Espanha e Inglaterra garantem vaga para Copa do Mundo; França e Portugal vão disputar a repescagem


por Michel Alcantara

Todos os jogos da última rodada das Eliminatórias da Europa ocorreram nesta terça-feira (15) e definiu os nove classificados para o mundial de 2014 e as oito seleções que vão à repescagem.

Schürrle foi o principal jogador da Alemanha contra a Suécia (Foto: AP)

Schürrle foi o principal jogador da Alemanha contra a Suécia (Foto: AP)

Classificados e repescagem

Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália e Suíça já chegaram classificadas na última rodada. Juntaram-se a estas seleções a surpreendente Bósnia, a atual campeã mundial Espanha, Inglaterra e Rússia.

Na repescagem, Croácia, Grécia, Portugal e Ucrânia ficarão em um pote, sendo os quatro cabeças de chave, enquanto França, Islândia, Romênia e Rússia ficarão em outro pote. O sorteio dos confrontos ocorrerá na próxima segunda feira, 21 de outubro.

Cabeças de chave no Mundial do Brasil

Alemanha e Bélgica já estavam garantidas como cabeças de chave para a Copa do Mundo, agora a Espanha também se junta as duas seleções.

Acompanhe como foi o dia que decidiu as vagas na Europa:

Grupo A

Sérvia 5 x 1 Macedônia

Escócia 2 x 0 Croácia

Bélgica 1 x 1 País de Gales

De Bruyne em ação pela Bélgica (Foto: Getty Images)

De Bruyne em ação pela Bélgica (Foto: Getty Images)

Já desclassificadas, Sérvia e Macedônia entraram em campo apenas para cumprir tabela. E sem dificuldades, os donos da casa aplicaram uma goleada em cima dos macedônicos. Com o resultado, os sérvios terminaram a competição com 14 pontos, na terceira colocação. A Macedônia encerrou sua participação na lanterna, com sete pontos. Ristovski, Basta, Kolarov, Tadic e Scepovic marcaram para a Sérvia. Jahovic descontou para os visitantes.

Garantida na segunda colocação, a Croácia foi até a Escócia, com um jogo mais burocrático para garantir um resultado seguro, mas os visitantes acabaram ganhando o jogo. Com o resultado, os croatas permaneceram com 17 pontos e vão disputar a repescagem. Já a Escócia terminou com onze pontos, na quarta colocação. Snodgrass e Naismith marcaram os gols da partida.

Com a classificação direta segurada, a Bélgica recebeu o País de Gales, já desclassificado, e não passou de um empate. Os Diabos Vermelhos terminam a competição invictos com a segunda melhor campanha, com 26 pontos. Já os galeses ficaram na vice-lanterna, com dez pontos. De Bruyne marcou para os belgas e Ramsey empatou para País de Gales.

Grupo B

Bulgária 0 x 1 República Tcheca

Dinamarca 6 x 0 Malta

Itália 2 x 2 Armênia

Itália empata com a Armênia e pode não ser cabeça de chave (Foto: Getty Images)

Itália empata com a Armênia e pode não ser cabeça de chave (Foto: Getty Images)

Na segunda colocação, a Bulgária precisava da vitória e torcer para que a França não ganhasse seu jogo. Mas os búlgaros acabaram perdendo em casa para a República Tcheca. Com o resultado, a Bulgária caiu para quarta colocação com 13 pontos. Já os tchecos, mesmo com a vitória, também estão fora da repescagem, terminando a competição em terceiro lugar com 15 pontos. Dockal marcou o único gol da partida.

A Dinamarca tinha missão mais difícil, já que dependia de uma série combinações, além da própria vitória para conseguir uma vaga na repescagem. A vitória veio com uma goleada em cima de Malta, mas a vaga não, já que terminaram com a pior campanha dos segundos colocados. Os dinamarqueses ficaram na segunda posição com 16 pontos. Já Malta ficou na lanterna com apenas três pontos.

Com a classificação assegurada, a Itália recebeu a Armênia, que assim como a Dinamarca, precisava da vitória e de algumas combinações em outros jogos. Os armênios até vislumbram a vitória, mas os italianos conseguiram igualar o placar e tirar qualquer chance de classificação do adversário. A Azzurra termina no grupo em primeiro com 22 pontos. A Armênia ficou em na quinta colocação com 13 pontos. Florenzi e Balotelli marcaram os gols da Itália. Movsisyan e Mkhitaryan fizeram os gols da Armênia. A Dinamarca fez os gols com dois de Rasmussen e Agger, um de Bjelland e Bille.

Grupo C

Ilhas Faroe 0 x 3 Áustria

Irlanda 3 x 1 Cazaquistão

Suécia 3 x 5 Alemanha

Schürrle comemora um dos três gols que fez contra a Suécia (Foto: AFP)

Schürrle comemora um dos três gols que fez contra a Suécia (Foto: AFP)

Apenas cumprindo tabela, Ilhas Faroe e Áustria fizeram o jogo na pequena ilha nórdica e os austríacos acabaram saindo com a vitória. Com o resultado, os faroenses permaneceram na lanterna com um ponto. A Áustria terminou na terceira colocação com 17 pontos. Ivanschitz, Prödl e Alaba marcaram os gols da partida.

Também desclassificados, Irlanda e Cazaquistão jogaram em Dublin e os irlandeses terminaram a competição com uma vitória. Com o resultado, a Irlanda ficou na quarta colocação com 14 pontos. Os cazaques ficaram na penúltima colocação com cinco pontos. Keane, O’Shea e Shomko (contra) fizeram os gols dos mandantes e Shomko descontou para os visitantes.

A Suécia, já classificada para a repescagem, recebeu a líder Alemanha no jogo mais movimentado da última rodada das Eliminatórias. Os donos da casa até saíram ganhando por 2 a 0, mas os alemãs acabaram virando o jogo, com grande participação de Götze e Shürrle. Com o resultado, a Alemanha chega aos 28 pontos, com a melhor campanha ao lado da Holanda. Já a Suécia permaneceu com 20 pontos. Anotaram os gols suecos Hysen (duas vezes) e Kacaniklic. Schürrle (três vezes), Özil e Götze marcaram os gols da vitória alemã.

Grupo D

Hungria 2 x 0 Andorra

Romênia 2 x 0 Estônia

Turquia 0 x 2 Holanda

Sneijder marcou um dos gols da Laranja (Foto: Lars Baron)

Sneijder marcou um dos gols da Laranja (Foto: Lars Baron)

Precisando ganhar para recuperar o segundo lugar, além de tentar esquecer a goleada histórica sofrida contra a Holanda por 8 a 1, a Hungria venceu Andorra. Mas a vitória não foi o suficiente, já que a Romênia ganhou seu jogo. Os húngaros terminaram com 17 pontos, na terceira colocação. Já Andorra ficou na lanterna com nenhum ponto.  Nikolić e Solo Lima (contra) fizeram os gols da partida.

A Romênia entrou em campo precisando da vitória e torcendo para que a Turquia não ganhasse da líder Holanda. E jogando em casa, os romenos ganharam da Estônia e deixaram seus torcedores com esperanças de voltarem a disputar uma Copa do Mundo, o que não acontece desde 1998. Com o resultado, o time do Leste Europeu chegou aos 19 pontos, na segunda colocação. Já a Estônia ficou em quinto lugar, com sete pontos. Marica marcou os dois gols do jogo.

A Turquia tinha dura missão, já que o adversário era a primeira colocada Holanda, que já tinha garantido sua passagem para o Brasil. E apesar de depender das próprias forças, a Turquia sucumbiu diante dos líderes e acabaram perdendo diante de seus torcedores. Os turcos terminaram a competição na quarta colocação, com 16 pontos. Os holandeses chegaram aos 28 pontos, fazendo a melhor campanha ao lado da Alemanha. Robben e Sneijder marcaram os gols da Laranja Mecânica.

Grupo E

Chipre 0 x 0 Albânia

Suíça 1 x 0 Eslovênia

Noruega 1 x 1 Islândia

Islândia garante vaga na repescagem e pode fazer história (Foto: Getty)

Islândia garante vaga na repescagem e pode fazer história (Foto: Getty)

Sem chances de classificação, Chipe e Albânia acaram em um empate sem gols. Os chiprianos terminam a competição na última colocação com cinco pontos. Os albaneses ficaram na penúltima colocação com onze pontos.

Já garantida na Copa do Mundo no Brasil, a Suíça recebeu a Eslovênia, que precisava da vitória e de um tropeço da Islândia. Mas os suíços venceram a partida e terminaram a competição na liderança com 24 pontos. Os eslovenos ficaram na terceira colocação com 15 pontos. Xhaka fez o único gol da partida.

No duelo nórdico do Grupo E, Noruega e Islândia ficaram no empate, o que deu a classificação a Islândia para à repescagem. O fato é interessante, já que a Islândia pode ser o país menos populoso a disputar uma Copa do Mundo. Os noruegueses terminaram a competição na quarta colocação com 12 pontos. Já os islandeses ficaram na segunda colocação com 17 pontos. Sigthórsson fez o gols dos visitantes e Braaten empatou para a Noruega.

Grupo F

Portugal 3 x 0 Luxemburgo

Azerbaijão 1 x 1 Rússia

Israel 1 x 1 Irlanda do Norte

Varela comemora um dos gols da goleada portuguesa (Foto: Reuters)

Varela comemora um dos gols da goleada portuguesa (Foto: Reuters)

Portugal foi a campo enfrentar Luxemburgo precisando de uma vitória para manter as chances de garantir a vaga direta. O time de Cristiano Ronaldo passou fácil pelo adversário, mas com a vitória da Rússia, apenas a repescagem foi assegurada. Com o resultado, os lusos terminaram na segunda colocação com 21 pontos. Já Luxemburgo ficou na lanterna com seis pontos. Varela, Nani e Postiga marcaram os gols da partida.

Precisando apenas de um empate para voltar a disputar um mundial, a Rússia visitou o Azerbaijão e saiu ganhando no jogo, mas sofreu o gol de empate no fim. O resultado foi o suficiente para que os russos garantissem o primeiro lugar, chegando aos 22 pontos. Já o Azerbaijão terminou a competição na quarta colocação com nove pontos. Shirokov fez para a Rússia e Javadov empatou para os azerbaidjanos.

Israel e Irlanda do Norte jogaram apenas para cumprir tabela e ficaram apenas no empate. Os israelenses terminaram a competição em terceiro lugar com 14 pontos. Já os britânicos ficaram na vice-lanterna com sete pontos. Basat marcou para Israel e Davis empatou para os norte-irlandeses.

Grupo G

Grécia 2 x 0 Liechtenstein

Lituânia 0 x 1 Bósnia

Letônia 2 x 2 Eslováquia

Dzeko e Ibisevic comemora o gol histórico da Bósnia (Foto: Getty Images)

Dzeko e Ibisevic comemora o gol histórico da Bósnia (Foto: Getty Images)

Em grande disputa pelo primeiro lugar contra a Bósnia, a Grécia recebeu Liechtenstein e não teve problemas para vencer o jogo. Apesar da grande campanha, chegando a 25 pontos, na segunda colocação, os gregos vão disputar a repescagem, já que perdem para os bósnios no saldo de gol. Liechtenstein encerra sua participação na competição na lanterna com apenas dois pontos. Salpingidis e Karagounis marcaram os gols da partida

Fazendo história, a Bósnia foi até a Lituânia e conquistou a vitória que garantiu sua vaga direta para sua primeira Copa do Mundo. O resultado deixou os bósnios na primeira colocação com 25 pontos. Os lituânios terminaram a competição na quarta colocação com onze pontos. Ibisevic fez o único gol da partida

Em mais um jogo para cumpri tabela, Letônia e Eslováquia ficaram no empate. Os letões ficaram na quinta colocação com oito pontos. Já os eslovacos ficaram na terceira colocação com 13 pontos. Sabala e Rode marcaram para os donos da casa. Jakubko e Salata fizeram os gols para os visitantes.

Grupo H

Inglaterra 2 x 0 Polônia

San Marino 0 x 8 Ucrânia

Montenegro 2 x 5 Moldávia

Ingleses comemoram mais uma vaga garantida para um Mundial (Foto: Getty Images)

Ingleses comemoram mais uma vaga garantida para um Mundial (Foto: Getty Images)

Sem surpresas, a Inglaterra bateu a Polônia e garantiu a vaga direta para o mundial de 2014. Precisando de uma vitória simples, os ingleses tiveram que esperar até os 43 do segundo tempo, quando o segundo gol da equipe britânica saiu,  para terem a certeza que a classificação estava garantida. Com o resultado, a Inglaterra terminou a competição na primeira colocação com 22 pontos. Já os poloneses ficaram com a quarta colocação marcando 13 pontos. Rooney e Gerrard fizeram os gols da partida.

A Ucrânia foi até San Marino enfrentar a seleção mais fraca da competição e não teve dificuldades para aplicar mais uma goleada em cima de San Marino. Com o resultado, os ucranianos asseguraram uma vaga na repescagem, ficando na segunda colocação com 21 pontos. Os são-marinenses ficaram na lanterna com zero pontos. Os gols da partida foram marcados por Devic (três vezes), Seleznyov (duas vezes), Yarmolenko e Bezus.

Com chances remotas de conseguir uma inédita classificação para o mundial do ano que vem, Montenegro recebeu a Moldávia e viu os visitantes aplicarem uma goleada, tirando qualquer chance dos donos da casa. Os montenegrinos terminaram a competição na terceira colocação com 15 pontos. Já a Moldávia ficou na quinta colocação com onze pontos.

Grupo I

França 3 x 0 Finlândia

Espanha 2 x 0 Geórgia

O craque Iniesta comemora a classificação da Espanha (Foto: AFP)

Iniesta comemora a classificação da Espanha (Foto: AFP)

A França, com o segundo lugar já garantido, poderia conseguir o primeiro lugar, desde que vencesse a Finlândia e a Espanha perdesse para a Geórgia. Os franceses golearam os finlandeses, com grande atuação de Ribéry, mas ficaram apenas com uma vaga na repescagem. Com o resultado, a França chegou aos 17 pontos e a Finlândia permaneceu na terceira colocação com nove pontos. Ribéry, Toivio e Benzema marcaram os gols da partida.

A Espanha precisava de um empate para garantir mais uma classificação para a Copa, e sem muitas dificuldades, os espanhóis venceram a Geórgia. Com o resultado, a Fúria ficou com o primeiro lugar marcando 20 pontos. Já os Cruzadores ficaram na quarta colocação com cinco pontos. Negredo e Mata garantiram a classificação espanhola.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 16 de outubro de 2013, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: