União entre torcida e time ainda é fundamental para o Coritiba


por Michel de Alcantara

Para se conseguir estabilidade e almejar as primeiras posições do campeonato brasileiro, os clubes sabem que o caminho e garantir os pontos em seus domínios e conquistar pontos fora de casa. E essa relação é feita com os campeões brasileiros. Grande exemplo é o atual campeão Fluminense, que venceu 11 jogos longe do Rio de Janeiro, o maior número de vitórias fora desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos. Isso não acontece com o Coritiba. A campanha do time paranaense é irregular no campeonato e os números comprovam. No começo, o time chegou a liderar a competição, mas prejudicado com as inúmeras lesões, mostrou que o grupo não conseguiu suprir as ausências dos titulares e entrou em queda livre. De postulante ao título passou a fugir da zona de rebaixamento.

tabela

Apesar da campanha irregular, Coritiba é o terceiro melhor time jogando em casa

E essa irregularidade passa dentro e fora de casa, mostrando um Coritiba no Couto Pereira e um Coxa fora de seus domínios. Apesar de estar apenas na 13º colocação, o alviverde paranaense tem a terceira melhor campanha dentre os mandantes, perdendo somente Atlético-MG e Cruzeiro. A força da torcida aliada com o time não é de hoje. Em outros anos, o Verdão do Alto da Glória sempre conseguiu ótimos resultados no Couto, como em 2011, quando fez a melhor campanha em casa, superando o Corinthians, que foi campeão naquele ano.

Mas se em casa o Coritiba ainda mantém sua força, o péssimo desempenho fora de casa é crônico. Com apenas uma vitória em todo o campeonato, é a pior campanha entre os 20 times. O único êxito fora de seu estádio foi contra o Grêmio, com gol de Deivid, principal atacante da equipe.

Parece não existir uma explicação muito lógica pela mudança de postura. Vários técnicos já passaram, muitos jogadores chegaram e saíram do Coxa e mesmo assim, ganhar fora de casa continua fazendo parte de cada ano do clube.

Para efeito de comparação, se o Coritiba tivesse ganho mais dois jogos fora, algo nada fora do comum, estaria com 46 pontos, em sexto lugar e mais próximo do G4. Apesar de distante dos quatro primeiros, ainda há grande importância de pontuar longe de seus domínios para ficar livre do rebaixamento.

Coritiba sofre com mau desempenho fora de seus domínios

Coritiba sofre com mau desempenho fora de seus domínios

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 30 de outubro de 2013, em Campeonato Brasileiro 2013, Futebol Nacional e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: