O herói que virou vilão


Por Daniel Malucelli

Prazer, Dida, 1.95m. É assim que o goleiro Nelson de Jesus Silva, mais conhecido como Dida, se apresenta aos batedores de pênalti que ficam frente a frente com ele. São 11 metros de distância que o cobrador tem, para acertar um gol de 2,44 metros de altura por 7,32 metros de largura. O único problema de converter a penalidade em gol é quando o goleiro já disputou três copas do mundo, e defendeu muitos pênaltis decisivos em 23 anos de carreira, como na final da Champions League.

Dida com a camisa do Corinthinas na semifinal do Brasileirão de 1999, ele defendeu o pênalti cobrado por Raí. (Foto: Divulgação/Site Oficial do SCCP)

Dida, com a camisa do Corinthinas, na semifinal do Brasileirão de 1999, ele defendeu os pênaltis cobrados por Raí.
(Foto: Divulgação/Site Oficial do SCCP)

Herói da fiel

Em 1999, Dida defendeu dois pênaltis cobrados por Raí, do São Paulo. Tudo isso em uma partida pela semifinal do Campeonato Brasileiro, em que o Corinthians se sagraria campeão diante do Atlético-MG. O segundo foi aos 47 do segundo tempo evitando o empate do rival.

Em 2000, o goleiro brilhou novamente na final do Mundial de Clubes. Ele defendeu um pênalti e viu o vascaíno Edmundo isolar o outro. Entrou para história, e por muito tempo o time paulista sentiu falta de um grande goleiro. Até que veio Cássio, e suas defesas na final do Mundial e Libertadores.

Vilão da fiel

Agora, já aos 40 anos, Dida viu novamente uma chance de voltar a “ser Dida”. Depois de algumas temporadas no banco do Milan, ele rescindiu seu contrato em junho de 2011. Chegou a jogar até futebol de areia após sair do time italiano, mas no ano passado a Portuguesa surpreendeu e anunciou a volta do “paredão”.

Luxemburgo, ainda quando treinava o Grêmio, decidiu contrata-lo para disputar a Libertadores deste ano. A torcida chiou. Mas nunca subestime um goleiro, que certamente, é um dos melhores goleiros brasileiros de todos os tempos (não é mesmo Alexandre Pato?).

Goleiro voltou a ter um dia de herói, pegando três penalidades.  (Foto: Divulgação/Site Oficial Grêmio FBPA)

Goleiro voltou a ter um dia de herói, pegando três penalidades.
(Foto: Divulgação/Site Oficial Grêmio FBPA)

E por falar em Pato, os dois jogaram juntos no Milan, e certamente o já reserva Dida treinou cobranças com o corintiano. Não que isso tenha influenciado nesta última. Mas o goleiro brilhou, foram três defesas nas penalidades, a mais difícil contra Danilo, e a mais humilhante contra Pato.

Quieto, concentrado, calmo (os torcedores brincam que é calmo até demais) e sem fazer movimentos debaixo das traves, os jogadores devem pensar muito bem antes de bater o pênalti. Se bater mal, dificilmente ele não pega. E Pato simplesmente não pensou. Agora, Dida é o herói tricolor.

Principais títulos

Seleção Brasileira
– Copa do Mundo 2002 (reserva de Marcos);
– Copa América 1999;
– Copa das Confederações 1997 e 2005.

Cruzeiro
– Libertadores da América 97;
– Copa do Brasil 96.

Corinthians
– Mundial de Clubes de 2000;
– Campeonato Brasileiro 99;
– Copa do Brasil 2002.

Milan
– UEFA Champions League 02/03 e 06/07;
– Mundial de Clubes 2007;
– Campeonato Italiano 03/04.

Curtiu? Veja também a matéria sobre a atuação de Rogério Ceni, aqui.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 26 de outubro de 2013, em Copa do Brasil 2013, Futebol Nacional e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: