Eliminatórias Europeias – França divide liderança com Espanha; Jordânia se classifica na Ásia


por Michel de Alcantara

Mais uma rodada cheia de jogos pelas eliminatórias na Europa. Holanda e Itália foram as primeiras seleções a garantirem uma vaga na Copa do Mundo do Brasil. Outras seleções praticamente encaminharam uma vaga direta ou uma vaga na repescagem nessa reta final. Acompanhe aqui no Jornaleiros do Esporte como foram os jogos dessa rodada.

Ribéry foi mais uma vez decisivo (Foto: Reuters)

Ribéry foi mais uma vez decisivo para a seleção francesa (Foto: Reuters)

Grupo E

Noruega 0 x 2 Suíça

Chipre 0 x 2 Eslovênia

Islândia 2 x 1 Albânia

Buscando a manutenção do segundo lugar, a Noruega recebeu a líder Suíça e levou a pior. Com o resultado, os suíços chegaram aos 18 pontos e podem garantir a classificação na próxima rodada. Já os noruegueses param nos onze pontos, caindo para a quarta colocação. Schär fez os dois gols do jogo.

Tentando encurtar a distância do segundo lugar, a Eslovênia visitou o Chipre e conquistou a terceira vitória seguida. O resultado deixa os eslovenos na terceira posição, com 12 pontos, um ponto atrás da Islândia. Os ciprianos continuam na lanterna, com quatro pontos e sem chances de classificação. Nokakovic e Josip Iličič marcaram os gols da Eslovênia.

Após uma recuperação surpreendente e empatar contra a Suíça, a Islândia recebeu a Albânia em um jogo de confronto direto. Os donos da casa levaram a melhor, chegararam a vice-liderança com 13 pontos. Já a Albânia está a três jogos sem ganhar, param nos dez pontos e estão na vice-lanterna. Bjarnason e Sigthórsson fizeram os gols nórdicos e Rama descontou para os albaneses.

A Suíça pode se classificar na próxima rodada (Foto: Alex Grimm)

A Suíça pode se classificar na próxima rodada (Foto: Alex Grimm)

Grupo F

Rússia 3 x 1 Israel

Luxemburgo 3 x 2 Irlanda do Norte

Pensando em recuperar a liderança, a Rússia recebeu Israel em um confronto importante para as duas seleções. Os russos levaram a melhor e agora lideram o grupo com 18 pontos, um a mais que Portugal. Já os israelenses param nos 12 pontos e se complicam na competição, ficando cinco pontos atrás dos portugueses. Berezutskiy, Kokorin e Glushakov marcaram para a Rússia. Zahavi descontou para Israel.

No segundo jogo do grupo, Luxemburgo e Irlanda do Norte entraram em campo já desclassificados, mas mesmo assim, cinco gols saíram no jogo. Com a vitória, Luxemburgo sai da lanterna e chega aos seis pontos. Os norte-irlandeses continuam também com seis pontos, na quarta colocação. Joachim, Bensi e Jänisch fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Paterson e McAulrey descontaram para os visitantes.

Os russos assumiram a liderança do Grupo F (Foto: Dmitry Lovetsky)

Os russos assumiram a liderança do Grupo F (Foto: Dmitry Lovetsky)

Grupo G

Lituânia 2 x 0 Liechtenstein

Eslováquia  1 x 2 Bósnia

Grécia 1 x 0 Letônia

Sem chances de classificação, Lituânia venceu a também desclassificada Liechtenstein. Com a vitória, os lituanos chegam aos oito pontos, enquanto Liechtenstein permanece na lanterna com dois pontos. Matulevicius e Kijanskas marcaram os gols da partida.

No segundo confronto seguido entre as seleções, a Bósnia se vingou da Eslováquia e venceu na casa do adversário. O resultado mantém os bósnios na primeira posição, com 19 pontos, a mesma pontuação da Grécia. Já os eslovacos, que ainda sonhavam que conseguir uma vaga, param nos 12 pontos e estão eliminados com a derrota. Bicakcic e Hajrovic marcaram os gols da vitória bósnia. Hamsik descontou para a Eslováquia.

Disputando o primeiro lugar com a Bósnia, a Grécia recebeu a Letônia e conquistou mais uma vitória importante na luta pela vaga direta. Os gregos chegam aos 19 pontos e já garantiram, pelo menos, a vaga para a repescagem. Já a Letônia, eliminada, permanece na penúltima posição. Salpingidis marcou o gol da vitória grega.

A Bósnia venceu a Eslováquia por 2x1 (Foto: Samuel Kubani/ AFP)

A Bósnia venceu a Eslováquia por 2×1 (Foto: Samuel Kubani/ AFP)

Grupo H

San Marino 1 x 5 Polônia

Ucrânia 0 x 0 Inglaterra

Lutando por uma das vagas no grupo, a Polônia enfrentou a frágil San Marino e conquistou uma vitória que a deixa próxima dos líderes. Os poloneses chegam aos 13 pontos, três a menos que a líder Inglaterra e dois a menos que Ucrânia e Montenegro. Já San Marino permanece na lanterna com nenhum ponto. Os gols da Polônia foram anotados com dois de Zielinski, Blaszczykowski, Sobota e Mierzejewski.

Embalada com quatro vitórias seguidas, a Ucrânia recebeu a líder e Inglaterra e não passou de um empate sem gols. Com o resultado, os ucranianos chegam a vice-liderança, com 15 pontos, a mesma pontuação de Montenegro. Os ingleses permanecem em primeiro, com 16 pontos. 

 (Franck Fife/AFP)

Ingleses e ucranianos saíram no empate (Franck Fife/AFP)

Grupo I

Georgia 0 x 1 Finlândia

Bielorrússia 2 x 4 França

Com chances de classificação, a Finlândia foi até a Geórgia e conseguiu ganhar pelo placar mínimo. Com a vitória, os finlandeses chagaram aos nove pontos e mantiveram as esperanças, mas acabaram desclassificados com a vitória francesa no outro jogo. Com os resultados, os bielorrussos também estão matematicamente fora. Eremenko fez o único gol da partida.

Tentando esquecer a última partida, quando empatou sem gols com a Geórgia, a  França foi ate a Bielorrússia e parecia que, mais uma vez, o resultado não seria bom para os franceses. Mas a estrela de Ribéry brilhou mais uma vez, o que deu a vitória a sua seleção. O resultado deixa a França com 14 pontos, mesma pontuação da líder Espanha, que tem um jogo a menos. Os bielorrussos ficam na última colocação, com quatro pontos. A França teve os gols marcados por Ribéry, que marcou dois, Nasri e Pogba. Filippenko e Kalachev marcaram para os donos da casa.

Os franceses golearam os bielorussos por 4x2 (Foto: Franck Fife/AFP Photo)

Os franceses golearam os bielorussos por 4×2 (Foto: Franck Fife/AFP Photo)

REPESCAGEM ÁSIA

Após o primeiro jogo de 1 a 1, Uzbequistão e Jordânia voltaram a repetir o placar no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis. A seleção jordaniana acabou levando a melhor e venceu por 9 a 8. Com o resultado, a Jordânia jogará em uma nova repescagem, mas agora com um adversário sulamericano, que será o quinto colocado das eliminatórias da América do Sul. Por enquanto, o Uruguai é o rival da equipe do Oriente Médio. Ismailov marcou o gol uzbeque e Saeed al Murjan empatou para os visitantes. 

A Jordânia irá disputar a repescagem com o quinto colocado da América do Sul (Foto: AFP)

A Jordânia irá disputar a repescagem com o quinto colocado da América do Sul (Foto: AFP)

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 11 de setembro de 2013, em Copa do Mundo 2014 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: