Eliminatórias das Américas – Argentina, Costa Rica e EUA garantem vaga para 2014


por Michel de Alcantara

Mais setes jogos ocorreram no continente americano. Na América do Sul, a Argentina garantiu sua vaga para o Brasil com uma goleada em cima do Paraguai. Na América do Norte e Central, Costa Rica e EUA também garantiram antecipadamente suas vagas diretas. 

Messi comemora um dos gols da goleada sobre o Paraguai (Foto: Reteurs)

Messi comemora um dos gols da goleada sobre o Paraguai (Foto: Reteurs)

América do Sul

Bolívia 1 x 1 Equador

Uruguai 2 x 0 Colômbia

Venezuela 3 x 2 Peru

Paraguai 2 x 5 Argentina

Tentando se recuperar na competição, o Equador foi até a Bolívia, mas a má fase continua e o jogo ficou só no empate. Com o resultado, os equatorianos, que estão a quatro jogos sem ganhar, chegam a 22 pontos, na quarta colocação. Já a Bolívia sai da lanterna, com onze pontos, mas sem chances de classificação. Arrascaita anotou o gol boliviano, enquanto Caicedo empatou para os equatorianos.

Precisando da vitória para chegar mais próximos do grupo dos quatro primeiros, o Uruguai recebeu a vice-líder Colômbia e os donos da casa levaram a melhor. Os uruguaios continuam na quinta colocação, chegam aos 22 pontos, a mesma pontuação do Equador. Os colombianos continuam na segunda colocação, com 26 pontos e estão a uma vitória da classificação direta. Cavani e Stuani fizeram os gols celeste.

Sonhando ainda com a chance de participar pela primeira vez da Copa do Mundo, a Venezuela recebeu o Peru e acabou vencendo em um jogo de cinco gols. O resultado deixa os venezuelanos com 19 pontos, três atrás do Uruguai, na sexta posição. Já os peruanos foram eliminados com a derrota. Rondón, Gonzáles e Otero marcaram os gols do time da casa, enquanto Hurtado e Zambrano descontaram para os visitantes.

Sabendo que a vitória daria a classificação para o mundial no Brasil, a Argentina foi até o Paraguai e não tomou conhecimento do adversário. Com a goleada, os argentinos chegam aos 29 pontos e garantem com antecipação uma vaga direta. Já o Paraguai, eliminado, cai para a última posição, com 11 pontos. Messi, duas vezes, Agüero, Di Maria e Maxi Rodriguez marcaram para a Albiceleste. Nuñez e Santa Cruz descontaram para os paraguaios.

América do Norte e Central

Eddie Johnson marcou o primeiro gol da vitória americana (Foto: API)

Eddie Johnson marcou o primeiro gol da vitória americana (Foto: API)

Jamaica 1 x 1 Costa Rica

EUA 2 x 0 México

Honduras 2 x 2 Panamá

Podendo ser o jogo da classificação, a Costa Ricar foi até a Jamaica e acabou empatando o jogo. Com o empate e a combinação de resultados, os costarriquenhos garantiram sua quarta passagem para uma Copa do Mundo. Já a lanterna Jamaica tem situação complicada, e precisa ganhar os dois últimos jogos e torcer para que México e Panamá não vençam seus jogos, para ainda sonhar com a repescagem. Brenes fez o gol da Costa Rica e Anderson empatou para os jamaicanos.

Os EUA receberam o México, que mesmo com a mudança de treinador, não conseguiu evitar a derrota. Os americanos voltaram a liderança, com 16 pontos e garantiram a décima classificação a um mundial. Do outro lado, a crise aumenta para os mexicanos, que se complicam ainda mais na classificação, caindo para quinta colocação, ficando fora até da repescagem. Johnson e Donavan fizeram os gols da partida.

Tentando permanecer entre os três primeiros, Honduras recebeu o Panamá e vencia o jogo até o último minuto do jogo, quando os visitantes conseguiram empatar. O resultado mantém os hondurenhos na terceira posição, com onze pontos. Já os panamenhos sobem para a quarta colocação, com oito pontos e ainda sonham com a primeira participação em uma Copa. Costly e Palacios fizeram os gols de Honduras. Torres e Chen marcaram para o Panamá.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de setembro de 2013, em Copa do Mundo 2014 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: