Eliminatórias da Copa – América do Sul, Norte e Central


por Michel de Alcantara

Sete jogos movimentaram o continente americano no final de semana. Quatro na América do Sul e três nas Américas do Norte e Central. Apesar de nenhuma seleção classificada ainda, as partidas deixaram algumas seleções bem encaminhadas para o Brasil, no ano que vem. Confira mais das Eliminatórias das Américas aqui no Jornaleiros do Esporte.

James Rodriguez fez o gol que deixa a Colômbia a uma vitória da Copa (Foto: Fernando Vergara/AP Photo)

James Rodriguez fez o gol que deixa a Colômbia a uma vitória da Copa (Foto: Fernando Vergara/AP Photo)

América do Sul

Colômbia 1 x 0 Equador

Paraguai 4 x 0 Bolívia

Chile 3 x 0 Venezuela

Peru 1 x 2 Uruguai

Colômbia e Equador fizeram um confronto direto, já que para a Colômbia a vitória seria praticamente uma garantia da vaga. Já para o Equador a afirmação no grupo de classificação, além de ultrapassar o adversário do jogo. Mas os colombianos mostraram estar em grande momento, foram melhores no jogo e conquistaram mais uma vitória. O time de Falcão chega aos 26 pontos e precisa de apenas uma vitória nos três últimos jogos para confirmar passagem a Copa do Mundo. Já o Equador para nos 21 pontos, na quarta colocação e vê o Uruguai se aproximando. James Rodriguez fez o gol da partida.

Fazendo péssima campanha nas eliminatórias e podendo ficar fora da Copa do Mundo, o que não acontece desde 1994, o Paraguai goleou a Bolívia no Defensores Del Chaco. Apesar da vitória, o time paraguaio tem poucas chances para pegar a vaga na repescagem, já que com onze pontos, na vice-lanterna, precisa ganhar as três partidas e torcer para que os times a sua frente não ganhem. Os bolivianos estão na lanterna com apenas dez pontos e sem nenhuma chance de classificação. Santa Cruz, Fabbro, Ortiz e Gomez marcaram para o Paraguai.

Fazendo uma campanha de recuperação nas eliminatórias, o Chile ganhou seu quarto jogo seguido, ao derrotar a Venezuela. Com a vitória, os chilenos ultrapassam o Equador, chegam a terceira colocação e somam 24 pontos, dois pontos atrás dos líderes Argentina e Colômbia. Já a Venezuela vê sua situação se complicar, na sexta colocação, com 16 pontos, não dependendo mais apenas de si para conquistar uma vaga.

Os uruguaios foram até o Peru e conquistaram uma importante vitória na luta por uma vaga à Copa. Com o resultado, a equipe celeste permanece na quinta colocação, que é a vaga de repescagem, com 19 pontos, três a mais que a sexta colocada Venezuela. Já o Peru estaciona nos 14 pontos e precisa ganhar os últimos três jogos e torcer por tropeços das equipes que estão a frente. O atacante Suárez fez os dois gols do Uruguai.

América do Norte e Central

México 1 x 2 Honduras

Panamá 0 x 0 Jamaica

Costa Rica 3 x 1 EUA

Joel Campbell, Castillo e Borges comemoram o segundo gol da Costa Rica (Foto: Getty Images)

Joel Campbell, Castillo e Borges comemoram o segundo gol da Costa Rica contra os Estados Unidos(Foto: Getty Images)

Em crise e precisando ganhar para se firmar nas eliminatórias, o México recebeu Honduras e para a infelicidade da torcida local, os hondurenhos saíram com a vitória do jogo. A derrota custou o cargo do técnico mexicano De La Torre. Os mexicanos estão na quarta colocação, na vaga de repescagem, com oito pontos. Já Honduras sobe para a terceira colocação, com dez pontos e só depende das próprias forças para ir a sua terceira Copa do Mundo. Peralta fez o gol dos donos da casa, enquanto Bengston e Costly fizeram para os visitantes.

Panamá e Jamaica fizeram o jogo dos lanternas e ficaram no empate sem gols. O resultado deixou os panamenhos com sete pontos, na vice-lanterna, mas ainda com possibilidades de conseguir uma vaga direta, ou pelo menos uma vaga na repescagem. Já a Jamaica, que ainda não venceu, continua na lanterna com três pontos e precisa vencer os três últimos jogos.

No jogo mais esperado da rodada, a Costa Rica se vingou e venceu os EUA. A vitória deu a liderança para os costarriquenhos, com 14 pontos, abrindo seis pontos do México, que está na vaga de repescagem. Já os americanos ficam na segunda colocação, com 13 pontos e também possuem grandes chances de conquistar a vaga direta. Johnny Acosta, Celso Borges e Joel Campbell fizeram os gols da Costa Rica, enquanto Dempsey descontou para os EUA.

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 9 de setembro de 2013, em Copa do Mundo 2014 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: