2013 é um ano histórico para o tênis brasileiro


por Pedro Melo

O ano de 2013 vem sendo inesquecível para o tênis brasileiro. Marcelo Melo e Bruno Soares, nas duplas, continuam cada vez mais fazendo história e Teliana Pereira encerrou a sua temporada nesta semana dentro do grupo das 100 melhores do mundo.

Teliana Pereira alcançou pela primeira vez o grupo das 100 melhores (Foto: Marcelo Ruschel/POA Press)

Teliana Pereira alcançou pela primeira vez o grupo das 100 melhores (Foto: Marcelo Ruschel/POA Press)

Marcelo Melo conquistou neste domingo (13) o título de duplas do Masters 1000 de Shanghai. Jogando ao lado do croata Ivan Dodig, os dois venceram David Marrero e Fernando Verdasco por 7-6 (7-2), 6-7 (8-10) e 10-2.

A dupla, que conquistou o primeiro troféu juntos, teve vitórias em sua campanha contra Aisam Quareshi e Jean Roger, quarta principal favorita, a dupla de Roger Federer e principalmente o triunfo diante dos irmãos Bryan, que ganharam dez títulos na temporada, nas semifinais.

O caneco em Shanghai leva Melo e Dodig a terceira colocação no ano com 3775 pontos, deixando os dois muito próximos de garantirem a sua classificação para o ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. Ainda serão disputados 1750 pontos e a dupla tem 1300 de vantagem para a nona colocada.

Além disso, Melo figurará entre os 10 melhores no ranking pela primeira vez na carreira e o Brasil terá dois duplistas no top 10 já que Bruno Soares está na terceira colocação, atrás apenas dos irmãos Bob e Mike Bryan.

Soares não jogou em Shanghai e volta ao circuito nesta semana ao circuito no ATP 250 de Viena. Apesar disso, Bruno e o austríaco Alexander Peya formam a segunda melhor dupla da temporada, já estão classificados para o ATP Finals e foram campeões do Masters 1000 de Montreal e vice-campeões do US Open.

Já entre as mulheres, a temporada foi inesquecível para Teliana Pereira. A pernambucana encerrou o ano de 2013 com os títulos dos Challengers de Denain, Perigeaux, Mont-de-Marsan, St.Malo, todos na França, e Sevilha, na Espanha. Além disso, chegou às semifinais do WTA Bogotá e disputou o qualificatório dos quatro grand slam – Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Teliana é a atual número 87 do mundo, levando o Brasil a ter uma representante entre as 100 melhores do mundo depois de 23 anos quando Andrea Vieira chegou a 95ª colocação no ranking. A brasileira tem tudo para permanecer pelo menos entre as 104 melhores e garantir vaga no Australian Open, quebrando outro jejum de 20 anos sem uma brasileira jogando um Grand Slam.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 13 de outubro de 2013, em Tênis e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: