De olho na EuroLeague: Grupo A


por Lucas Vian

Com os grupos da primeira fase da EuroLeague definidos, o Jornaleiros do Esporte faz um especial falando de cada time envolvido na competição. Nessa primeira parte, o Grupo A, composto pelo Barcelona, CSKA, Fenerbahçe, Budivelnyk, Partizan e Nanterre.

grupoA

Confira uma preview das equipes do Grupo A:

O grego Kostas Papanikolaou é novidade no Barcelona. (Foto: Divulgação/Barcelona)

O grego Kostas Papanikolaou é novidade no Barcelona. (Foto: Divulgação/Barcelona)

Barcelona
O espanhol Xavier Pascual está novamente com a obrigação de título comandando o Barça. Na temporada 2012-13, a equipe catalã ficou com o 4º lugar após perder por um ponto para o CSKA. Para a temporada 2013-14, Pascual conta com diversos nomes novos, tal como o esloveno Bostjan Nachbar, o americano Joey Dorsey, o polonês Maciej Lampe e a principal novidade, o grego Kostas Papanikolaou, sensação do basquete europeu. A equipe ainda conta com o croata Ante Tomic, o brasileiro Marcelinho Huertas e o espanhol Juan Carlos Navarro. Além da dupla que foi recém selecionada no Draft da NBA, Álex Abrines e Marko Todorovic. O principal desfalque da equipe é o lituano Sarunas Jasikevicius, hoje no Zalgiris Kaunas.

O americano Kyle Hines é novidade no CSKA. (Foto: Divulgação/CSKA)

O americano Kyle Hines é novidade no CSKA. (Foto: Divulgação/CSKA)

CSKA
O italiano Ettore Messina é outro técnico que terá chances de título. Com um vice-campeonato na temporada 2011-12 e um 3º lugar em 2012-13, Messina tem o elenco reforçado para o título em 2013-14. Mantendo a base da temporada anterior, com os russos Sasha Kaun e Viktor Khryapa, e os sérvios Milos Teodosic e Nenad Krstic, o CSKA agora conta com o americano Kyle Hines e a sensação do basquete russo Vitaly Fridzon. Hines foi destaque na temporada 2012-13 da EuroLeague atuando pelo Olympiacos, enquanto Fridzon foi bem nas Olimpíadas de Londres atuando pela Rússia.

Bjelica, Kleiza e Zoric são as novidades no Fenerbahçe. (Foto: Agencija Anadolija)

Bjelica, Kleiza e Zoric são as novidades no Fenerbahçe. (Foto: Agencija Anadolija)

Fenerbahçe
Agora sob o comando do sérvio Zeljko Obradovic, o novo técnico conta com reforço vindo da NBA para a equipe turca. Apesar da saída do australiano naturalizado dinamarquês David Andersen, a base do Fenerbahçe continua a mesma. Entre as novidades cita-se o croata Luka Zoric, o sérvio Nemanja Bjelica e a principal novidade, vindo do Toronto Raptors, o lituano Linas Kleiza. A equipe turca ainda conta com o americano naturalizado macedônio Bo McCalebb, o turco Ömer Onan e o astro da equipe e destaque da seleção croata no EuroBasket, Bojan Bogdanovic.

Após a prata no EuroBasket, Darjus Lavrinovic é jogador do Budivelnyk. (Foto: Divulgação/FIBA)

Após a prata no EuroBasket, Darjus Lavrinovic é jogador do Budivelnyk. (Foto: Divulgação/FIBA)

Budivelnyk
Comandada pelo letônio Ainars Bagatskis, a equipe chega como uma das mais fracas da competição, com pequenas chances de classificação para a próxima fase. O principal nome do time ucraniano é o lituano Darjus Lavrinovic, recém contratado vindo do Zalgiris Kaunas. Lavrinovic vem de uma medalha de prata no EuroBasket, com derrota na final diante da França. Outra novidade na equipe é o americano DaJuan Summers, que atuava no Los Angeles Clippers. Bagatskis provavelmente irá utilizar bastante ambos os jogadores para a criação de jogadas, com Summers, e defesa, com Lavrinovic.

Mesmo draftado, o francês Joffrey Lauvergne continua no Partizan. (Foto: Reprodução/Draft Express)

Mesmo draftado, o francês Joffrey Lauvergne continua no Partizan. (Foto: Reprodução/Draft Express)

Partizan
O sérvio Dusko Vujosevic comanda uma fraca equipe com uma pequena chance de se classificar para a próxima fase. Entre os principais jogadores cita-se o letônio Davis Bertans, que está vindo de uma lesão e possui poucas chances de entrar em quadra nesse início de temporada, o sérvio Bogdan Bogdanovic e o francês Joffrey Lauvergne, recém draftado pelo Memphis Grizzlies como 55ª escolha.

Deshaun Thomas, ex-Ohio State, é a novidade do Nanterre. (Foto: Getty Images)

Deshaun Thomas, ex-Ohio State, é a novidade do Nanterre. (Foto: Getty Images)

Nanterre
O francês Pascal Donnadieu vem com uma equipe boa para o Campeonato Francês, porém fraca para a EuroLeague, e bastante fraca para enfrentar times como Barcelona e CSKA. Como o grande nome do Nanterre cita-se Deshaun Thomas, que atuava na NCAA por Ohio State e foi draftado pelo San Antonio Spurs. Após muita polêmica envolvendo o relacionamento entre o jogador e o time, Thomas não assinou com a equipe texana e foi para a Europa. Outro jogador que pode aparecer na equipe é o ucraniano Sergiy Gladyr, destaque de seu país durante o EuroBasket 2013.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 7 de outubro de 2013, em Basquete e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: