O que está acontecendo com os grandes de SP


por Raphaela Viscardi

Assim como ocorreu em todos os Campeonatos Brasileiros, nos últimos 15 anos, era normal esperar que pelo menos um dos quatro grandes times de São Paulo estivesse na zona de classificação da Libertadores. No entanto, em 2013, a situação mudou. Das 26 rodadas que aconteceram até agora, 24 delas tiveram pelo menos um deles na zona do rebaixamento. Afinal, o que está acontecendo com os milionários clubes de São Paulo?

brasileirao

timao Corinthians

Campeão da Libertadores, Campeão Mundial de 2012 e Campeão Paulista de 2013, o Timão tinha tudo para ter mais um ano brilhante e brigar, no mínimo, pelo título do Brasileirão. No ano passado, o time faturou nada mais que R$358,5 milhões e esperava mais um ano triunfante.  Porém, não é o que estão acontecendo. Com a saída de Paulinho, considerado um dos maiores volantes da história do clube, o Corinthians caiu nitidamente de rendimento. Além disso, Douglas, Danilo e Sheik não são, nem de longe, os mesmos. Mas, a maior decepção não só para a fiel, nem para a diretoria, mas para os investidores, é Alexandre Pato. O jogador custou aos cofres R$40 milhões e chegou ao clube como a promessa para 2013, no entanto, não se adaptou ao estilo do time e tem partidas muito irregulares. Atualmente, o Corinthians está em 9º lugar com 35 pontos, seis a frente do Z4.

SPFC São Paulo

Campeão da Sul Americana de 2012 e time com melhor rendimento no segundo semestre do Campeonato Brasileiro de 2012, o tricolor paulista vive o pior ano da sua história. Com a saída de Lucas, o São Paulo não encontrou até agora um substituto e sofre com isso. Hoje, luta para escapar do rebaixamento a cada rodada. Além disso, Osvaldo e Jadson, também destaques do time em 2013, caíram de rendimento drasticamente e estão fazendo muita falta. Já Luis Fabiano, volta, aos poucos, a fazer boas partidas, mas ainda é muito irregular e já deixou claro que o time não pode mais depender só dele.  No entanto, a pior decisão tomada pela Diretoria foi, sem dúvidas, a contratação de Paulo Autuori no lugar de Ney Franco. Apesar de ter levado o título em 2005, era claro que não era de um técnico com o perfil dele que o clube precisava. Prova disso, é a reação do São Paulo com a chegada do idolatrado Muricy, quem além de ser um ótimo treinador, consegue impor respeito e trabalhar muito bem o lado psicológico dos jogadores.

santosssssssssSantos

O time da Vila é o que tem melhor desempenho até agora no Campeonato Brasileiro. O Santos sofreu com a saída de Neymar, mas não demorou a se readaptar, principalmente com a saída de Muricy, quem já não estava mais trazendo bons resultados. Mesmo com um elenco bem reduzido, de jogadores da base, e sem um grande craque, Claudinei Oliveira tem feito um trabalho bom e de grande aproveitamento dos jogadores. A principal característica do treinador é saber usar os jovens Neilton, Giva e Alan Santos, além de Thiago Ribeiro, quem tem feito grandes partidas. O Peixe está em 8º lugar, com 36 pontos e ainda, mesmo que difícil, visa o G4. No entanto, para 2014, sem dúvidas, a Diretoria terá que se mexer para novos reforços.

Esta é uma opinião da integrante e não reflete, necessariamente, a visão da equipe do Jornaleiros do Esporte.

Anúncios

Publicado em 8 de outubro de 2013, em Futebol Nacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Muito bom!

    Totalmente imparcial e falou a realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: