Tóquio será sede da Olimpíada de 2020


por Pedro Melo

Em votação ocorrida em Buenos Aires, na Argentina, Tóquio foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2020 após vencer Istanbul e Madrid, sendo a sucessora do Rio de Janeiro, que será sede em 2016.

tokyo candidada

A capital do Japão foi candidata em 2016, mas acabou superada pela candidatura do Rio. Desta vez conseguiu confirmar o favoritismo e repetirá 1964, quando também sediou o principal evento de esportes do mundo.

Tóquio recebeu a maioria dos votos nas duas rodadas de votações. Na primeira rodada, Madrid e Istambul empataram e no desempate a cidade turca acabou decidindo com Tóquio, que acabou ficando como sede ao receber 60 dos 96 votos.

Candidatura

Os responsáveis apostaram em um baixo investimento para a Olimpíada, que totaliza US$ 7,8 milhões, um pouco mais da metade dos US$ 14,4 bilhões que inicialmente o Rio de Janeiro anunciou que gastaria.

O grande motivo é que os japoneses dizem já terem a infraestrutura de transporte e outros requisitos necessários para sediar o evento. O dinheiro seria gasto apenas nas instalações esportivas e na Vila Olímpica.

A intenção da organização é que a maior parte das modalidades ocorra em um raio de apenas oito quilômetros dentro da área central da capital japonesa.

Pontos negativos

Mesmo utilizando algumas das instalações dos Jogos de 1964, que serão devidamente reformuladas e modernizadas como o estádio Nacional de Tóquio, ainda sim serão necessárias muitas obras esportivas.  Além disso, a capital japonesa tem o menor apoio da população entre as três cidades candidatas. 

Projeto do estádio Nacional que será totalmente reformulado (Zaha Hadid Architects GBR/Japan Sport Council)

Projeto do estádio Nacional que será totalmente reformulado (Zaha Hadid Architects GBR/Japan Sport Council)

Mas a grande preocupação é com a usina nuclear de Fukushima, que sofreu com um vazamento de água radioativa após um acidente nuclear ocorrido em 2011. Porém, o primeiro-ministro japonês, Shinizo Abe, garantiu que não há nenhum risco para Tóquio.

“Agora podem existir preocupações com 2020, mas posso assegurar que a situação está controlada. Não teve e não terá nunca um impacto em Tóquio”, concluiu.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de setembro de 2013, em Olimpíadas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: