Empurrado pela torcida, Flamengo vence o Atlético-PR e é tricampeão


por Michel de Alcantara

O ano não poderia terminar melhor para o Flamengo se não com um título nacional. Empurrado por mais de 60 mil torcedores, o rubro-negro carioca venceu o Atlético-PR por 2 a 0 e conquistou pela terceira vez a competição. E o time se junta a Atlético-MG e Cruzeiro na Libertadores de 2014. O título é o primeiro no novo Maracanã.

Flamenguistas lotaram o Maracanã: rubro-negro é o primeiro clube campeão após a reinauguração do estádio (Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem)

Flamenguistas lotaram o Maracanã: rubro-negro é o primeiro clube campeão após a reinauguração do estádio (Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem)


Os dois times jogaram um primeiro tempo melhor na marcação do que na armação. Com tanta preocupação defensiva, o jogo não teve muito qualidade e o placar não saiu do zero. Na segunda etapa, o Atlético pressionou, jogou mais ao ataque, mas não foi eficiente nas jogadas. O Flamengo se mostrou perigoso nos contra-ataques e matou a partida nos minutos finais.

A conquista consagrou um time que conviveu com vários problemas durante o ano. Decepcionou o torcedor no estadual e no campeonato brasileiro. Mas após a chegada de Jayme de Almeida, viram um clube que cresceu na Copa do Brasil, venceu Cruzeiro e Botafogo, times favoritos na competição, e chegou fortalecido na final. Elias foi um dos protagonistas da campanha, fazendo gols importantes.

Placar fechado

Com uma primeira etapa de cautela, Flamengo e Atlético-PR não saíram do zero. O time carioca tentou abafar a saída de bola do Furacão, que tinha dificuldade para conectar jogadas com o ataque. A primeira chance do jogo saiu aos, com chute de Luiz Antônio e bela defesa de Weverton. Os arremates fora da área foram mais explorados pelo rubro-negro da Gávea, já que não conseguiu entrar na área adversária.

Além da preocupação em não tomar gols, os passes erradas deixaram o jogo com pouca qualidade. O time paranaense se arriscou pouco, tentando sair em velocidade. Apenas conseguiu um chute, com Éderson. Vagner Mancini deixou claro que a proposta de jogo era para o segundo tempo.

Minutos finais

A segunda etapa foi mais movimentada. O Flamengo começou pressionando, mas foi o Atlético que se lançou ao ataque, já que precisava de um gol para chegar ao título. Mas acabou não criando chances claras, trabalhando mais nas bolas paradas, que pararam na barreira. O Furacão viu o tempo passar sem ter eficiência no jogo.

Mancini mudou o time, colocando Dellatorre no lugar de Felipe, avançando ainda mais o time. O técnico Jayme de Almeida vendo esse cenário, colocou o volante Diego Silva para proteger mais o time e adiantou Elias. Essa modificação deu mais qualidade ao time da casa. Depois dos 30, o Flamengo recuou o time e o rubro-negro paranaense foi para o abafa. Mas o gol saiu para os cariocas. Aos 42, Paulinho fez linda jogada pelo lado esquerdo e passou para Elias, que de primeira, abriu o placar. E para sacramentar o resultado, aos 49, Hernane recebeu dentro da área e mandou no canto direito de Weverton, garantido o terceiro título da Copa do Brasil ao Flamengo.

Ficha Técnica

Flamengo 2×0 Atlético Paranaense

Local: Maracanã, Rio de Janeiro

Data: 27/11/2013, domingo, às 21:50

Árbitros: Leandro Pedro Vuaden (RS), Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Cartões Amarelos: Samir (Flamengo); Dellatorre (Atlético-PR)

Cartões vermelhos: André Santos (Flamengo); Ciro (Atlético-PR)

Gols: Flamengo: Elias, aos 41, e Hernane, aos 49 do segundo tempo.

Flamengo: Felipe; Léo Moura (Marcos González), Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida

Atlético-PR: Weverton; Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Paulo Baier e Felipe (Dellatorre); Marcelo e Ederson (Ciro). Técnico: Vagner Mancini.

Anúncios

Sobre Jornaleiros do Esporte

Site sobre esportes dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Email : jornaleirosdoesporte@gmail.com Twitter : @Jesporte Facebook : http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002390365816

Publicado em 28 de novembro de 2013, em Copa do Brasil 2013 e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: