Eliminatórias Europeias – Grupos E, F, G, H e I


por Michel de Alcantara

Mais de 20 jogos movimentaram as eliminatórias na Europa nessa sexta-feira. Várias decisões pelos grupos e muitos gols garantiram boas emoções nessa rodada. Confira os resultados e a situação dos GrupoGs E, F, G, H e I aqui no Jornaleiros do Esporte.

Espanha está em primeiro lugar no Grupo I (Foto: Lehtikuva/Reuters)

A Espanha é a líder do Grupo I (Foto: Lehtikuva/Reuters)

Grupo E

Noruega 2 x 0 Chipre

Suíça 4 x 4 Islândia

Eslovênia 1 x 0 Albânia

Precisando dos três pontos, a Noruega recebeu o Chipre e conseguiu uma grande vitória, que a levou da quarta para a segunda colocação, com onze pontos, quatro atrás da líder Suíça. Já os cipriotas continuam na lanterna, com quatro pontos, e veem suas chances de classificação ficarem mais distantes. Elyounoussi e King marcaram para os donos da casa.

Em um dos jogos mais movimentados das eliminatórias europeias, os torcedores suíços e islandeses oito gols no duelo de suas seleções. A Suíça ganhava o jogo por 4 a 1, mas a Islândia conseguiu empatar no fim do jogo. Com o empate, os donos da casa continuam em primeiro lugar, com 15 pontos. Já os nórdicos marcam dez pontos e caíram para a quarta colocação. Os gols da Suíça foram anotados com dois de Lichtsteiner, Schärr e Dzemaili. A Islândia igualou placar com três de Gudmundsson e um de Sigthórsson.

Empolgada pela última vitória em cima da Islândia, a Eslovênia recebeu a Albânia em um confronto direto para conseguir garantir a segunda vaga e até encostar na líder Suíça. Melhor para os donos da casa, que venceram pelo placar mínimo, chegaram aos nove pontos, e apesar da vice-lanterna, possuem chances de uma classificação para a repescagem. As Águias continuam com dez pontos e ainda sonham com sua primeira Copa do Mundo. Kampl fez o único gol da partida.

A Suíça cedeu o empate após construir 4x1 no placar (Foto: Reprodução Fifa.com/Divulgação)

A Suíça cedeu o empate após construir 4×1 no placar (Foto: Reprodução Fifa.com/Divulgação)

Grupo F

Rússia 4 x 1 Luxemburgo

Irlanda do Norte 2 x 4 Portugal

Israel 1 x 1 Azerbaijão

A Rússia derrotou a fraca seleção de Luxemburgo, permanecendo na segunda colocação, mas agora com 15 pontos, dois atrás de Portugal. Já Luxemburgo continua na lanterna com três pontos e está matematicamente eliminados. A Rússia teve o placar construído com dois de Kokorin, um de Kerzhakov e um de Samedov. Joachim descontou para os Leões Vermelhos.

Em jogo de seis gols, Irlanda do Norte e Portugal fizeram uma partida intensa. Os norte-irlandeses ganhavam o jogo por 2 a 1, mas Cristiano Ronaldo apareceu no jogo para virar o placar em 4 a 2 a favor de sua seleção. Com a vitória, os lusos vão a 17 pontos e se aproximam de uma vaga direta a Copa do Mundo. Já a Irlanda do Norte continua com seis pontos e precisa ganhar os próximos três jogos, além de torcer para que a Rússia não some mais nenhum ponto. Portugal fez os gols com Bruno Alves e três de Cristiano Ronaldo. McAuley e Ward marcaram para a Irlanda do Norte.

Vendo a possibilidade de conquistar uma vaga na Copa do Mundo, a segunda de sua história, Israel recebeu o Azerbaijão precisando ganhar, já que o próximo jogo será contra a Rússia, segunda colocada. Mas os israelenses ficaram apenas no empate, chegaram aos onze pontos e viram o sonho da vaga ficar mais longe. O Azerbaijão permanece com na vice-lanterna, com 5 pontos e não tem mais chances de classificação.

Cristiano Ronaldo marcou um hat-trick contra a Irlanda (Foto: Cathal McNaughton/  Reuters)

Cristiano Ronaldo marcou um hat-trick contra a Irlanda (Foto: Cathal McNaughton/ Reuters)

Grupo G

Letônia 2 x 1 Lituânia

Bósnia 0 x 1 Eslováquia

Liechtenstein 0 x 1 Grécia

Letônia e Lituânia entraram em campo sonhando com uma vaga na repescagem, mesmo que com chances remotas. Melhor para os donos da casa, que com a vitória chegaram aos sete pontos, na quarta colocação. A Lituânia ficou com cinco pontos e está matematicamente fora. Bulvītis e Zjuzins marcaram os gols para o a seleção Letã. Matulevicius descontou para os lituanos.

A líder Bósnia recebeu a Eslováquia e com uma vitória poderia ficar mais perto de uma inédita classificação direta. Mas os eslovacos surpreenderam e conquistaram a vitória, continuando na terceira colocação, chegando aos 12 pontos, quatro atrás de Grécia e Bósnia. Os bósnios continuam em primeiro lugar, mas sem a mesma tranquilidade, já que a Grécia venceu seu jogo e igualou os pontos. Pecovsky fez o único gol do jogo.

A Grécia venceu fora de casa Liechtenstein e agora lidera ao lado da Bósnia, com os mesmos 16 pontos, perdendo apenas no saldo de gols. Já os liechsteinenses estão eliminados e apenas cumprem tabela. Mitroglou marcou o único gol para os gregos.

Jogadores da Eslováquia comemoram o gol da vitória contra a Bósnia (Foto: Reuters)

Jogadores da Eslováquia comemoram o gol da vitória contra a Bósnia (Foto: Reuters)

Grupo H

Ucrânia 9 x 0 San Marino

Polônia 1 x 1 Montenegro

Inglaterra 4 x 0 Moldávia

Precisando ganhar para continuar na disputa por uma vaga, a Ucrânia recebeu a seleção mais fraca do continente, San Marino, e sem piedade, colocou uma sonora goleada de 9 a 0. Os ucranianos foram a 14 pontos e estão apenas a um ponto de Inglaterra e Montenegro, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Já os são-marinenses permanecem na lanterna. Devic, Seleznyov, Edmar, Khacheridi duas vezes, Konoplyanka, Bezus, Fedetskiy e Rakytskyy marcaram os gols da partida.

Polônia e Montenegro fizeram o jogo mais equilibrado do grupo e ficaram no empate. Os poloneses foram a dez pontos, permanecendo na quarta colocação, e precisam vencer os próximos jogos para tentar garantir uma vaga. Já Montenegro foi aos 15 pontos e perdeu a liderança para a Inglaterra, por causa do saldo de gols. Lewandowski, da Polônia, e Damjanovi, de Montenegro, marcaram os gols da partida.

A principal seleção do grupo H, a Inglaterra, ganhou sem dificuldades da Moldávia e agora lidera o grupo com 15 pontos, dependendo apenas de si para se classificar. Os moldavos permanecem na vice-lanterna e já estão eliminados da competição. Os gols ingleses foram marcados por Gerrard, Lambert e dois de Welbeck.

Ingleses comemoram goleada sobre a Moldávia no Grupo H (Foto: Getty Images)

Ingleses comemoram goleada sobre a Moldávia no Grupo H (Foto: Getty Images)

Grupo I

Georgia 0 x 0 França

Finlândia 0 x 2 Espanha

Georgia e França entraram em campo precisando da vitória. A equipe da casa queria os três pontos para continuar sonhando com a repescagem e os franceses para não perder a Espanha de vista. Mas no fim, ficaram em um empate sem gols. Os Cruzadores permanecem na quarta colocação, com cinco pontos e precisam ganhar os dois últimos jogos, e torcer para que a França perca os jogos restantes. Já Os Azuis continuam na segunda colocação, com onze pontos.

Fugindo do primeiro jogo, quando empatou com a Finlândia por 1 a 1, a Espanha impôs seu favoritismo e ganhou fora de casa, garantindo o primeiro lugar e chegando aos 14 pontos. Já os finlandeses permanecem em terceiro, com seis pontos e se distanciam de uma vaga na repescagem. Alba e Negredo marcaram para os espanhóis.  

Negrego (esq.) e Alba (dir.) comemoram um dos gols contra a Finlândia (Foto: Getty Images)

Negrego (esq.) e Alba (dir.) comemoram a vitória contra a Finlândia (Foto: Getty Images)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de setembro de 2013, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: