Richard Gasquet surpreende e enfrentará Rafael Nadal na semifinal do US Open


por Renan Araujo

O espanhol David Ferrer e o francês Richard Gasquet protagonizaram uma partida emocionante nesta tarde de quarta-feira. E quem levou a melhor foi o francês por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/1, 4/6, 2/6 e 6/3. O atual número 9 do mundo chegou às semifinais e igualou o seu melhor resultado da carreira quando chegou a essa mesma fase em Wimbledon em 2007. De quebra, ele elimina o cabeça de chave número 4 do mundo e um dos favoritos a chegar às semifinais, ao lado dos três primeiros do mundo.

Richard Gasquet conseguiu uma vitória heroica contra David Ferrer (Foto: Divulgação)

Richard Gasquet conseguiu uma vitória heroica contra David Ferrer (Foto: Divulgação)

Gasquet teve um excelente início de jogo durante os dois primeiros sets e não deu chances ao adversário com seus winners na paralela. Apostando principalmente em um forte backhand, ele tinha uma boa variação de jogadas que colocavam Ferrer de um lado para o outro no fundo da quadra. A partir do terceiro set, porém, Ferrer mostrou porque está na quarta posição do ranking da ATP. Mostrando não ter se abatido com a larga desvantagem, ele se recuperou e correu atrás do placar neutralizando o jogo do francês e se impondo para ganhar dois sets seguidos. Mas no quinto set, Gasquet acordou para o jogo novamente e com uma importante quebra conseguiu manter a vantagem e fechar o jogo.

O francês agora terá que encarar a incômoda estatística de nunca ter vencido Rafael Nadal nas dez partidas que jogou contra ele. Além disso, ele também chega desgastado após ter vencido os dois últimos jogos contra Ferrer e contra Milos Raonic em cinco sets em cada partida.

Gasquet terá novamente que sacar muito bem e apostar em seu backhand potente para tentar dar trabalho a Nadal, que é um adversário muito mais consistente, surpreendente e regular que Ferrer. O principal desafio é não se sentir pressionado e nem intimidado ao jogar contra o número 2 do mundo e que vem em grande fase. Outra qualidade que deve mostrar é não se sentir abatido ou irritado com uma eventual perde de game e set ao longo do jogo. Mesmo assim, já é uma vitória para o francês chegar a essa fase do US Open.

Nadal x Robredo

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Nadal não deu a menor chance ao adversário e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/2 e …. para chegar às semifinais do US Open sem nenhuma surpresa. Até agora a campanha do espanhol é impecável e o único jogo em que encontrou um pouco de dificuldade foi nas oitavas de finais, quando cedeu um set ao alemão Philipp Kohlschreiber. Ele segue firme e forte à caminho da final, na busca pelo seu segundo título de US Open na carreira e para retomar a posição de nº 1 do mundo.

O duelo mais esperado para essas quartas de finais seria entre Nadal e Roger Federer, que acabou sendo surpreendido e perdeu para Tommy Robredo. Robredo aproveitou a fragilidade e a atual má fase do suíço para vencer e avançar, mas contra Nadal acabou virando presa fácil. Ele não conseguia encaixar bons golpes e batia na bola com pouca força, sem oferecer qualquer tipo de perigo, assim como em seus saques. Foi dessa maneira que perdeu 8 games seguidos para Nadal, sendo seis no primeiro set e dois no segundo. Para se ter uma ideia, no primeiro set ele fez apenas cinco pontos. Nadal também está a 89 games sem perder o saque em quadras de piso sintético.

Os dois primeiros sets foram de ampla superioridade do número 2 do mundo, que seguia firme e tranqüilo no jogo. No terceiro set, Robredo ainda tentou esboçar uma reação com uma consistência maior em seus golpes, mas não foi páreo ao excelente jogo de Nadal, que continuou impecável e sem erros.

A grande verdade é que Nadal ainda busca um grande desafio no torneio. A torcida é para que Gasquet possa oferecer trabalho ao espanhol.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 4 de setembro de 2013, em Tênis. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: