Um futuro melhor, o sonho das seleções que jogam as eliminatórias


Por Roberto Rohden

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 estão chegando à reta de definição. Além de das seleções lutarem pela vaga no Mundial, algumas mais bem colocadas no ranking da FIFA podem facilitar sua campanha dentro da competição Mundial. No dia 6 de dezembro de 2013, ocorrerá o sorteio final dos grupos para a Copa no Brasil. Os oito primeiros no ranking tem o privilégio de encabeçar os grupos e enfrentarem equipes (estatisticamente) mais frágeis.

Copa_do_Mundo_2014

Algumas seleções que podem vir a serem cabeças de chave nos grupos da Copa ainda precisam se certificar de um ponto essencial, se classificar para a competição. Essa data de jogos internacionais que vai se iniciar amanhã, tem uma importância enorme para um bom futuro no Brasil.

Dentre os oito primeiros no atual ranking dos países, apenas três seleções estão confirmadas, são elas: Argentina, Itália e Brasil (por ser o país sede). As outras podem se garantir nos próximos dias, dependendo das partidas que valem pelas Eliminatórias.

Ranking oficial da FIFA do mês de Set/2013, no dia 17 de outubro saíra um novo. (Imagem: Site Oficial da FIFA)

Ranking oficial da FIFA do mês de Set/2013, no dia 17 de outubro saíra um novo. (Imagem: Site Oficial da FIFA)

Definições importantes

Escudo Espanha

Espanha: A campeã mundial de 2010 está empatada com a França na liderança do Grupo I das Eliminatórias Europeias, ambos com 14 pontos. Entretanto, a Fúria tem um jogo a menos e vai pegar as duas seleções mais fracas do grupo. A chance de ir a Copa é muito alta, dependendo apenas dos atletas espanhóis que lideram o ranking internacional.

Jogos: Espanha x Belarus – Sex 11/10/2013 – 17:00
Espanha x Geórgia – Ter 15/10/2013 – 16:00

 

Escudo AlemanhaAlemanha: A seleção europeia está em uma ótima posição no Grupo C. Possui 22 pontos, cinco de vantagem para a segunda colocada, a Suécia. O elenco alemão está renovado e tem um entrosamento forte devido a maioria dos jogadores virem do Bayern de Munique e Borussia Dortmund.
Jogos: Alemanha x Irlanda – Sex 11/10/2013 – 15:45
Suécia x Alemanha – Ter 15/10/2013 – 15:45

 

Escudo ColômbiaColômbia: Os sul-americanos estão em 2º lugar nas Eliminatórias da América do Sul, com 26 pontos. O time liderado por Falcão Garcia tem grande chance de se classificar, está a 4 pontos do Uruguai (repescagem). Ele tem um confronto direto pela vaga contra o Chile, mas enfrenta o Paraguai que não tem mais chances e é o lanterna.

Jogos: Colômbia x Chile – Sex 11/10/2013 – 18:00 no Metropolitano Barranquilla
Paraguai x Colômbia – Ter 15/10/2013 – 21:30 no Defensores del Chaco

 

Escudo BélgicaBélgica: A nova geração de jogadores deste país é muito promissora. Nomes como: Hazard, Kompany e Fellaini fazem sucesso no Campeonato Inglês e fortalecem essa seleção. Na liderança do Grupo A, com 22 pontos, ela vai ter um confronto direto com a Croácia e pode definir seu futuro nessa sexta (11). Além disso, também jogará contra Gales, o lanterna do grupo.
Jogos: Croácia x Bélgica – Sex 11/10/2013 – 13:00
Bélgica x Gales – Ter 15/10/2013 – 16:00

 

Escudo UruguaiUruguai: A Celeste está ameaçada. Atualmente, a equipe está na vaga de repescagem da América do Sul (5º lugar). Ela vai brigar diretamente com o Equador para se classificar de uma vez. Ambos estão empatados com 22 pontos, mas os equatorianos possuem um saldo de gols melhor. Além disso, os uruguaios vão receber a já classificada e líder Argentina na ultima rodada das Eliminatórias, tarefa difícil.
Jogos: Equador x Uruguai – Sex 11/10/2013 – 18:00 no Olímpico Atahualpa
Uruguai x  Argentina – Ter 15/10/2013 – 21:30 no Centenário

 

Escudos Holanda e CroáciaHolanda e Croácia: As duas seleções tem importância para a definição das cabeças de chaves. A Holanda está classificada para a Copa e a Croácia deve se garantir na repescagem. Caso o Uruguai ou outra seleção que está acima, não vá ao Mundial, uma delas vai estar entre as seleções que iniciam o sorteio dos grupos.
O próximos resultados vão decidir qual delas estará melhor no ranking da FIFA, pois a diferença entre as duas é muito pequena.

 

Veja como funciona a pontuação do Ranking da FIFA, aqui.

Quando e como vai ser o sorteio?

O sorteio final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 irá ocorrer na Costa do Sauípe, na Bahia. Até lá, já estarão definidas todas as 32 seleções classificadas.

Este evento é muito representativo para as pretensões que cada país vai ter na competição. Uma simples loteria interfere em vários pontos na preparação de cada seleção. As partidas de todos os grupos já tem cada local (estádio) previamente definido.

Os treinadores de cada equipe vão ver quais serão os seus primeiros oponentes e aqueles que já garantiram seus ingressos para o evento internacional vão ter conhecimento de qual seleção eles irão ver.

São momentos decisivos para a formação da Copa do Mundo, tanto nas Eliminatórias, quanto na sua organização. Talvez o país que você queira ver se classifique. Talvez uma grande seleção vá até sua cidade.

O que você sabe? Você sabe que a hora dos preparativos finais está chegando e que nos os próximos dias podem definir o aspecto mais importante de um Mundial de futebol, os seus personagens.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 10 de outubro de 2013, em Copa do Mundo 2014, Futebol Internacional e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: