Bósnia e Montenegro: as surpresas das eliminatórias europeias


por Michel de Alcantara

Como de costume, toda edição de uma Copa do Mundo possui uma ou mais surpresas. A bela campanha da Turquia em 2002, chegando a semifinal, a volta da seleção australiana após 32 anos e a primeira participação em Copas da Eslovênia são exemplos recentes de seleções que surpreenderam, ou pela campanha, ou pelo fato de estarem participando do evento.

Bósnia e Montenegro estão surpreendendo nas Eliminatórias Europeias para a Copa de 2014 (Montagem: Lucas Vian)

Bósnia e Montenegro estão surpreendendo nas Eliminatórias Europeias para a Copa de 2014 (Montagem: Lucas Vian)

Atualmente, mais especificamente na Europa, duas seleções têm chamado a atenção: Bósnia e Montenegro. Estas pertecem a países que já fizeram parte da antiga Iugoslávia. O fato de serem seleções jovens, não terem nenhuma participação no maior evento futebolístico do mundo e liderarem seus respectivos grupos nas eliminatórias europeia, todos esses ingredientes fazem com que a surpresa seja ainda maior. Vamos agora ver o que há de melhor em cada uma:

Bósnia-Herzegovina: Comandada por Safet Susic, a Bósnia lidera o grupo G com 16 pontos e está muito próxima de uma histórica classificação à Copa. O time de Susic possui o melhor ataque da competição, além da terceira melhor defesa. E se não bastasse, os dois artilheiros das eliminatórias são bósnios: o maior artilheiro de todos os tempos da Bósnia, o ótimo centroavante Edin Dzeko, do Manchester City,  e o atacante Vedad Ibišević, do Sttugart. Não apenas os dois atacantes, a seleção ainda conta com dois nomes importantes no meio-campo. Zvjezdan Misimović, jogador do clube chinês Guizhou Renhe, é o jogador que mais vestiu a camisa de sua seleção, com 74 convocações. Miralem Pjanić é outra peça fundamental de sua seleção, além de ser um dos grandes nomes da Roma, da Itália.

Chances na Copa: Apesar da evolução que vem desde os anos 90 e a bela campanha nas eliminatórias, com Dzeko sendo a referência e artilheiro das eliminatórias, a Bósnia não deverá passar, no máximo, das quartas. Dificilmente repetirá a campanha da vizinha Croácia, que em 98 ficou entre as quatro melhores daquele ano.

Atacante do Manchester City, Edin Dzeko é o artilheiro da Bósnia (Foto: Sport.co.uk)

Atacante do Manchester City, Edin Dzeko é o artilheiro da Bósnia-Herzegovina (Foto: Sport.co.uk)

Montenegro: Formada em 2006, a seleção montenegrina é comanda por Brnovic, e a grande surpresa é ser líder no mesmo grupo da Inglaterra. A liderança, porém, é mais complicada. Com 14 pontos, dois a mais que a seleção inglesa e três a mais que a Ucrânia, terceira colocada, Montenegro terá uma disputa complicada até o final. Mas nada que tire o brilho da bela campanha da jovem seleção.

Mirko Vucinic, atacante da Juventus e maior artilheiro de sua seleção,  continua sendo o principal nome de Montenegro. Mas dois jovens aparecem como grande esperança nacional: Stefan Savić e Stefan Jovetic. Savić é zagueiro da Fiorentina, é garantia de segurança no setor defensivo. E uma das maiores esperanças dessa nova geração, Jovetic, o habilidoso atacante do Manchester City é uma das principais forças de Montenegro.

Chances na Copa: Por ser uma seleção jovem, com apenas sete anos, Montenegro surpreende ao liderar o grupo da tradicional Inglaterra. Porém, o time mostrou certa fragilidade ao perder de 4 x 0 para Ucrânia. Pelo pouco tempo de formação e por ter poucos destaques, a seleção montenegrina já fará história se conseguir uma classificação.

Vucinic é o principal jogador da seleção de Montenegro (Foto: Getty Images)

Vucinic é o principal jogador da seleção de Montenegro (Foto: Getty Images)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 26 de agosto de 2013, em Futebol Internacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: