Especial Argentina: os caminhos de La Boca


por Marcio Kaviski 
(enviado especial à Buenos Aires)

Na européia Buenos Aires da Recoleta e da americana Buenos Aires do Alto Palermo esconde-se o tradicional bairro argentino de La Boca.  O local é conhecido pelo turismo por duas razões : o tradicional caminho do Camito e o lendário estádio de La Bombonera.  O bairro foi fundado por trabalhadores estrangeiros que chegavam para trabalhar no porto da cidade. 

A rua do Caminito faz parte da essência da história do Boca. ( Fotos : Marcio Kaviski )

A rua do Caminito faz parte da essência da história do Boca. ( Fotos : Marcio Kaviski/ Jornaleiros do Esporte )

Lendas do Boca estão espalhadas pelo caminho do caminito

Lendas do Boca estão espalhadas pelo caminho do caminito

Pelo bairro encontra-se uma série de referências ao time azul e amarelo do Boca. As casas, em sua maioria com detalhes nas cores do time, artesanatos com estátuas de ídolos, lojas com uniformes históricos. Durante a caminhada ao caminito é impossível olhar para os lados e não ver o famoso estádio de La Bombonera.   

La Bombonera encontra-se a quatro ou cinco quadras do Caminito. O Estádio construído em 1923 tem em sua arquitetura e região traços dos imigrantes Italianos e Espanhóis que habitavam o local.  

Chegando no estádio, por 60 pesos ( o equivalente em média a 20 reais ), o visitante pode realizar um tour  pelo “Museo Boca” e conhecer o lendário estádio de La Bombonera.  

Durante o caminho pelo tour é possível entender a história do Boca Juniors e a ligação do clube com o bairro de La Boca e com o Caminito. Além das referências geográficas e históricas o torcedor e amante do futebol também encontra a sala com os títulos do Boca, camisas históricas, filmes com os campeonatos conquistados, ídolos em forma de estátuas e objetos históricos.

Palermo é um dos ídolos eternizados na Bombonera.

Palermo é um dos ídolos eternizados na Bombonera.

O “Museo Boca” ainda dá espaço para o amante do futebol visitar o estádio da Bombonera. Durante 30 minutos é possível conhecer todas as partes do palco do futebol mais famoso da Argentina e ter a sensação da proximidade da torcida com os jogadores.

O estádio do Boca conta como uma capacidade de 55 mil espectadores, sendo 5 mil destinados a torcida visitante. Porém, com a grande violência nos estádios argentinos, o espaço destinado a torcida visitante tem sido ocupado no Campeonato Argentino pelos próprios torcedores do Boca Juniors.  

Hoje a equipe de La Boca tem um quadro de 100 mil sócios torcedores. Para assistir aos jogos o torcedor enfrenta uma fila que, segundo guias locais, pode durar mais que cinco anos. Ou seja, não existem ingressos para jogos do Boca à venda. 

Para resolver esse problema a diretoria do Boca está negociando desde 2012 com um grupo de investimentos dos Emirados Árabes para construção de um estádio com capacidade de 75 mil pessoas no lugar do atual do Centro de Treinamentos do Boca Juniors. 

O estádio de La Bombonera é conhecido pela proximidade da torcida com os jogadores

O estádio de La Bombonera é conhecido pela proximidade da torcida com os jogadores

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de agosto de 2013, em Especiais e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: