Definidas as semifinais do AfroBasket


por Lucas Vian

O AfroBasket, competições de seleções africanas de basquete, chega em sua semifinal. O Jornaleiros do Esporte traz um especial com as quatro seleções qualificadas: Angola, Egito, Costa do Marfim e Senegal.

afrobasketlogo

Confira as seleções que compõe as semifinais:

Olimpio Cipriano é um dos destaques da seleção angolana. (Foto: Getty Images)

Olimpio Cipriano é um dos destaques da seleção angolana. (Foto: Getty Images)

Angola
A seleção angolana de Paulo Macedo chega à semifinal após uma fácil vitória diante do Marrocos nas quartas (95-73) e um massacre diante de Mali nas oitavas (82-36). Na fase de grupos, a Angola foi a primeira colocada do Grupo C com um W-L record de 3-0, derrotando as fracas seleções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana. Para a semifinal, Angola enfrenta a anfitriã do torneio, Costa do Marfim.

Destaques: Entre os principais nomes da seleção lusófona cita-se o veterano Olimpio Cipriano, que atua em seu país pelo Recreativo Libolo, e está liderando a Angola na competição. Outro destaque é o novato Vander Joaquim, que atua na NCAA por Hawaii e está dando muita velocidade aos jogos.

Hervé Lamizana (meio) é o principal nome da seleção da casa. (Foto: Divulgação/FIBA)

Hervé Lamizana (meio) é o principal nome da seleção da casa. (Foto: Divulgação/FIBA)

Costa do Marfim
A seleção da casa, comandada pelo espanhol Natxo Lezkano, passou sem dificuldades nas quartas por Camarões (71-56) e por Burkina Faso nas oitavas (100-60). Na fase de grupos também passou com facilidade, derrotando Argélia e Senegal. A torcida fez diferença no último jogo dessa fase, onde a seleção da casa conseguiu uma vitória por 69-62 diante do Egito. Para a semifinal, a Costa do Marfim enfrenta a Angola.

Destaques: Dois nomes estão guiando a Costa do Marfim na competição, Hervé Lamizana, que joga em Bahrein pelo Al-Ahli, e Souleyman Diabate, que atua no basquete francês pela equipe do Nancy.

O egípcio Assem Marei é um dos destaques de seu país. (Foto: Divulgação/FIBA)

O egípcio Assem Marei é um dos destaques de seu país. (Foto: Divulgação/FIBA)

Egito
Potência no esporte africano, o Egito, comandado por Amr Aboul-Kheir, passou por Cabo Verde em uma partida acirrada (74-73) e pela forte Tunísia de Makrem Ben Romdhane e Salah Mejri (77-67). Na fase de grupos o Egito saiu sem nenhuma vitória, perdendo para Senegal, Argélia e Costa do Marfim. Chegando na semifinal como a zebra da competição. A seleção egípcia enfrenta Senegal na semifinal.

Destaques: Dois nomes estão comandado a seleção egípcia, Assem Marei, que atua na NCAA por Minnesota State, e Ibrahim El-Gammal, que atua pelo tradicional Al-Ahly.

Jogador de NBA, Hamady N'Diaye é destaque em Senegal. (Foto: Divulgação/FIBA)

Jogador de NBA, Hamady N’Diaye é destaque em Senegal. (Foto: Divulgação/FIBA)

Senegal
Comandada por Cheik Sarr, Senegal chega bem cotada para se classificar para a final, vindo de uma vitória da forte Nigéria, de Ike Diogu, Al-Farouq Aminu e Ben Uzoh, nas quartas (64-63) e de uma fácil vitória diante de Ruanda nas oitavas (67-57). Na fase de grupos a seleção saiu com apenas uma derrota, diante da anfitriã Costa do Marfim, e conseguiu vitórias diante do Egito e Argélia. Para a semifinal, Senegal encara o Egito.

Destaques: Senegal é uma das seleções na semifinal que mais tem nomes que chamam atenção. Entre eles Louis Adams, que atua na NCAA por South Carolina, Hamady N’Diaye, jogador de NBA onde atua pelo Sacramento Kings e dois nomes que estão jogando com destaque no AfroBasket, Mouhammad Faye, que atua no basquete grego pelo Panionios, e Mamadou Ndoye, que atua em seu país de origem na equipe do UGB Saint-Louis.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 29 de agosto de 2013, em Basquete e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: