CR7 vence o duelo contra Ibra e França pode não se classificar para a Copa de 2014


por Michel de Alcantara

Na primeira partida válida pela repescagem da Europa das Eliminatórias da Copa, Portugal venceu a Suécia por 1 a 0 e deu um passo importante que para garantir a passagem rumo ao Brasil em 2014. Com mais de 60 mil pessoas no Estádio da Luz, os portugueses foram empurrados pelos torcedores durante tudo o jogo e conseguiram gritar gol no fim do jogo, com o gol de sua principal estrela, Cristiano Ronaldo. Apesar de ter feito uma boa partida, ele mostrou que vive grande fase. Já a Suécia foi para a partida buscando apenas o empate, mostrando pouco perigo durante todo o jogo. Ibrahimovic pouco participou do jogo e não pode ajudar sua seleção.

Cristiano Ronaldo deixou Portugal mais próximo do Brasil (Foto: Getty Images)

Cristiano Ronaldo deixou Portugal mais próximo do Brasil (Foto: Getty Images)

Portugal joga por qualquer empate ou uma derrota por diferença de um gol, desde que marquem um tento, para garantir a classificação. Os suecos precisam ganhar por diferença de dois gols para conseguirem a classificação direta, sem precisar das penalidades. O segundo confronto ocorrerá na próxima terça-feira (19), às 17h45, na Suécia.

Estrelas apagadas

Com propostas bem definidas, as seleções entraram em campo com táticas diferentes. Jogando em casa, Portugal começou a primeira etapa muito bem, pressionando o adversário. Logo aos 4, Moutinho recebe ótimo passe de Meireles, invade a área, mas perdeu ótima chance para ficar em vantagem. A resposta da Suécia foi rápida e aos 5, Lustig cruzou e Elmander deu um toque na bola, que passou raspando a trave. Os lusitanos apostaram tudo pelas laterais, com muitos cruzamentos, o que facilitou a vida da alta zaga sueca. Cristiano Ronaldo apareceu pouco e isso prejudicou para que Portugal fosse mais efetivo nos ataques.

Já nórdicos jogaram nos contra-ataques, levando perigo quando subiam ao ataque. Fechado em sua defesa e dificultando que os donos da casa criassem jogadas pelo meio, os suecos esperaram alguns momentos de descuido para conseguir marcar um gol. Porém, também sentiram a ausência de seu principal jogador, Ibrahimovic.

Lusos superiores

Na segunda etapa, Portugal mostrou mais força e acuou a Suécia, que também trouxe os lusos para seu campo. Mostrando pressa para abrir o placar, o time de Cristiano Ronaldo criou mais chances pelo meio, conseguindo levar mais perigo do que no primeiro tempo. Os suecos estavam satisfeitos com o empate e não esboçaram vontade em atacar.

Apesar de tentar abrir espaços pelo meio, foi na insistência pelo alto que Portugal chegou ao gol. Depois de várias tentativas, aos 38, Veloso faz bom cruzamento e Ronaldo se antecipa à marcação e cabeceia para os fundos das redes. Após o gol, os portugueses continuaram pressionando e aos 39 quase saiu o segundo, quando Hugo Almeida cruzou e novamente Ronaldo apareceu para cabecear, mas a bola explodiu no travessão. A Suécia não teve mais referência em campo e a derrota se mostrou bom pelo que fez em campo.

Ficha Técnica

Portugal 1×0 Suécia

Local: Estádio da Luz, Lisboa, Portugal
Data: 15/11/2013, sexta-feira, às 17h45
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Cartões Amarelos:  Cristiano Ronaldo e João Pereira (Portugal); Larsson (Suécia).
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 36 minutos do segundo tempo.

Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meirelles (Josué), João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Postiga (Hugo Almeida) e Nani. Técnico: Paulo Bento.

Suécia: Issakson ; Lustig , Nilson , Antonsson, Olsson ; Elm (Wernbloom), Kälstrom (Svensson), Larsson, Kacaniklic ; Elmander (Gerndt) e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamrem.

Ucrânia surpreende França, Grécia mais perto da Copa e Islândia segura Croácia

Em jogo muito movimentado na Ucrânia, os donos da casa venceram a França por 2 a 0 e estão próximos de garantir uma vaga na Copa do Mundo. Zozulia foi o nome do jogo, marcando o primeiro gol e sofrendo a penalidade convertida por Yarmolenko. A partida ainda contou com duas expulsões no fim do jogo, um para cada lado. As duas seleções voltam a se enfrentar na próxima terça, na França.

Os gregos conquistaram uma importante vitória por 3 a 1 em cima dos romenos e podem conquistar sua terceira participação em um mundial. Mitroglou foi o nome marcando dois dos três gols da Grécia. O segundo jogo ocorrerá na Romênia. Para os romenos se classificarem, precisam ganhar a partida por 2 a 0 ou mais.

Superando expectativas, a Islândia segurou um empate sem gols com a Croácia, mesmo com um jogador a menos. Os nórdicos buscam, agora, a primeira classificação a uma Copa na próxima terça-feira, na Croácia. Um empate de mesmo placar leva a partida para os pênaltis. Caso aconteça um empate com gols, os islandeses se classificam.

Ucranianos comemoram vitória em cima da França (Foto: AFP)

Ucranianos comemoram vitória em cima da França (Foto: AFP)

 

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 15 de novembro de 2013, em Futebol Internacional e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: