Criciúma surpreende e vence o Grêmio fora de casa


por Roberto Rohden

Em Porto Alegre, o Grêmio recebeu a equipe do Criciúma pela 27ª rodada do Brasileirão, às 19h, na Arena Grêmio. O time gaúcho buscava mais uma vitória para ficar um pouco mais perto do líder Cruzeiro. Já o Tigre, procurava melhorar na competição e escapar da zona da degola. Apesar de campanhas opostas, o visitante fez 2 a 1. Um resultado que surpreende e dá confiança ao time para cumprir seu objetivo de não cair.

O veterano Zé Roberto voltou a ser titular depois que se recuperou de uma lesão. (Foto: Divulgação/Site Oficial do Grêmio)

O veterano Zé Roberto voltou a ser titular depois que se recuperou de uma lesão (Foto: Divulgação/Site Oficial do Grêmio)

Os donos da casa tinham seis desfalques, quatro estavam suspensos: Bressan, Alex Telles, Ramiro e Kleber. Além disso, Riveros e Vargas foram se apresentar as seleções do Paraguai e Chile, respectivamente, para os jogos nas Eliminatórias da Copa de 2014. Enquanto que os visitantes, não contaram com dois jogadores, Leonardo e Bruno Renan, ambos lesionados.

Domínio da casa, gol visitante

O time comandado por Renato Gaúcho teve boas oportunidades de abrir o placar no começo do jogo. Com 4 minutos, Zé Roberto recebeu um bom lançamento, encobriu o goleiro, mas a bola foi tirada pelo zagueiro Matheus Ferraz. Poucos tempo depois, Barcos cabeceou com força e a bola foi bem defendida por Gallato.

O meio campo com Elano e Zé Roberto mantinha uma boa movimentação. Junto com Maxi Rodriguez, os três chegavam com facilidade na área adversária. Contudo, a defesa da equipe catarinense conseguiu interceptar a maioria das jogadas.

Apenas com 25 minutos de jogo, o Criciúma exigiu do goleiro veterano, Dida. O defensor Matheus Ferraz subiu bem em uma cobrança de escanteio, mas seu arremate de cabeça foi defendido com facilidade pelo arqueiro.

O mandante detinha o controle da partida, porém, um lance de desatenção proporcionou aos visitantes abrirem o placar. Em uma falta na intermediária, a bola foi levantada por Ricardinho, o centroavante Wellington Paulista se antecipou ao seu marcador e cabeceou no contra pé de Dida.

O Grêmio criou mais algumas chances, mas não conseguiu empatar. Faltou a eficiência que era tão presente nas últimas partidas do ataque gremista.

Maxi Rodriguez foi o destaque pelos mandantes, deu movimentação ao meio de campo, mas não evitou a derrota. (Foto: Divulgação/Site Oficial do Grêmio)

Maxi Rodriguez foi o destaque pelos mandantes, deu movimentação ao meio de campo, mas não evitou a derrota (Foto: Divulgação/Site Oficial do Grêmio)

E a eficiência veio, do outro lado

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou a primeira etapa, com a equipe gaúcha pressionando. O time insistia em cruzamentos e na bola parada. Já Maxi Rodriguez apostou em uma jogada individual e foi mais feliz. Ele arrancou pela lateral da área, cortou dois defensores e chutou colocado, empatando a partida.

Após o gol, a produtividade de ambos o lados decaiu. Os técnicos modificaram seus times a fim de buscar os 3 pontos, ou seja, colocaram atletas de caráter ofensivo.

Quem participou mais ativamente dentre os substituídos foi Paulinho. Ele entrou no lugar de Zé Roberto e aos 33’, o jogador chegou com perigo, depois de desviar de cabeça um cruzamento de Pará.

Quando o Grêmio pareceu dominar o jogo, novamente, veio um banho de água fria. Assim como o primeiro, o segundo gol do Tigre saiu através da bola parada. Dessa vez, Ricardinho cobrou um escanteio, Serginho se adiantou a marcação e ficou livre para fechar o resultado do jogo.

O Criciúma não vencia há oito partidas e foi a sua primeira vitória no 2º turno. O triunfo é essencial para a meta do clube de se manter na Série A. Agora, o treinador Argel Fucks vai preparar sua equipe para dois confrontos dentro de casa. Já o Grêmio, se mantém na segunda colocação e não corre risco de ser ultrapassado nessa rodada.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 CRICIÚMA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Público e renda: 18.109 (R$ 502.468,00)
Cartões amarelos: Werley (Grêmio); Sueliton e João Vítor (Criciúma)
Gols: Maxi Rodríguez, aos 11 minutos do segundo tempo (GRE). Wellington Paulista, aos 35 minutos do primeiro tempo e Serginho, aos 44 minutos do segundo tempo (CRI).

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Adriano, Souza, Elano (Lucas Coelho), Zé Roberto (Paulinho) e Maxi Rodríguez (Jean Deretti); Barcos. Técnico: Renato Gaúcho.

CRICIÚMA: Galatto; Sueliton (Ezequiel), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, João Vítor, Ricardinho e Daniel Carvalho (Morais); Lins e Wellington Paulista (Marcel). Técnico: Argel Fucks.

 

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 9 de outubro de 2013, em Campeonato Brasileiro 2013 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: