Após 41 anos, unica equipe campeã invicta da NFL é recebida na Casa Branca


por Leonardo Siqueira

É tradição nos Estados Unidos que a equipe campeã do Super Bowl (assim como de outros esportes muito populares) seja recebida na Casa Branca pelo presidente. Para o povo americano, que é extremamente patriota, esse fato é muito valorizado.

(Miami Dolphins foi imbatível em 1972. Foto: Divulgação/Associated Press)

(Miami Dolphins foi imbatível em 1972. Foto: Divulgação/Associated Press)

Em 1972, o Miami Dolphins conseguiu o que era considerado por muitos impossível. A equipe foi campeã invicta, com 17 vitórias na temporada, incluindo o Super Bowl VII contra o Washington Redskins. A visita, porém, não ocorreu. Naquele ano, o “Washington Post” fez uma série de reportagens que denunciou o “Caso Watergate”, um dos maiores escândalos americanos, que causou a renuncia do presidente Nixon. Na ultima terça feira (20), porém, o presidente Barack Obama recebeu os campeões, após 41 anos.

Perfect Season

Como se vencer o Super Bowl, a ser a única equipe a passar a temporada sem perder ou empatar nenhum jogo e ter um total de 18 vitórias seguidas (além das 17 de 72 o Dolphins ainda venceu a primeira partida do campeonato de 73), a equipe liderada pelo head coach Don Shula ainda conseguiu impressionantes marcas pessoais. No ataque, Larry Csonka e Mercury Morris se tornaram a primeira dupla de running back’s a ter 1000 jardas em uma única temporada. No jogo aéreo, Paul Warfield teve a incrível média de 20 jardas por recepção em 29 recepções. A linha ofensiva contou com dois futuros Hall of Famer’s, Larry Little e Jim Langer.

O quarterback titular da equipe era Bob Griese. Porém, na quinta semana, Griese quebrou o tornozelo após ser sacado pelo defensive end Ron East e o defensive end Deacon Jones, do San Diego Chargers. Sendo assim, o veterano Earl Morral seguiu liderando a equipe pela temporada regular. Recuperado, Griese voltou na final da AFC contra o Steelers.

A defesa ficou conhecida como No-Name Defense (algo como defesa sem nome, em tradução livre), já que o ataque recebia a maior parte da publicidade. Liderada pelo linebacker Nick Buoniconti, defensive end Bill Stanfill, defensive tackle Manny Fernandez e pelos safeties Dick Anderson e Jake Scott, a defesa de Miami foi a melhor daquela temporada.

(Foto: ftw.usatoday.com)

(Foto: ftw.usatoday.com)

Lenda Urbana

Existe uma lenda urbana que diz que sempre que a ultima equipe invicta da liga, todos os membros daquele time de 72 que ainda estão vivos celebram com champagne. O head coach Don Shula ainda declarou que, algumas vezes, Dick Anderson e Nick Buoniconti se reuniam para fazer o brinde, já que moravam relativamente próximos. Bob Griese disse, na transmissão de um jogo em que a invencibilidade de um time caiu, que ele se reuniria à alguns companheiros e tomariam uma Coca Diet, já que a idade não permite mais o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Anúncios

Publicado em 22 de agosto de 2013, em NFL e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: