Reformulação no Alto da Glória


por Michel de Alcantara

Na cultura do futebol brasileiro, o técnico é que acaba levando a maior culpa. Se os resultados não vêm, a cobrança é grande e o lado mais frágil, que é o comandante do time, que sofre. Foi o que aconteceu com o Coritiba, após perder para o Itagüí, um jovem time da Colômbia. O resultado foi o fim da linha para o Marquinhos Santos. E não apenas ele, mas sobrou para o superintendente de futebol Felipe Ximenes e o diretor de marketing e negócios Paulo Cesar Verardi.

O presidente Vilson Ribeiro de Andrade resolveu reformular o Coritiba (Foto: Divulgação)

O presidente Vilson Ribeiro de Andrade resolveu reformular o Coritiba (Foto: Divulgação)

Mas afinal, Marquinhos teve culpa em sua passagem pelo Coritiba? Se for analisado em números, o aproveitamento do jovem treinador é razoável para bom, com 56%, sendo 33 vitórias, 19 empates e 17 derrotas. Mas futebol é o presente e o momento do Marquinhos era insustentável. E alguns pontos negativos marcaram seu comando, principalmente nas últimas partidas. A perda de comando do time, algumas substituições equivocadas, a não correção do sistema defensivo, que constamente falhou nesse período turbulento do time, além de ter um trabalho mais qualificado na criação de jogadas no meio.

Só que a crise no Coritiba não passa única e exclusivamente pelo comando técnico, que pressionado e desgastado, precisava sair. O segundo ponto é o elenco alviverde. Com as constantes ausências dos principais jogadores, ficou claro que os suplentes não estão à altura dos titulares. Um exemplo é o atacante Deivid, que acabou sofrendo uma lesão e desfalca o time a mais de um mês e não conseguiram achar um substituto que tivesse a mesma qualidade. Passaram pelo setor Arthur, Bill, Jânio, Julio César e Keirrison, porém, nenhum com rendimento satisfatório.

E um dos culpados acaba sendo Ximenes, que acabou fazendo algumas contratações equivocadas, como a volta do atacante Bill, que demonstrou total inoperância no jogos que atuou. Julio César também pouco fez. Bottinelli veio como uma das esperanças no meio campo, mas talvez seja a maior decepção dentre as contratações.

Reforços precisam vir, mas segundo presidente Vilson, o elenco será este até o fim do ano. Há um consenso de que os jogadores que estão aí não são o suficiente para brigar por título, contudo, não chega ao extremo de brigar para não cair. A conquista de apenas uma vitória em 12 jogos é um exagero e não reflete fielmente o que se tem no plantel.

Um terceiro ponto passa pelas inúmeras lesões no elenco coxa branca. Repetindo o ano de 2012, este ano o Coritiba sofreu com perdas consideráveis como Alex, Deivid, Leandro Almeida, Júnior Urso, Robinho e tantos outros. São vários os questionamentos em cima da preparação física. Além de jogadores lesionados, é vísivel o esforço para time consiga terminar o jogo, já que o fôlego parece ter se esgotado no fim do primeiro tempo das partidas. Talvez uma revisão do processo da preparação dos jogadores seja necessário.

O panorâma do Coritiba é mais complexo do que a simples mudança de treinador. Mas as mudanças ocorreram, como muitos pediram. Se vai ter bons resultados, só o tempo dirá. O novo técnico terá bastante trabalho para fazer o time voltar no caminho certo, e não se pode afirmar que conseguirá. O fato é que precisava de um fato novo. 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 25 de setembro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: