Felipe Massa está fora da Ferrari; seu destino ainda é incerto na F1


por Aline Bonn e Paulo Semicek

Após várias especulações, Felipe Massa confirmou nesta terça (10/09), por meio de sua conta oficial no Instagram, que não correrá mais pela Ferrari na próxima temporada da Fórmula 1 e fica com o futuro indefinido dentro da competição. Para fazer o anúncio de sua saída, o brasileiro postou uma foto de sua primeira vitória em Interlagos no ano de 2006, onde, na legenda, afirma que “vai com tudo” nas últimas sete corridas pela escuderia italiana e pretende achar uma equipe que lhe ofereça um carro competitivo para vencer um campeonato.

O piloto brasileiro usou o Instagram para dar a notícia

O nome mais cotado para substituir Massa, é Kimi Raikkonen, da Lotus. Caso a substituição aconteça, a melhor equipe para o paulistano é a francesa, já que as demais são medianas e não possuem carros competitivos.

Enquanto corria pela McLaren, Fernando Alonso não soube lidar com a forte concorrência do iniciante Lewis Hamilton como companheiro de equipe. O espanhol queria as atenções voltadas para ele.

Raikkonen foi campeão mundial na temporada de 2007, coincidentemente, correndo pela Ferrari. Tais problemas, levam a possíveis dificuldades de acordo entre as equipes e os pilotos.

Enquanto as negociações não acontecem, o Brasil corre o risco de não ter representantes na Fórmula 1 em 2014.

Opinião do Jornaleiro – Paulo Semicek 

 Acabou um período de dez anos para Felipe Massa. Três como piloto terceirizado para a Sauber, sete como piloto principal da Ferrari. Pode-se dizer que o brasileiro teve a melhor preparação possível para um piloto de ponta: foi companheiro de Raikkonen na pequena Sauber, depois piloto de testes da escudeira italiana, voltou para a Sauber, e estreou na Ferrari justamente na “primeira aposentadoria” de Michael Schumacher, em 2006.

Já naquele ano, conquistou o GP do Brasil, 13 anos após a última vitória de Ayrton Senna. Massa se firmava como um piloto de alta performance, mesmo ofuscado pelo maluco ano de 2007, com espionagens dentro da McLaren, guerra entre Hamilton e Alonso e o título surpreendente do colega de Ferrari, Kimi Raikkonen, o brasileiro se manteve no alto nível. Brigou até o fim pelo título em 2008, e cruzou a linha de chegada em Interlagos como campeão, superado por uma ultrapassagem de Hamilton que deu o título para o inglês.

Veio o acidente com uma mola solta do carro de Rubens Barrichello em 2009. Quando voltou em 2010, já não era mais o mesmo, e a presença de Alonso na equipe o colocou definitivamente como segundo piloto. Se tornou tão coadjuvante que até ceder a liderança para o espanhol ele fez.

 Agora Massa deixa a Ferrari, após três temporadas que variaram entre o bom companheiro de equipe, que ajudou Alonso a briga pelo título contra Sebastian Vettel, e a discrição, não ficando fora da zona de pontuação, mas também estando distante do pódio. Se continuasse na Ferrari, o papel secundário se manteria, tanto pelo que ele pode oferecer quanto pela qualidade e liderança que Alonso exerce.

O futuro do brasileiro ainda vai se definir. Seu anúncio de despedida da Ferrari inclui a busca por um “carro competitivo”, e a única vaga disponível que atenderia a esse desejo seria na Lótus, cuja imprensa alemã já crava a ida de Kimi Raikkonen para a escuderia italiana. A Lótus tem um carro bem projetado, que se desenvolve bem durante a corrida, mas não consegue trabalhar tão bem na classificação. Raikkonen soube levar o projeto, mas Massa conseguiria ter o mesmo protagonismo? Haveria menos pressão (Grosjean não seria uma ameaça) e mais tranqüilidade, mas menos garantias de um bom carro.

O ponto de vista é do integrante e não reflete o pensamento de toda a equipe do Jornaleiros do Esporte.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 10 de setembro de 2013, em Automobilismo, F-1 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: