10 anos do memorável título de Fernando Meligeni no Pan-Americano


por Pedro Melo

Foi no dia 10/08/2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, que Fernando Meligeni fazia a sua última partida como profissional na disputa pela medalha de ouro do Pan-Americano. Mas o que Fininho, nem ninguém, imaginava que depois de quase três horas, aquela partida ficaria marcada para sempre na memória de quem gosta de tênis.

10 anos sem Meligeni representando o Brasil nas quadras (AFP)

O Pan-Americano nunca teve um grande significado para os tenistas em termos de pontuação no ranking, mas a disputa pelo ouro era contra o chileno Marcelo Rios, um de seus maiores algozes no circuito, que havia vencido os seis confrontos anteriores. Mas uma hora o tabu tinha que ser quebrado e foi justamente na final do Pan.

A final começou por volta do meio-dia com um sol escaldante e quase 40 graus e após 2h44min de uma batalha com muito drama e raça, o brasileiro saiu vitorioso por 5-7, 7-6 (8-6) e 7-6 (7-5).

Ao conquistar o ouro e encerrar a carreira de uma forma memorável, Meligeni jogou a raquete para cima e foi abraçar os brasileiros que torceram, apoiaram Fino o tempo inteiro e invadiram a quadra para comemorar com ele.Em seu livro “Aqui Tem! Vitórias e memórias de Fernando Meligeni”, publicado em 2008, Fininho declarou que “todo o jogador deveria ter a despedia que ele teve”. E ele tem razão, sua despedida é para ser lembrada para sempre e dificilmente outro tenista não encerrará a carreira da forma que o brasileiro encerrou.

Confira abaixo os últimos games da última partida de Meligeni:

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 10 de agosto de 2013, em Tênis e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: