado pelo confiável Matt Ryan e seus recebedores mais do que perigosos Roddy White, Julio Jones e o TE Tony Gonzalez, que anunciou a aposentadoria ao fim da última temporada, mas voltou atras em sua decisão e estará em campo mais uma vez. Para equilibrar as ações ofensivas, a franquia foi atrás de Steven Jackson, atleta que fez história no ST Louis Rams e que deve tomar a posição de RB com facilidade. A defesa não contará com o experiente John Abraham, mas a contratação de Osi Umenyiora, campeão com o New York Giants, deve suprir a falta que o DE irá fazer no elenco, apesar de uma temporada abaixo da média em 2013. Na secundária, a aposta é no rookie Desmond Trufant, first round pick e fonte de muita esperança da torcida na posição de cornerback. Mais um ano para os falcões voarem alto na NFL.

Steven Jackson deve melhorar um ataque já muito temido (AP Photo/David Goldman)

Tampa Bay Buccaneers

No 2º ano sob o comando do técnico Greg Schiano, os Bucs precisam resolver algumas questões no ataque e encaixar sua renovada defesa para voltar a constar nos playoffs da NFL. Josh Freeman novamente é o QB Titular na Florida e, apesar de todo o talento, vai precisar mostrar mais regularidade para ter seu contrato renovado no fim do ano. Não há nenhuma novidade ofensiva para o camisa 5, que vai apostar no entrosamento com Vincent Jackson e Mike Williams nas bolas pelo ar e com o segundo anista Doug Martin no chão, para por em prática um ataque que pode incomodar qualquer time na NFL. Do outro lado da bola, a defesa perdeu alguns nomes importantes como Roy Miller (Jaguars) e Quincy Black (aposentado), mas se reforçou muito bem, principalmente na secundária. Vice campeão pelos Niners, Dashon Goldson vai dividir o setor com Darrelle Revis, considerado por muitos o melhor cornerback da liga e que se transferiu para os Bucs neste ano. Revis ainda é uma incógnita após uma cirurgia no joelho, mas em condições terá o papel de líder defensivo da franquia.

No front 7,a esperança é que Da’Quan Bowers e Adrian Clayborn se mantenham saudáveis e propiciem o aparecimento de um Pass Rush mais efetivo na equipe. O corpo de linebackers segue comandado por Gerald McCoy, que deve ser acompanhado pela 4º escolha no draft de 2013 de Tampa, Akeem Spence, atleta que vem surpreendendo nos treinamentos. Com mais regularidade, os Bucaneiros podem chegar longe.

Revis foi uma das maiores contratações da Offseason (Usa Today Sports Images)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de julho de 2013, em NFL e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: