Com Elias decisivo, Flamengo derrota o Cruzeiro e se classifica na Copa do Brasil


por Marcos Garcia

O Flamengo precisava de uma simples vitória sobre o Cruzeiro na noite desta quarta-feira, 28, para garantir uma das vagas para as quartas de final da Copa do Brasil 2013. Jogando em casa, a equipe rubro-negra se redimiu da derrota em Minas Gerais e do golaço de Everton Ribeiro e venceu o rival por 1 x 0, gol de Elias (duvida até momentos antes da partida), aos 43 da etapa final. Agora, os 47 mil rubro-negros voltam ao novo Maracanã na próxima fase para o clássico contra o Botafogo, adversário nas quartas.

Mesmo sem treinar na semana, Elias decidiu no Maracanã (O Globo/Marcelo Theobald)

Nervosismo e pouca inspiração

Precisando da vitória simples para se classificar, era esperado que o flamengo fosse o dono da posse de bola e das ações ofensivas na primeira etapa, mas a coletividade e a boa distribuição em campo por parte do Cruzeiro impossibilitou o domínio carioca. Apenas uma tentativa de finalização por parte de Andre Santos, aos 7, levou leve perigo ao gol de Fabio mas a divisão da posse em 50% pra cada lado aos 17, mostrava o equilíbrio da partida, que se desenvolvia apenas nas intermediárias das duas equipes.

A pouca inspiração das duas equipes se refletia também no número de passes errados, que chegou aos 30 apenas nos vinte primeiros minutos. Em relação as chances de gol, o Flamengo seguia chegando mais perto de construir as melhores oportunidades, mas esbarrava na falta de criatividade. Postado mais defensivamente, o Cruzeiro quase contou com uma falha de Felipe aos trinta para abrir o marcador. Com cartões amarelos para Nilton e Elias, o primeiro tempo acabou zerado e em frustração para a torcida rubro-negra no novo Maracanã.

Flamengo ousa e Elias decide nos minutos finais

Se a falta de emoção da primeira etapa foi nítida, no 2º tempo não faltou iniciativa, principalmente por parte do Flamengo, que já iniciou os 45 minutos finais modificado, apostando em uma opção mais ofensiva na entrada de Paulinho no lugar de Caceres. A modificação deu resultado, a equipe se mostrou mais presente no campo de ataque e criou oportunidades com Marcelo Moreno e Elias, dominando os 20 primeiros minutos. Pressionado e após se livrar de um gol anulado de Carlos Eduardo, o Cruzeiro apostou em Vinicius Araujo, que também teve seu gol retirado pela arbitragem, mas ajudou a equilibrar as ações.

Com o resultado satisfatório, o técnico Marcelo Oliveira decidiu recuar sua equipe. colocando Leandro Guerreiro no lugar de Willian. A substituição trouxe um desesperado Flamengo para o ataque e coube ao líder Elias, melhor atleta rubro-negro da temporada, garantir a classificação. Após jogada pela direita, Paulinho foi ao fundo e encontrou o meia livre para finalizar com precisão pro fundo do gol e explodir em emoção, abrindo o placar e levando os 47 mil flamenguistas a loucura no novo maracanã. Segurando a pressão mineira, os donos da casa garantiram a vaga de forma emocionante e estão nas quartas de final da Copa do Brasil.

FLAMENGO 1 X 0 CRUZEIRO

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

Renda/público: R$ 2.266.070,00 / 47.103 pagantes / 53.538 presentes

Cartões amarelos: Elias, André Santos (FLA) e Nilton, Éverton Ribeiro, Willian (CRU)

FLAMENGO: Felipe, Luiz Antonio, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres (Paulinho intervalo), Elias e André Santos (Hernane 38’/2ºT); Rafinha, Carlos Eduardo (Adryan 28’/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.

CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Martinuccio 28’/2ºT) e Ricardo Goulart; Willian (Leandro Guerreiro 36’/2ºT) e Borges (Vinicius Araújo 22’/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 29 de agosto de 2013, em Copa do Brasil 2013 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: