Péricles Chamusca é o novo técnico do Coritiba


por Michel de Alcantara

Após cinco dias sem técnico, o Coritiba acertou com Péricles Chamusca. A contratação demonstra a realidade financeira do clube, além do pensamento único do presidente Vilson Ribeiro. A diretoria teve conversas com Caio Junior, mas em um primeiro momento não chegaram a um acordo devido ao alto salário. Depois, a vinda de outra comissão técnica acabou sendo o entrave para não ocorrer o acerto entre ambas as partes, já que o presidente prefere manter a atual comissão técnica.

Chamusca é o novo treinador do Coxa (Foto: Divulgação)

Chamusca é o novo treinador do Coxa (Foto: Divulgação)

Chamusca começou sua carreira como técnica em 1995, pelo Vitória. Conseguiu alavancar seu nome nacionalmente após o vice da Copa do Brasil, quando dirigindo o Brasiliense, acabou perdendo o título para o Corinthians. Dois anos depois, pelo Santo André, chega ao seu maior título, quando na mesma Copa do Brasil, derrotou o Flamengo no Maracanã.

Os anos passaram e Péricles Chamusca não conseguiu mais grandes resultados, e passou por vários outros clubes, como Botafogo, Goiás e Sport, além de passar por Japão e Qatar. Em 2013 voltou para a Portuguesa tentar a volta da equipe para a primeira divisão do campeonato paulista. Na primeira fase fez ótima campanha, mas acabou eliminado na segunda fase pelo Comercial-SP, o que culminou na demissão do técnico.

O histórico não agrada boa parte da torcida, apesar do título pela Copa do Brasil. E pelo momento do clube, não parece ser o nome mais indicado. Coritiba está ladeira abaixo e a crise só se agrava. Um nome mais experiente, aliado a uma comissão técnica, com um preparador físico incluído, seria o ideal.

Chamusca é uma aposta da diretoria. E se for para ter uma comparação, o rival é prova para isso. Vagner Mancini chegou, assim como o novo técnico do Coritiba, contestado por todos os lados e acabou mostrando um grande aproveitamento. Não que esse seja um dos critérios para a contratação do técnico baiano.

Mas independente do nome, o técnico terá muito trabalho. Problema com jogadores que não corresponderam em campo, outros notoriamente com pouco técnica, falha no preparo físico, além das constantes lesões. Fatores que fazem a dor de cabeça aumentar. Chamusca vem para baixar a poeira e fazer com o time permaneça na série A. Se conseguir isso, já terá seu trabalho concluído. Mais do que isso é lucro.

O apoio do torcedor e paciência será fundamental para que ele consiga desempenhar com tranquilidade seu trabalho. No jogo contra o Flamengo, o esquema tático deverá ser mantido e dificilmente haverá mudança de jogadores, já que o tempo curto. O time começará ter mudanças, de fato, no clássico contra o Atlético.

Com a volta dos titulares, como Deivid, Junior Urso e Leandro Almeida, Chamusca terá mais opções alcançar o objetivo de alcançar os 45 pontos. A distância não é longe, apenas de 14 pontos. Além da volta dos principais jogadores, o técnico terá que trabalhar para fazer o time resgatar a raça no Couto Pereira, já vista em outros tempos. E quem sabe, consiga fazer com que quebre o tabu de não conseguir ganhar fora de casa.

Esta é uma opinião do integrante e não reflete, necessariamente, a visão da equipe do Jornaleiros do Esporte.

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de setembro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: